Astrology

O planeta regente de cada signo

Sabia que cada signo do Zodíaco é regido por um planeta, que dá características especiais a quem nasceu sob a sua influência? Quando os estudiosos antigos estudaram o Céu e o Zodíaco, atribuíram um regente a cada signo, com base na observação das constelações, das estrelas e dos planetas, ao identificarem determinadas analogias e coincidências. Foram os Antigos Gregos e os Romanos quem "batizou" os planetas conforme hoje os conhecemos, dando-lhes os nomes dos seus deuses, consoante as semelhanças que encontraram nas suas caraterísticas. 

Conhecer a influência do seu regente ajuda a compreender melhor a personalidade do seu signo, as suas qualidades e os pontos que precisa de desenvolver.

O Planeta regente de cada signo:

Carneiro - regente Marte

Os nativos do signo Carneiro são regidos por Marte, o chamado "planeta vermelho". Marte está associado à luta, à paixão e à coragem, e os que nascem sob a sua influência são guerreiros destemidos. Como possuem um forte entusiasmo pela vida, estão sempre abertos a novas experiências. Assim que se apaixonam, fazem tudo para que a pessoa amada conheça os seus sentimentos. Há uma dualidade nos nativos deste signo: embora sintam dificuldade em lidar com a rejeição por parte da pessoa amada, estes nativos são também dados a paixões fugazes, isto é, tanto se apaixonam com grande intensidade, como se desencantam com alguma rapidez.

Touro - Regente Vénus

Vénus, o planeta do amor e da beleza, rege dois signos: Touro e Balança, afetando-os de maneiras diferentes. No caso de Touro, Vénus apura a sua sensibilidade, o seu sentido estético e a apreciação das coisas mais simples da vida e dos prazeres terrenos. Graças à sua influência, os nativos de Touro possuem geralmente um apurado bom gosto, e são fervorosos apreciadores da qualidade. Desfrutam da boa comida, dos bons vinhos, da alegria do dolce far niente. São sensuais e sensoriais, isto é, tudo aquilo que desperta os seus sentidos dá-lhes grande prazer. Gostam de desfrutar da vida sem pressas, com languidez e até alguma preguiça.

Gémeos - Regente Mercúrio

Rápido como uma flecha, o deus Mercúrio era o mensageiro dos deuses, e foi ele que deu o nome ao planeta que se mexe mais depressa no sistema solar. Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, e por isso a sua órbita é mais pequena. Mercúrio influencia, de forma diferente, dois signos: Gémeos e Virgem. No caso de Gémeos, assim como este planeta gravita sempre próximo do astro-rei, também os nativos deste signo são os curiosos do Zodíaco, estando sempre perto "de onde tudo acontece". Procuram estar a par das notícias, das novidades, da última festa. Sob a influência de Mercúrio são, contudo, muito nervosos e instáveis. Na sua mente atravessam-se tantos pensamentos ao mesmo tempo que por vezes têm dificuldade em selecionar a informação mais relevante e em serenarem.

Caranguejo - Regente Lua

A Lua, o satélite da Terra, que nos está tão próxima e que nos influencia tanto, rege os nativos do signo Caranguejo. Tal como a Lua tem fases, de acordo com a sua face visível a partir da Terra, também os nativos de Caranguejo são temperamentais e têm oscilações de humor imprevisíveis, que os levam do choro ao riso com enorme facilidade. Isto acontece porque a Lua, profundamente ligada às emoções e ao inconsciente, faz com que sejam especialmente sensíveis a tudo aquilo que os rodeia, e por essa razão qualquer acontecimento afeta-os profundamente. Sob a regência da Lua, estes nativos são muito intuitivos, conseguem muitas vezes captar as energias mais subtis do espaço onde se encontram e antever acontecimentos. São, também, muito apegados à família - assim como a Lua está sempre perto da Terra, também eles não se distanciam de quem amam.

Leão - Regente Sol

Sendo o astro-rei, representa o poder, a força de vontade, a determinação e a racionalidade. As pessoas que nascem sob a sua proteção brilham intensamente, possuem um forte carisma e evidenciam-se onde quer que estejam. São líderes naturais, os outros aceitam as suas ordens e seguem as suas ideias. Os nativos de Leão fazem amigos com muita facilidade, pois são sociáveis e divertidos. A sua presença é apreciada em qualquer festa ou celebração. No amor suscitam inúmeras paixões. O seu encanto natural não deixa ninguém indiferente. O Sol está também relacionado com o auto-conhecimento e o desenvolvimento pessoal. As pessoas regidas por esta estrela são destemidas, ambiciosas e decididas. 

Virgem - Regente Mercúrio

Tal como acontece com Gémeos, também Virgem é regido pelo rápido planeta Mercúrio. Neste caso, também os nativos de Virgem são afetados pela instabilidade do planeta, sendo pessoas com um temperamento nervoso, embora consigam controlá-lo melhor porque recebem a influência do Elemento Terra, ao qual pertencem, que lhes dá maior firmeza e estabilidade (ao contrário de Gémeos, que pertencem ao Elemento Ar). A vontade de aprender, de esmiuçar os assuntos, de tomar nota de todos os pormenores, o sentido prático e analítico são algumas das caraterísticas de Virgem que se devem à influência de Mercúrio. A troca de informação, a partilha do saber, a aprendizagem comor forma de melhorar são aspetos que distinguem quem nasceu sob esta influência.

Balança - Regente Vénus

Balança é regido por Vénus, assim como acontece com o signo Touro. No caso de Balança, esta influência faz-se sentir na elegância, na beleza que geralmente carateriza estes nativos, no sentido de elegância na sua maneira de ser e de estar, na postura sempre diplomática e delicada. Assim como a deusa do amor e da beleza, também os nativos deste signo são românticos, apaixonados, delicados e charmosos. Vivem para o romance, a partilha a dois, procuram embelezar tudo o que os rodeia e precisam de viver numa atmosfera de harmonia e de equilíbrio, tendo horror à rudeza, a atitudes e palavras agressivas, aos gestos bruscos. Tudo, sob a influência de Vénus, se torna delicado em Balança, refinamento, elegância e glamour.

Escorpião - Regente Plutão

Plutão foi o último planeta a ser descoberto, sendo considerado um planeta-anão. Ele é o mais distante do Sol e o mais difícil de conhecer, assim como o signo Escorpião, cujos nativos são misteriosos, enigmáticos, complexos. Sob a influência de Plutão (antes de Plutão ser descoberto, a regência de Escorpião era atribuída a Marte, planeta com que também partilha afinidades) Escorpião é intenso, passando por profundas transformações e metamorfoses, dramático. Se no caso de Balança tudo é ténue e delicado, em Escorpião tudo é vincado, forte, impressionante, vermelho ou negro. Aqui encontram-se os contrastes, os excessos, o exagero. As pessoas que nascem com o signo Escorpião são muito individualistas e detestam seguir as ideias dos outros. Guiam-se pelo seu instinto, muito apurado, e fazem sempre tudo à sua maneira. Raramente aceitam sem questionar, e procuram sempre perceber a verdade em qualquer situação. 

Sagitário - Regente Júpiter

Júpiter era o pai dos deuses romanos (correspondente a Zeus para os Gregos) e a ele se atribui a sabedoria, o conhecimento, o poder de expansão. Este planeta é o regente do signo Sagitário e sob a sua influência os nativos deste signo sentem um forte instinto de aventura, uma enorme vontade de correr o Mundo e atravessar fronteiras, porque para eles não existem limites impossíveis de transpor.Profundamente idealistas, têm um pensamento filosófico apurado, uma mente que constantemente procura respostas e que sente necessidade de questionar, de defender a justiça, de procurar melhorar a sua vida e sobretudo a daqueles que lhes parecem menos favorecidos. Devido à influência de Júpiter, os nativos deste signo tendem a sentir interesse por áreas como a filosofia, educação, viagens e culturas estrangeiras. Desta forma, desejam que a aprendizagem e a sua constante evolução sejam cada vez maiores. 

Capricórnio - Regente Saturno

Saturno é o deus do tempo, da maturidade, da ponderação. Este é um dos planetas de movimento mais lento, isto é, que demora mais tempo a dar a volta completa ao Sol, descrevendo uma órbita ampla, porque está mais distanciado. Assim como o planeta que rege este signo, os nativos do signo Capricórnio são pessoas que demoram a tomar decisões, que ponderam bem as consequências dos seus atos, que evitam tomar atitudes precipitadas e que não agem por impulso. Precisam de sentir segurança e confiança para avançarem, dão mais valor à solidez do que conquistam do que à rapidez com que o conseguem. Não se prendem a êxitos fáceis nem a paixões efémeras, são pessoas que emanam uma grande força interior, um caráter rígido, firme, que não se deixa influenciar facilmente pelas influências exteriores. Tal como o seu planeta Regente, Capricórnio não tem pressa: ele sabe que vai lá chegar.

Aquário - Regente Úrano

Úrano é outro dos planetas considerados "lentos" porque leva cerca de 84 anos terrestres para dar a volta completa ao Sol. É, também, um dos maiores planetas do sistema solar, sendo bastante complexo, com um clima extremo e possuindo mais de 20 luas que gravitam à sua volta, assim como vários anéis, muito mais "finos" que os de Saturno. Assim, este planeta "excêntrico" é aquele que rege o signo Aquário, cujos nativos se destacam pela originalidade, pela independência, por não se submeterem às normas e convenções mas procurarem, antes, seguir os seus ideais e aquilo que a sua mente - ágil, fértil, fervilhante com ideias novas a cada momento - lhes dita. Úrano, em Astrologia, é responsável por grandes transformações na sociedade, pois quando os seus trânsitos (os trânsitos são os movimentos que os planetas permanentemente descrevem, no seu constante movimento no sistema solar) coincidem com outros planetas Úrano traz agitação, mudanças, revoluções.

Peixes - Regente Neptuno

Neptuno era, na Mitologia Romana, o deus dos mares (Poseídon, para os Gregos). Misterioso, foi um dos últimos planetas do sistema solar a ser descoberto, sendo também um dos que se encontra mais distante do Sol. Aparenta ter uma coloração azulada, que lembra os mares profundos, e acredita-se que possui a toda a volta uma camada composta por água e metano, envolta numa densa atmosfera composta por hélio e hidrogénio. Assim como o planeta, também os nativos do signo Peixes, por ele regidos, vivem numa espécie de "atmosfera própria", com uma profunda densidade emocional, sentimentos escondidos e uma sensibilidade que consegue pressentir mais do que os olhos vêem. Os nativos de Peixes causam por vezes a impressão de estarem alheados do que se passa à sua volta, mas isso acontece porque têm preocupações que vão além do domínio material e do quotidiano. Peixes sofre, profundamente, com as injustiças, com a dor dos outros, com os maus-tratos aos seres mais frágeis, com o desrespeito pelo planeta. A influência deste planeta predispõe ao sonho, ao imaginário, à criatividade, ao contacto com o lado mais espiritual de cada pessoa.

 

Saiba mais sobre o seu signo

Aprenda a ler o seu Mapa Astral num workshop de Astrologia no Centro Maria Helena

(todas as terapeutas do Centro Maria Helena são formadas pela Dra.)

Descubra segredos sobre si numa consulta de Astrologia

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.