Saints and Prayers

Oração a Santa Gertrudes de Nivelles, a protetora dos gatos

São muitas as pessoas que nutrem um especial carinho pelos gatos, o animal de estimação que tem tanto de místico como de ternurento e misterioso. Saiba que é Santa Gertrudes de Nivelles, que foi monja e viveu na Bélgica no século VII, a santa a quem deve pedir ajuda e proteção para os seus gatos e para todos os felinos em geral.

Santa Gertrudes de Nivelles nasceu na Bélgica, no ano 626, desvinculando-se de uma vida de nobreza para abraçar a via religiosa. Ainda jovem, mandou construir um Mosteiro em Nivelles, onde foi abadessa. Renunciou mais tarde aeste cargo, tendo passado o resto da sua vida a estudar as Escrituras e em penitência. Faleceu aos 33 anos, a mesma idade com que Jesus morreu, conforme previra numa visão.

Santa Gertrudes de Nivelles tornou-se especialmente conhecida pela forma hospitaleira com que recebia os peregrinos e também pelas visões que frequentemente recebia. Conta-se que, nessas visões, via as almas do Purgatório transformadas em ratos negros, que depois se tornavam dourados, o que simbolizava a salvação das suas almas. Por esse motivo, esta santa é muitas vezes invocada para pedir proteção contra pragas de ratos, para perder o medo de roedores e também para pedir proteção para os gatos, naturais caçadores de ratos. Santa Gertrudes de Nivelles é, ainda, protetora dos jardineiros e das almas que partiram recentemente. O seu culto é mais popular nos Países Baixos (Holanda, Bélgica e Suíça), na Inglaterra e na Escócia, principalmente no dia 17 de Março, quando faz parte da tradição plantar rosas nesse dia em sua homenagem. 

Oração a Santa Gertrudes de Nivelles para proteção do seu gato

Bondosa Santa Gertrudes,

a ti que és a protetora dos gatos e de todos os felinos,

peço com especial fervor e devoção

que protejas o (dizer o nome do gato) de todo e qualquer mal

e de toda e qualquer dor ou doença.

Protege-o contra pessoas maldosas,

mantendo-o sempre abrigado e em segurança.

Toma conta do (dizer o nome do gato)

todos os dias,

trazendo-o de volta ao seu lar se algum dia se perder.

Concede-lhe uma vida boa, feliz e com saúde,
livre de qualquer dificuldade.

Que assim seja.

Obrigada, Santa Gertrudes, por protegeres o (dizer o nome do gato).

Ámen.
 

Reze também:

Oração para pedir proteção para o seu animal de estimação

São Francisco de Assis, protetor dos animais

Benzedura para proteger animais de estimação contra o mau-olhado 

Oração para encontrar um animal perdido

Oração pela cura de um animal

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.