Astrology

O Regente do ano 2016

 

Sabia que há um planeta que nos rege a cada ciclo de 36 anos? De 36 em 36 anos vivemos sob o domínio de um planeta e as suas características influenciam esse período. Durante esse ciclo de 36 anos, cada ano será regido por um planeta – o Planeta Regente do Ano – e este dá um tom particular e atribui uma energia particular às nossas vidas durante esse ano. 

Desde 1981 que estamos a viver um ciclo sob a influência do Sol, o que significa que o brilho pessoal, o egocentrismo, a necessidade de nos afirmarmos no mundo, têm marcado a maior parte deste período.

A partir de 2017, segundo a sequência dos planetas governantes do ciclo, vamos estar sob o domínio de Saturno, o que significa que iremos deparar-nos com um maior amadurecimento, forçado pelos próprios atrasos que nos são impostos, pela rigidez e pelo espírito de contenção que irá continuar a dominar.

Há muito que o Homem estabeleceu Planetas Regentes para cada Ciclo e Planetas Regentes para cada Ano. Segundo os antigos Caldeus, uma tribo que viveu no litoral do Golfo Pérsico e se tornou parte do Império da Babilónia, a atribuição de um planeta regente a um determinado ano tinha como base ciclos maiores, de 36 anos cada.

A escolha do Planeta regente baseava-se na Estrela dos Magos, uma estrela de sete pontas onde estavam representados o Sol no topo; Vénus e Marte, nas pontas seguintes direita e esquerda; nas pontas mais abaixo Mercúrio e Júpiter; Lua e Saturno nas pontas voltadas para baixo. Nesta estrela estavam representados os planetas visíveis a olho nu.

Os ciclos de 36 anos seguem a seguinte ordem: Saturno, Vénus, Júpiter, Mercúrio, Marte, Lua e Sol. Pela ordem descrita, acredita-se que o primeiro ciclo que durou do ano 1 ao 36 foi governado por Saturno, o segundo correspondeu a Vénus (ano 37 a 72), o terceiro a Júpiter (ano 73 a 108), o quarto a Mercúrio (de 109 a 144), o quinto a Marte (145 a 180), o sexto à Lua (de 181 a 216), o sétimo ao Sol (do ano 217 ao 252). O oitavo ciclo correspondeu novamente a Saturno depois deste, repetiram-se as mesmas regências a cada ciclo de 36 anos. 

No século XX, o ciclo de 1909 até 1944 foi regido por Marte, o planeta das lutas e dos conflitos e durante este período ocorreram duas guerras mundiais; o ciclo da Lua começou com a entrada do sol em Carneiro em março de 1945 e estendeu-se até março de 1980. O ciclo do Sol começou em março do ano seguinte, 1981.

O primeiro ano de cada ciclo é governado pelo Regente do Ciclo. Nos anos seguintes, cada ano tem o seu próprio regente. 

Cada ano tem o seu próprio regente segundo a seguinte ordem: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vénus, Mercúrio e Lua. 

A influência cíclica do planeta estende-se através de todo o ciclo que dura 36 anos. A influência do planeta regente anual dura apenas um ano. Assim, em 1981 iniciou um ciclo de 36 anos regido pelo Sol, o regente desse ano foi também o Sol. O ano de 1982 foi regido por Vénus; 1983 por Mercúrio e assim sucessivamente.

 

Planetas Regentes de Ciclo e do Ano

2012 - Lua

2013 - Saturno

2014 - Júpiter

2015 - Marte

2016 - Sol

Outros anos:

 


Os planetas e as suas influências no ano que regem

Saiba o que cada planeta representa para o ano que rege e como isso pode influenciar a sua vida.

Saturno - Disciplina, responsabilidade, ética e trabalho árduo 

O ano regido pelo planeta Saturno é um ano que traz bastante responsabilidade e seriedade, e todas e quaisquer  questões pendentes da sua vida serão resolvidas. É também um ano de concentração e foco, que a levará a planear estratégias que a ajudam a organizar-se melhor tanto a nível pessoal como profissional. A seriedade que empregar na resolução de problemas vai dar-lhe a estabilidade que tanto deseja para a sua vida.  O ano de Saturno é por isso propício à reflexão, estruturação de ideias e execução de tarefas que requerem paciência e disciplina. Por outro lado, as pessoas podem ter mais tendência para os estados depressivos.

 

Júpiter - Otimismo, sucesso, generosidade, alegria de viver

Júpiter é o planeta do crescimento intelectual e espiritual. Um ano regido por este planeta é ideal para expandir horizontes e crescer espiritualmente através, por exemplo, do contacto com outras culturas. É também um bom ano para prosperar nos negócios e investir na formação profissional. O ano de Júpiter é ideal para a expansão de horizontes e para dar largas à imaginação. Contudo, por ser um planeta que favorece a expansão, é necessário ter cuidado com os exageros.

 

Marte - Energia, assertividade, ação e desejo 

Como regente do ano, Marte é um planeta que exerce a sua influência, dando às pessoas, em geral, mais coragem e determinação para se afirmarem e também para se motivarem a si mesmas. Deve aproveitar um ano regido por Marte (2015) para  concretizar os seus planos, fazer novas conquistas, aprender a ser mais independente e livrar-se de dependências financeiras ou emocionais. Por ser um planeta ligado à ação e conquista, é natural que destaque em cada pessoa o seu lado mais competitivo e ambicioso, por isso, é necessário ter cuidado pois o excesso de ambição pode gerar desentendimentos.

 

Vénus - Amor, beleza, prazer e criatividade artística

Vénus é a deusa grega do amor e do prazer. O ano regido por Vénus traz á vida das pessoas muitas questões relacionadas  com o amor, afetividade, sexo, prazer e relacionamentos. É o momento ideal para entrar em harmonia com seu eu interior, valorizar sua feminilidade e pôr em evidência a sua beleza natural. É também o momento chave para  mostrar a sua criatividade artística e o seu sentido de estética. O ano de Vénus é ideal  para os contactos sociais e relacionamentos. Contudo, cuidado com os excessos para não cair em tentações e desilusões.

 

Mercúrio - Comunicação, inteligência e agilidade 

Mercúrio é um planeta que influencia as questões ligadas ao comércio e negócios. Por isso, num ano regido por Mercúrio, há que aproveitar para fazer investimentos, apostar em novos projetos e enveredar por novos caminhos. É também ideal para melhorar  a comunicação escrita e falada. É um bom momento para refletir sobre a forma como expressa as suas opiniões e críticas. Procure ser mais leve, pense bem antes de falar. O ano de Mercúrio é excelente para actividades ligadas aos estudos, ensino e aprendizagem em geral. Apenas uma pequena advertência, cuidado com as indiscrições, a má-língua e as mentiras.

 

Lua - Emoção, família e sensibilidade

A lua e as suas fases influenciaram muitos aspetos da vida quotidiana. Foi a partir das fases da lua que se estabeleceram calendários; as fases da lua interferem nas plantações, marés e gravitação dos planetas. A Lua possui um enorme poder, é responsável por questões ligadas ao lado mais emocional do Homem como: receptividade, passado e família. A Lua rege a nossa capacidade de sentir e de nos sensibilizarmos com o que acontece no mundo que nos rodeia. Um ano regido pela Lua é aquele em que a família e as emoções estarão em destaque. É um bom ano para aumentar a família e celebrar uniões.

 

Sol - Poder, energia, coragem e paixão

O Sol rege as questões ligadas à inteligência como: liderança, ego, vitalidade, tomada de consciência de si mesmo, criatividade e capacidade de expressão. Num ano regido pelo Sol avizinham-se muitas conquistas, planos e projetos concretizados. Sob a influência do astro rei, as pessoas sentem-se mais corajosas, com mais capacidade para traçar projetos, dar início a novos empreendimentos sem receio dos obstáculos que possam encontrar pela frente. As pessoas sentem-se também mais propensas ao amor e à paixão. Há que ter cuidado com a tendência para dominar a qualquer custo.

 

2016 - o ano do Sol

Na mitologia grega o Sol é representado pelo deus Apolo, filho de Zeus e Leto. Apolo é o senhor da música, do conhecimento e da profecia.  A sua beleza e o seu brilho anunciam um ano especial. O Sol trará uma energia extra a todas as pessoas, em particular aos nativos de Leão, pois é o seu regente. O ano do Sol obriga-nos a enfrentar os nossos medos e a descobrir a nossa Luz interior.

Em 2016 aproveite para desenvolver a sua veia criativa, a sua autoestima, embrenhe-se em atividades que lhe tragam satisfação e a façam sentir-se renovada. O ano do Sol será um ano bastante propício a quem busca o autoconhecimento e o crescimento pessoal. Não tenha medo do desconhecido, arrisque em todas as áreas, conquiste o mundo e seja feliz!

 

 

Conheça também o planeta regente do seu signo

Os signos e os Elementos

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema



 
Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.