Therapies

O que significa ter vontade de comer certos alimentos?

Já lhe aconteceu ter, durante dias seguidos, a vontade persistente de comer alimentos salgados? Ou, mesmo que até nem seja uma pessoa gulosa, já teve períodos com um recorrente desejo de comer doces? O nosso organismo comunica connosco: saiba qual é o significado de desejar comer certos alimentos.

De um modo geral, quando sentimos vontade de comer determinado tipo de alimentos isso pode indicar que há nutrientes em falta no nosso organismo e que ele está a tentar repô-los.

É por isso que acontece termos períodos mais ou menos prolongados (se durarem mais do que alguns dias, deve consultar o médico) nos quais podemos ter maior vontade de comer doces, salgados, ou alimentos específicos como o chocolate ou o queijo.

Se a sua dieta habitual não é rica e variada, é possível que tenha falha de alguns nutrientes. Assim, o seu cérebro procurará resolver este desequilíbrio, fazendo com que sinta vontade de ingerir alimentos que possam ajudá-lo a repôr os nutrientes em falta.

Em períodos mais difíceis da sua vida também é possível que procure satisfazer, através da comida, a necessidade de estabilidade ou segurança psicológica, recorrendo a alimentos que lhe tragam sensações de conforto (como por exemplo um prato de comida caseira, ou um bolo igual ao que a sua mãe lhe fazia na infância).

Se tem mais vontade de comer...

Isso pode indicar...

Pode encontrar esse nutriente em..

alimentos salgados

...que está num período de stress ou ansiedade. 

Se o nosso organismo não conseguir produzir a quantidade de cortisol que liberta num momento de stress, ele tentará repô-lo no organismo.

...desidratação. O corpo pede mais água induzindo-o a comer alimentos salgados, que naturalmente aumentam a sua sede.

...falta de Cloro.

peixe

pizza/ massas

...quebra de glicose ou de triptofano, a qual pode por sua vez comprometer os níveis de serotonina e de insulina. cereais integrais, como pão, arroz ou bolachas.

hamburger/ batatas fritas

...stress e/ou falta de uma alimentação com refeições equilibradas e completas.

...que está longos períodos sem comer.

fazendo quatro refeições principais ao longo do dia, para além dos pequenos lanches.

alimentos crocantes

...stress.

...que faz uma dieta muito baseada em líquidos ou alimentos moles.

cenoura crua e outros legumes crocantes, como rabanetes, por exemplo

carne vermelha 

...falta de proteínas, vitamina B12, Ferro e Zinco, e pode alertar para o risco de anemia.

alimentos ricos em proteína, vitamina B e Ferro, como a carne e o feijão

leite/ queijo

...falta de Cálcio, que é essencial para os ossos, músculos, e para o sistema nervoso. Queijo, ingerido com moderação, e os restantes laticínios, e também na sardinha em lata, no salmão, nas amêndoas, espinafres, couve e brócolos são boas fontes de cálcio. 

alimentos doces

...falta de Crómio, que ajuda a melhorar a absorção da glicose no sangue. 

...quebra de triptofano, o que gera ansiedade e irritabilidade.

...que passa longos períodos em jejum.

Evite comer doces, pois pode fazer com que o organismo produza insulina, havendo de seguida uma queda mais acentuada. Opte por alimentos ricos em Crómio, nomeadamente fígado, rim, frango, cenoura, brólocolos, espargos e batatas.

 

chocolate

...falta de Magnésio. Abusar do café, chá, álcool ou refrigerantes pode provocar esta quebra de Magnésio, assim como o próprio ciclo menstrual das mulheres (razão pela qual muitas mulheres tendem a sentir maior necessidade de comer chocolate nesta altura do mês).

... quebra dos valores de serotonina, o que também pode acontecer durante o ciclo menstrual.

prefira chocolate negro, e ingira alimentos como nozes, arroz integral, pão integral, legumes verdes e sementes de abóbora, por exemplo.

café

...que os níveis de Potássio estão em baixo, o que cria sensação de fraqueza, tonturas e desmaios.

...quebra nos níveis de dopamina, a hormona responsável pela motivação.

 

tomate

...falta de Potássio bananas

fruta

...falta de vitaminas.

...sede.

frutos variados

 

Atenção, perturbações de sono podem também provocar desequilíbrios a nível alimentar, aumentando a vontade e a necessidade de ingerir alimentos doces e/ou salgados. 

Se, mesmo com uma dieta equilibrada, continuar a haver persistência da vontade de ingerir certos alimentos, deve consultar o médico.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.