Saints and Prayers

Oração a Nossa Senhora da Saúde

Sabia que a devoção a Nossa Senhora da Saúde ganhou mais força no século XVI, quando a população portuguesa era vítima da peste?

Conta a lenda que os artilheiros de São Sebastião, que ocupavam uma pequena ermida na Mouraria, em Lisboa, fizeram um voto a Nossa Senhora para por fim à peste negra, que acabou realmente pouco tempo depois. Como agradecimento, a partir de 1570 começou a ser realizada a procissão em honra de Nossa Senhora da Saúde. Em 1661, a imagem passou a estar sempre na antiga ermida de São Sebastião, que passou a ser chamada Ermida de Nossa Senhora da Saúde, localizada em Lisboa. O culto a Nossa Senhora da Saúde é muito importante na cidade de Lisboa e anualmente realiza-se a procissão em agradecimento e protecção à Virgem, tradição que se mantém desde o século XVI. Nessa procissão a Santa usava vestidos e mantos nupciais oferecidos pelas rainhas. A procissão fechava com os penitentes, que ofereciam velas e outras oferendas para cumprirem promessas e agradecerem pelas graças recebidas. Para além de Nossa Senhora, ia também na procissão São Sebastião, que também protege em casos de doença e a quem primeiro era dedicada a ermida. Não só em Lisboa mas um pouco por todo o País foram erigidas capelas de devoção a Nossa Senhora da Saúde, nas povoações que ficaram libertas da peste, ou passaram a ser-lhe dedicadas outras capelas já existentes.

 

Oração a Nossa Senhora da Saúde:

Virgem puríssima, 
que sois a Saúde dos enfermos, 
o Refúgio dos pecadores, 
e a Consoladora dos aflitos, 
na minha fraqueza 
e no meu desânimo apelo
para os tesouros 
da vossa misericórdia e bondade. 


Doce Mãe,
dai-me a saúde do corpo 
para que possa cumprir 
os meus deveres 
com ânimo e alegria, 
para que sirva o vosso Filho Jesus 
e agradeça a vós, 
Saúde dos enfermos. 
Nossa Senhora da Saúde, 
rogai por nós.
Amén.


Veja também:

Oração para ter saúde

Oração para pedir pela ajuda de um familiar

Oração a Nossa Senhora de Lourdes

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.