Therapies

O significado das cores

As cores afetam o nosso estado de espírito e influenciam a nossa postura perante as situações. Vestimos determinadas cores quando precisamos de nos sentir mais confiantes, outras quando nos sentimos alegres, e outras quando pretendemos passar despercebidos. Aprenda a utilizar a cor de modo a melhorar o seu bem-estar.

A perceção das cores corresponde a sensações produzidas pelo cérebro quando os olhos recebem um estímulo luminoso com um determinado comprimento de onda. O cérebro, ao captar esse comprimento de onda “responde” de uma forma específica, o que faz com que cada cor desencadeie um comportamento individual. Quanto mais pequeno for o comprimento de onda, mais relaxante é o efeito da cor. Neste grupo inserem-se as cores frias como o violeta e o azul. As cores que têm um comprimento de onda grande, como o vermelho e o amarelo, são estimulantes e favorecem a paixão e a voluptuosidade.

Apesar de existirem mais cores, são sete as principais, aquelas que dão origem a todas as outras: Violeta, Índigo, Azul, Verde, Vermelho, Laranja e Amarelo. As três primeiras são consideradas cores frias, transmitem calma, serenidade e relaxamento e são as mais indicadas para pessoas com um temperamento explosivo. É aconselhável usar estas cores nas paredes dos quartos de dormir, sobretudo de crianças. As três últimas cores pertencem ao conjunto das cores quentes e transmitem alegria, paixão, vivacidade e entusiasmo. A sua utilização é aconselhada a pessoas deprimidas e desmotivadas. O verde é uma cor intermédia, que faz a transição suave de um conjunto de cores para o outro.

A Cromoterapia não é uma técnica isolada, pode ser utilizada em conjunto com outras terapias como a Cristaloterapia (através das cores dos cristais), do Feng Shui (através das cores de decoração dos ambientes) ou da Aura-Soma (através das cores das essências), entre outras.

Cada cor afeta de modo diferente o campo energético do organismo humano, de tal modo que as vibrações das cores afetam a aura, proporcionando uma sensação de bem-estar e equilíbrio.

Tome nota:

Vermelho - Atua sobre o sistema circulatório, inclusivamente na impotência física, hemorragias ou feridas. Devolve a energia e a vitalidade. Atua sobre o primeiro chacra.

Laranja -    Atua sobre o sistema digestivo, principalmente sobre o baço e o pâncreas. Torna as pessoas mais maleáveis, quando são muito apegadas a valores tradicionais ou a laços de dever e compromisso. Auxilia na cura de problemas respiratórios como asma e bronquite. Atuam sobre o segundo chacra.

Amarelo - Atua sobre o sistema nervoso, acabando com a fadiga e favorecendo a boa disposição. Fortalece os nervos e age sobre o fígado. Tem reflexos imediatos na beleza da pele. Atua sobre o terceiro chacra.

Verde - Atua diretamente sobre o equilíbrio emocional, desenvolvendo a autoconfiança e a maturidade. Regula a pressão sanguínea e é benéfica, principalmente, para os rins e coração. Desenvolve a capacidade de se relacionar com as outras pessoas e fazer amigos com maior facilidade. Atua sobre o quarto chacra.

Azul - O azul é a cor da paz e do repouso, mas é também a cor da seriedade e do respeito. Reforça as defesas do organismo, faz baixar a pressão e estimula as capacidades intelectuais, tornando as pessoas mais responsáveis e virtuosas. Atua sobre o quarto chacra.

Índigo - O índigo é uma cor entre o azul-escuro e o violeta. Estimula a religiosidade e amplifica os canais de comunicação com os planos superiores. É recomendado para pessoas muito sensíveis à dor ou com problemas de perturbações mentais. É um poderoso amuleto contra energias negativas de qualquer natureza. Atua no sexto chacra.

Violeta - É a cor mística por excelência, usada nas capas, chapéus ou nas roupas rituais dos Magos da Antiguidade. Eleva o espírito acima dos problemas materiais, purificando-o e fortalecendo-o. É usada na maioria dos problemas que surgem ao nível da cabeça (ouvidos, boca, nariz, olhos e cabelos). Atua no sétimo chacra.

 

Pela forma como afeta o nosso espírito e o nosso corpo, é muito importante usar a cor de forma criteriosa e equilibrada. Preste atenção às cores que utiliza na sua vida, não só no vestuário, como também na decoração do espaço onde vive e onde trabalha e, também, na sua alimentação. Quando faz uma refeição, já reparou que cores são predominantes no seu prato?

A escolha das cores, por vezes, exprime as necessidades energéticas do nosso corpo. Por exemplo, quando sente necessidade de vestir roupa de uma determinada cor, essa cor pode ser a que lhe transmite as energias que necessita de captar para atingir o bem-estar pleno. Pela sua força e energia, as cores podem funcionar como método para alcançar o bem-estar, a harmonia, a paz interior e a saúde que tanto buscamos. A cor é sinónimo de vida, por isso ajuda a alcançar a cura, reforça as defesas imunitárias e promove a reposição dos campos eletromagnéticos com o intuito de promover o bem-estar pleno e total.

Podem usar-se várias técnicas para promover a cura ou a harmonização através do uso da cor: utilizar a luz do espectro solar, a luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores, o contacto com a Natureza, a colocação de panos coloridos nas áreas a tratar, ou a visualização de objetos coloridos. Um dos métodos mais eficazes consiste em utilizar um cristal da cor pretendida, pois conjuga-se assim o poder energético do cristal e, simultaneamente, da cor do mesmo.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.