Astrology

Lua Cheia em Peixes: mergulhar nas emoções mais profundas

Às 6.22 do dia 2 de Setembro a Lua entra na fase de Lua Cheia no signo Peixes, o último do Zodíaco. Completa-se, aqui, um ciclo nas nossas vidas, e antes de avançarmos é tempo de mergulhar nas profundezas da nossa alma, reconhecer as nossas emoções e motivações e ganhar balanço para prosseguir viagem.

Tudo o que acontece no Universo obedece a ciclos: a Lua percorre as suas quatro fases ao longo de cada mês e, no decurso de um ano, atravessa os doze signos do Zodíaco. A Lua Nova marca o início de cada ciclo lunar, que atinge o seu pico de expressão máxima na Lua Cheia: é ela que dá força a tudo o que foi antes plantado, regado e cuidado, é também a Lua Cheia que potencia a nossa energia pessoal e que nos deixa mais expressivos e expansivos, mais fortes ou, se esta energia não for bem gerida, mais descontrolados. Em cada mês do ano as fases lunares ocorrem em signos diferentes e, assim, vamos experimentando a energia de todos eles, as oportunidades e dádivas que trazem, os desafios e dificuldades que lhes estão associadas.

A Lua Cheia ocorre sempre no signo oposto àquele em que o Sol se encontra. Por isso, em Setembro, quando o Sol atravessa Virgem, a Lua Cheia acontece no signo Peixes, completando assim uma volta inteira ao Zodíaco, que foi iniciada em Outubro do ano passado com a Lua Cheia em Carneiro. Ao chegarmos ao último signo do Zodíaco, aquilo que a Lua Cheia nos pede é nada menos que tudo: Peixes é o signo mais místico, é aquele que evoluiu mais a nível espiritual (e por isso os seus nativos têm geralmente uma intuição apurada e uma forte ligação ao mundo espiritual ou, se esta energia não está bem desenvolvida neles, sentem confusão, perdendo-se nos seus devaneios e tendo dificuldade em encontrar o seu rumo).

Nesta Lua Cheia em Peixes, podemos sentir-nos empurrados pelas nossas próprias emoções, como se quiséssemos resistir e manter o senso comum - afinal de contas, o Sol está no prático e prudente signo Virgem - mas sem sermos capazes de esconder por mais tempo o que sentimos. Aquilo que nos preocupa torna-se mais latente, mas também a beleza que encontramos nas coisas simples da vida está mais destacada.

Sendo Virgem um signo especialmente preocupado com a saúde, é provável que as questões que a ela dizem respeito sejam agora mais urgentes e incisivas na necessidade de encontrar uma resposta. A Lua Cheia em Peixes vem oferecer, assim, a possibilidade de encontrar, senão a cura, pelo menos um paliativo através daquilo que se encontra para lá do que a vista alcança e do que a mente compreende.

A Lua Cheia em Peixes ajuda-nos a curar o que nos fere e a encontrar alívio para as nossas preocupações através do que podemos fazer no dia-a-dia, dos hábitos mais simples (que são a base da nossa estabilidade), da fé e da confiança num poder que é superior a nós.

"Entregar a Deus e fazer a nossa parte" é uma das mensagens mais fortes desta fase lunar. É uma boa altura para fortalecer a nossa ligação àquilo que é, para nós, o Plano Divino. E isso pode não ter nada a ver com religião, pode indicar a conexão mais profunda com a nossa essência humana, com a confiança nas nossas capacidades de enfrentar, superar e derrubar quaisquer obstáculos que se interponham no nosso caminho.

Embora a Lua Cheia tenda sempre a exaltar as emoções, neste caso a Lua Cheia em Peixes traz serenidade, porque Peixes é um signo de subtileza. Por mais que os nossos sentimentos se tornem gritantes e impossíveis de ignorar, não é a impulsividade que nos move. É, sim, a necessidade de aprofundar, de conhecer melhor, de compreender, de reconhecer. Esta é a oportunidade para estar mais a sós connosco próprios, para prestar mais atenção ao que o nosso corpo nos diz, para mudar de hábitos, para cuidar melhor da nossa saúde física, mental, emocional, espiritual.

A Lua Cheia em Peixes acentua a intuição e faz com que seja mais fácil identificar mensagens e sinais que o Universo nos envia. É provável que receba mensagens através dos seus sonhos, de coincidências, de sincronicidades, de encontros e reencontros inesperados e, muitas vezes, inusitados.

O Sol em Virgem pede-nos rigor e prudência: a Lua Cheia em Peixes ajuda-nos a estar mais atentos ao detalhe e a conseguir ler nas entrelinhas. Estamos mais capazes de "intuir" as respostas, de perceber o que precisamos de fazer, mesmo que não haja factos concretos que sirvam de base à nossa ação. E esta Lua traz-nos, assim, também maior liberdade: não estamos presos a regras ou convenções, pois temos sempre o livre-arbítrio e, acima de tudo, somos seres espirituais. A alma é livre, mesmo que viva dentro de um corpo.

Ainda assim, uma vez que a Lua Cheia se opõe ao Sol em Virgem, pode existir dentro de nós uma certa tensão causada pelas exigências exteriores que nos são feitas. Virgem também está relacionado com o trabalho e com os deveres, enquanto Peixes se entrega ao sonho, à imaginação, ao romance. Podemos ter de fazer melhores escolhas para gerirmos as nossas prioridades e, assim, podermos entregar-nos ao que nos traz paz e felicidade, mas sem deixar para trás as responsabilidades que também nos são pedidas.

Esta Lua Cheia faz-nos refletir sobre a diferença entre aquilo que queremos , e aquilo que queremos mesmo, e entre aquilo que queremos e aquilo de que precisamos.

Uma vez que Peixes e Virgem não são signos com grande energia física, é provável que nos sintamos até esgotados, sem grande energia. Virgem tem uma grande atividade mental e Peixes, pela sua ligação ao mundo espiritual, absorve facilmente energias menos favoráveis. Assim, é também muito importante dedicar mais tempo ao cuidado consigo mesmo durante este período. Evite fazer esforços, saiba descansar, dedique-se a atividades que lhe tragam serenidade e paz (yoga ou meditação podem fazer maravilhas por si) e não seja demasiado exigente consigo mesmo. Lembre-se: para ser feliz, não tem de ser perfeito.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Gostou deste texto? Partilhe-o nas redes sociais, basta clicar nos botões aqui em baixo:

Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.