Saints and Prayers

O que é a Quaresma? O que se deve e não deve fazer na Quaresma?

A Quarta-feira de cinzas, que sucede à terça-feira de Carnaval, dá início ao período da Quaresma, uma época muito importante na vida de qualquer Cristão, celebrada desde o século IV. Durante os 40 dias (daí o nome Quaresma) que nos levam à Páscoa, somos convidados a refletir sobre a Fé e sobre o martírio que Jesus Cristo sofreu para nos salvar.

Qualquer pessoa Cristã - crente em Jesus Cristo - sabe que a Quaresma é um período fulcral do calendário religioso. Porque antecede a Páscoa, a celebração litúrgica mais importante, que assinala a morte e Ressurreição de Cristo, a Quaresma é a preparação, introspeção e reflexão sobre o mistério de Jesus e o milagre da Salvação

Calendário da Quaresma:

- Começa com a Quarta-feira de cinzas, que sucede sempre a Terça-feira de Carnaval. 

- Termina na quinta-feira Santa, antes da Sexta-feira Santa, que antecede o Domingo de Páscoa.

O Domingo de Páscoa celebra-se sempre na primeira Lua Cheia que acontece depois do dia 21 de Março (chegada da Primavera). É por essa razão que todos os anos é móvel. A Terça-feira de Carnaval acontece 47 dias antes do Domingo de Páscoa, sendo também sempre móvel. 

- O final da Quaresma é assinalado com a Missa da Santa Ceia, ao anoitecer da quinta-feira Santa. Esta missa, também chamada do Lava Pés, dá início ao Tríduo Pascal.

Para que serve a Quaresma?

A Quaresma foi instituída pela Igreja para que os cristãos possam preparar-se para a Páscoa, em tudo o que ela representa: o maior mistério da Fé, a esperança da Ressurreição. Jesus Cristo ressuscitou ao 3º dia, deixando-nos para sempre o seu maior ensinamento: tudo na vida renasce para aqueles que ACREDITAM. 

A Quaresma serve, pois, para refletirmos sobre quem somos e compreendermos como podemos ser melhores - e, desse modo, aproximarmo-nos de Cristo.

A cor que lhe está associada é o roxo, que representa a penitência e a conversão. A Quaresma é tempo para reflexão sobre os nossos pecados e arrependimento sincero em relação a eles, para que possamos ser mais dignos do sacrifício que Jesus fez por nós.


O jejum na Quaresma - quando podemos comer carne?

Por ser um período de penitência, a abstinência e o jejum são fundamentais na Quaresma - apenas ao prescindirmos dos nossos prazeres podemos dar realmente valor ao que temos. 

Segundo a Igreja Católica, devem jejuar todas as pessoas que tenham entre 18 e 59. Grávidas, pessoas doentes ou que tenham de realizar um trabalho muito exigente nos dias do jejum são dispensados de o fazer.

Fazer jejum significa fazer apenas uma refeição completa nesse dia. Podem tomar-se mais duas pequenas refeições.

A abstinência significa não comer carne, e deve ser feita desde os 14 anos, até ao resto da vida. Exceptuam-se as mulheres grávidas e as pessoas doentes que tiverem mesmo de comer carne.

Segundo o calendário católico, NÃO DEVEMOS COMER CARNE DURANTE AS SEXTAS-FEIRAS DA QUARESMA. Antigamente a carne era um alimento de luxo, mas hoje em dia é relativamente barata e, como tal, além da carne devemos de igual modo privar-nos, nos dias assinalados, de fazer uma alimentação luxuosa ou comer produtos caros, além de bebidas alcoolicas. A essência da Quaresma consiste em fazer uma alimentação simples, pobre, para que possamos experimentar a privação do conforto que hoje tomamos como quotidiano, sem lhe prestarmos o devido agradecimento e sem reconhecermos o seu devido valor.



Calendário do jejum da Quaresma:

- Quarta-feira de Cinzas

- Sexta -feira Santa

são dias obrigatórios de jejum e abstinência (fazer apenas uma refeição completa, simples, sem carne)

- Todas as sextas-feiras da Quaresma são dias de abstinência , isto é, nos quais não podemos comer carne.


O que fazer na Quaresma?

Este é o tempo para estarmos mais próximos de Jesus. De nada serve não comermos carne, se pecarmos sem pensar nas nossas ações e sem arrependimento, se não refletirmos sobre a Fé e sobre o que ela representa dentro de cada um de nós.

A Quaresma é tempo para rezar - conversar com Deus -, para agradecer, para fazer uma caminhada pessoal de introspeção, que nos ajude a melhorar, a ser pessoas mais verdadeiras e mais generosas com os outros.

É tempo de procurarmos ser mais bondosos, dedicando-nos à caridade. Faça pelo menos uma boa ação por dia, todos os dias. Seja misericordioso, perdoe mais, aceite mais. 

Além da oração, da reflexão, da caridade e do jejum, encontre o amor de Jesus dentro de si, sinta-o no seu coração e use-o na sua vida, primeiro para consigo próprio, depois para com todos os que o rodeiam, quer lhe sejam próximos, ou quer sejam apenas pessoas que se cruzam consigo na rua.

Siga a mensagem do Papa Francisco:

15 atos de amor: a mensagem de Quaresma do Papa Francisco

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.