Saints and Prayers

Oração a Nosso Senhor do Bonfim para pedir ajuda nos dias difíceis

Nosso Senhor do Bonfim venera Jesus Cristo no momento da sua ascensão aos céus. Esta é uma das maiores devoções brasileiras, sendo especialmente venerado em Salvador da Bahia. As famosas fitas do Senhor do Bonfim da Bahia são consideradas um amuleto portador de sorte e proteção. Em Portugal, Nosso Senhor do Bonfim tem uma igreja que lhe é dedicada, em Portalegre, outra no Porto, e uma ermida na Chamusca. Pede-se proteção a Nosso Senhor do Bonfim para obter ajuda nos momentos e dias mais difíceis da nossa vida.

Tanto a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Portalegre, como a Igreja Matriz do Bonfim, no Porto, e a ermida na Chamusca remontam ao século XVIII. A primeira começou a ser construída em 1721, por ordem do rei D. João V, a partir de um nicho ali mandado construir para uma imagem de Jesus Cristo. Esta igreja, chamada Real Igreja do Bonfim, destaca-se pela riqueza dos materiais usados, pelo valor da talha, das pinturas e dos paramentos.

No Porto, a Igreja Matriz do Bonfim começou por ser uma capela, ali conhecida desde 1786. Com o crescimendo da cidade, a capela teve de dar lugar a uma Igreja, porque a população aumentava e a devoção a Nosso Senhor do Bonfim foi sempre muito fortemente sentida. A atual igreja foi construída entre 1874 e 1894.

A ermida do Senhor do Bonfim, na Chamusca, foi mandada construir pela Confraria do Senhor Jesus do Bonfim em 1746, quando a congregação foi fundada, e até onde se manteve até ser extinta, em 1850. Encontra-se no local mais alto da vila, o Monte do Bonfim, sendo um importante local de romaria.

Reze esta oração nos momentos de maior aflição e para ter força para vencer os dias mais difíceis da sua vida:

Meu Senhor do Bonfim que sobre as águas andastes,
hoje estais entre o cálice e a hóstia consagrada.
Treme a terra mas não treme o coração do nosso Senhor Jesus Cristo no altar
– treme o coração dos meus inimigos.


Quando para mim olharem eu os benzo em cruz e eles não me benzem a mim.


Entre o Sol e a Lua e as estrelas e as pessoas da Santíssima Trindade,
Pai, Filho e Espirito Santo.
Na travessia avisto os meu inimigos,
meu Deus o que eu faço com eles?
Com o manto da virgem Maria Santíssima sou coberto,
com o sangue do nosso Senhor Jesus Cristo sou valido.


Se em mim quiserem atirar, água pelo cano da arma há-de correr,
assim como correu o leite do peito de Maria Santíssima
para a boca do seu adorado Filho.


E outras armas que para mim levantarem
ficarão suspensas no ar e não me atingirão.


Assim como ficou Maria Santíssima ao pé da Cruz esperando o seu bendito Filho.
Corda que em mim botar nos pés há-de cair, porta que me trancar há-de se abrir,
Assim como se abriu o sepulcro do Nosso Senhor Jesus Cristo para ele subir aos céus.


Salvo fui, salvo sou e salvo serei,
com a chave do Santíssimo Sacrário me fecharei.
Ámen.

 

A história da fita do Senhor do Bonfim da Bahia

As fitas do Senhor do Bonfim da Bahia são um conhecido amuleto, usado pelos milhares de peregrinos devotos de Nosso Senhor do Bonfim, mas estando difundidas por todo o Mundo. Surgiu em 1809, mas só a partir da década de 50 do século XX voltou a ser usada. Mede 47 centímetros, que é a medida exata do braço direito da estátua de Jesus Cristo, que se encontra no altar-mor da Igreja do Senhor do Bonfim da Bahia. Esta imagem veio de Portugal, tendo sido feita em Setúbal, no século XVIII. As fitas começaram por ser feitas em seda, com o desenho e o nome do santo bordados à mão, em tinta dourada ou prateada, e eram usadas ao pescoço como um colar, onde se penduravam medalhas e santos, como agradecimento pelos milagres recebidos do Senhor. Com o passar do tempo e a evolução da civilização, esse colar passou a ser usado como fita atada no pulso, amplamente divulgada pelos hippies baianos na década de 60.

Diz a tradição que a fita deve ser atada duas vezes no pulso e que é atada com três nós, pedindo-se um desejo por cada um deles. Deve ser usada até se partir, o que indica que os desejos estão prestes a ser realizados.

 

Reze também:

Oração para ter paz e união em família

Aprender a usar a ajuda dos Anjos

Oração de proteção de São Miguel Arcanjo

Oração para atrair bons amigos

Oração para fazer as pazes com um amigo

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.