Therapies

Plantas e frutas que curam

GENGIBRE

Conhecida raiz tuberosa que pode ser utilizada tanto em preparados culinários como medicinais. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

O gengibre é cada vez mais conhecido pela sua capacidade de apimentar os alimentos e pelos seus múltiplos benefícios terapêuticos. Tem uma ação bactericida, é desintoxicante e melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é o responsável pelo sabor picante do gengibre. As propriedades terapêuticas desta raiz devem-se à ação conjunta de várias substâncias, sobretudo as escontradas no óleo essencial do gengibre, rico em componentes medicinais. Composto por vitamina B6 tem também minerais como potássio, magnésio e cobre, o que só não é muito relevante devido ao fato de ser uma especiaria, pelo que bastam pequenas quantidades de gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar.

O gengibre é referência quando se fala de problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelos tratamentos cancerígenos e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos.

Chá de gengibre

Ingredientes

2 cm de gengibre fresco ou 1 c. (de chá) de gengibre em pó

1 litro de água 

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos. A seguir tape o recipiente e deixe amornar, coe e beba o chá como substituto da água várias vezes ao dia. É aconselhado tomar este chá diariamente e seguir uma dieta com pouca gordura e açúcar, e praticar exercícios físicos para alcançar resultados progressivos e duradouros.

O chá de gengibre é um ótimo remédio caseiro para emagrecer pois é um potente diurético e é considerado um alimento termogênico, que aumenta o metabolismo de gordura, fazendo o corpo gastar mais energia mesmo quando está parado.

Remédio para melhorar a digestão

Ingredientes

1 maçã 1 limão 1 c. (sobremesa) de gengibre ralado

4 folhas de couve

300 ml de água

Descasque a maçã e corte aos pedaços.

Esprema o sumo de limão e verta sobre a maçã. Junte o gengibre a a couve lavada e cortada às tiras e a água. Bata bem no liquidificador.

Xarope contra a tosse seca

Ingredientes

1 colher de raiz de gengibre fatiada

1 chávena (chá) de água

2 chávenas (chá) de açúcar

1 limão Ferva a água e acrescente a raiz de gengibre. Deixe abafado por 10 minutos, acrescente o açúcar e o sumo do limão e misture até dissolver. Aconselha-se a que os adultos tomem uma colher de sopa três vezes ao dia. No caso das crianças reduzir a dose para uma colher de chá.

Remédio para a garganta inflamada

Ingredientes

1 chávena (chá) de mel

1 c. (chá) de extrato de própolis

1 c. (café) de gengibre em pó

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve a lume brando até a mistura ficar homogénea. Transfira o preparado obtido para um frasco de vidro e mantenha em local fresco e seco.

Advertência

O consumo do gengibre é seguro para a maioria das pessoas contudo, a sua ingestão por grávidas é controversa. O consumo de alimentos termogênicos, como o gengibre, não é recomendado para quem tenha hipertiroidismo visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Além disso, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar dos alimentos termogênicos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insónia, nervosismo e taquicardia. Retarda a coagulação sanguínea, sendo contraindicado para pacientes que já fazem usos de medicamentos anticoagulantes por aumentar o risco de hematomas e sangramentos

 

 

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.