Therapies

Os 10 alimentos mais saudáveis

No mundo da culinária, existem alimentos que são imprescindíveis, tanto em termos de utilidade, como em termos de saúde. Descubra dez alimentos especialmente saudáveis... e deliciosos!

1 – Chocolate negro

O chocolate negro ajuda a reduzir a pressão arterial e, graças ao cacau, que é rico em flavonoides e antioxidantes, também ajuda a diminuir o mau colesterol e a aumentar o bom. Além disso, é diurético e rico em vitaminas e minerais. 

 

2 – Limão

Este citrino é muito rico em vitamina C, o que ajuda a aumentar o colesterol bom e a fortalecer os ossos. Os flavonoides cítricos encontrados no limão podem ajudar a impedir o crescimento de células cancerígenas e têm poder anti-inflamatório. 

 

3 – Brócolos

Este legume contém vitaminas K e C, dois nutrientes essenciais para os ossos. Para além disso, o brócolo é dos legumes que mais ajudam a prevenir o aparecimento de cancro. 

4 – Batatas

A batata é um dos alimentos mais saudáveis do mundo, ao conter 60 microgramas de folato (uma vitamina hidrossolúvel que interfere na formação celular em cada unidade, mais ou menos a mesma quantidade que se encontra num copo de brócolos ou espinafres. Já a batata-doce tem 8 vezes maior quantidade de vitamina A, que ajuda a combater o cancro e a fortalecer o sistema imunitário.

 

5 – Salmão

Este tipo de peixe é uma ótima fonte de ómega 3, um ácido gordo que tem sido associado à redução do risco de depressões, doenças cardiovasculares e cancro. De acordo com estudos efetuados, uma porção com 85 gramas conta praticamente 50% da dose diária recomendada de vitamina b, que se acredita proteger contra o Alzheimer e a perda de memória.

 

6 -Nozes

As nozes são os melhores frutos secos em dietas para regular o colesterol, porque são os mais ricos em ácidos gordos e ómega 3. É facto comprovado que este último melhora o humor e ajuda a combater o cancro.

 

7 – Abacate

Esta fruta é muito rica em ácidos gordos, em glutationa, que é um poderoso antioxidante. É ainda uma fonte muito forte de minerais e contém magnésio, ajudando no metabolismo da glicose (açúcar) e a nutrir os nervos e o cérebro. Também é rica em cálcio, estando por isso indicada no combate a osteoporose, ao ferro, à anemia e ajudando na formação dos glóbulos vermelhos e fósforo que, juntamente com o cálcio, ajuda na mineralização dos ossos. O abacate reduz ainda o colesterol e a pressão sanguínea e ajuda a regular o sistema digestivo. É anti-inflamatório e fornece muita energia contribuindo para uma boa saúde mental.

 

8 – Alho

O alho é uma importante arma de combate às doenças e consegue impedir o crescimento das bactérias, incluindo o E.coli, que é uma bactéria que habita no intestino e que pode causar infeções. Para além disso, tem um poder anti-inflamatório e ajuda a diminuir os níveis da pressão sanguínea e do colesterol.

 

9 – Espinafres

Estes legumes contêm antioxidantes essenciais para o sistema imunitário, ajudam a prevenir o cancro e são ricos em sais minerais, tais como ferro, cálcio, fósforo e vitamina A, para além de fibra. São benéficos para a saúde da pele, para regular os intestinos e para o bom funcionamento do cérebro e da pressão arterial.

 

10 – Feijão 

É uma ótima fonte de minerais, é rico em vitaminas do complexo B, em proteína, em fibra e, por isso, ajuda a regular os intestinos e a manter a saciedade. De acordo com a Fitness Magazine, comer feijão quatro vezes por semana pode reduzir em 22% o risco de doenças cardiovasculares e de cancro da mama.

 

Outros alimentos especialmente saudáveis:

·        Agrião

·        Algas

·        Arroz selvagem

·        Castanhas

·        Coco

·        Cogumelos

·        Frutas vermelhas

·        Mel

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.