Astrology

Lua Cheia em Aquário - deixar fluir as nossas emoções

No dia 15 de Agosto a Lua entra na fase de Lua Cheia às 13.29. Estará no signo Aquário, opondo-se ao Sol em Leão, e vai ensinar-nos a melhorar a relação com os outros sem perdermos a consciência do nosso valor e dos nossos direitos. Vai, também, mostrar-nos como podemos aprender a fluir com a vida.

O signo Aquário, no qual a Lua se encontra quando entra na fase de Lua Cheia a 15 de Agosto, é o signo do idealismo, do espírito humanitário. Ele é regido pelo planeta Úrano, que ficou retrógrado no dia 11 de Agosto, e por isso a energia deste planeta está mais "calma" do que é habitual. Por isso, são os aspetos mais instrospetivos de Aquário que estarão enfatizados durante esta Lua Cheia. Embora Aquário seja por vezes rebelde e inconformista, porque busca sempre melhorar o Mundo em que vivemos e envolve-se ativamente na defesa de causas em que acredita, as suas ações têm por base uma profunda inquietação interior, o idealismo que o move, a profunda reflexão crítica que constantemente faz a respeito a tudo o que nos rodeia.

Nesta Lua Cheia, serão estas interrogações interiores a ganhar uma voz mais expressiva dentro de nós.

O Sol, que se encontra em Leão, impele-nos a mostrarmo-nos, a exibirmos orgulhosamente os nossos trunfos, a confiar na vitória, onde quer que seja que investimos as nossas esperanças.

A Lua Cheia em Aquário, contudo, obriga-nos a parar para pensar nos outros, para avaliar as consequências das nossas ações para lá de nós mesmos, e a deixar que o tempo também faça a sua parte, que a vida aja sobre as situações para depurá-las e para que saibamos concentrar a nossa energia no que é realmente importante.

Simbolicamente, Aquário é representado pela figura de um aguadeiro, aquele que transporta a água mas que também sabe fazer jorrar o fluxo de energia cósmica, regando os aspetos da nossa vida que precisam de ser alimentados. Água é vida, e a água está diretamente relacionada com as nossas emoções.

A Lua Cheia em Aquário vai ajudar-nos, pois, a deixar fluir as nossas emoções, fazendo-nos libertar do peso do sofrimento, das mágoas, do remorso, da culpa e do medo.

Aquário representa metaforicamente o poder de cura que existe dentro de nós. Ao derramar a água que transporta, a imagem simbólica deste signo ensina-nos o dom da transmutação de energias. Sendo um signo de Ar, Aquário usa a sua capacidade mental para transformar as emoções negativas, não as retendo dentro de si, deixando-as ir para o Cosmos para que se dissolvam e para que em nós só permaneça o que é leve e o que é bom, o que nos faz avançar, o que não nos impele de evoluir.

Todos nós, seja qual for o nosso signo, temos esta energia dentro de nós: a Lua Cheia em Aquário vai ajudar-nos a utilizá-la, a recorrer à sabedoria que temos dentro de nós para descarregarmos o peso emocional que transportamos, para transformar as emoções pesadas, deixando ir o que nos dificulta a marcha.

Porque é que a maior parte dos eventos cósmicos nos impelem a deixar ir?

Porque o apego é uma das caraterísticas mais presentes e mais vincadas em cada ser humano. Há quem seja mais apegado, há quem seja mais capaz de se libertar, mas a verdade é que a espécie humana tem muita dificuldade em compreender que a única coisa realmente nossa para sempre é aquilo que somos. Tudo o resto é transitório, por mais que teimemos em agarrar-nos a pessoas, a situações, a cargos, a posições, a bens materiais, a ideias. É por isso que o Céu constantemente nos relembra desta importante lição.

Aquário é também o signo que melhor tem consciência de que tudo está interligado, e de que todos fazemos parte de um só Todo. Por isso, sofremos quando outro sofre. Aquário preocupa-se com o sofrimento do Mundo e sente que não pode ser feliz quando há tantos que sofrem. É aqui que, nesta Lua Cheia, entra a energia do Sol em Leão. Ela exalta o poder do amor e lembra que, assim como todos sofremos com o sofrimento dos outros (mesmo que não tenhamos consciência de como somos afetados por este sofrimento), também podemos todos sentir o amor dos outros. Quando uma pessoa emite amor, as outras pessoas sentem, mesmo que inconscientemente, essa vibração. E ela provoca uma cadeia de mudanças, assim como os círculos que uma pedra desenha na superfície da água, em ondas que se propagam até alcançar uma dimensão da qual nós não temos noção.

As nossas ações, por pequenas que sejam, têm um profundo impacto na energia universal. As nossas emoções também. É este o nosso poder. É com ele que podemos realmente mudar o Mundo.

E mesmo sendo "apenas" uma pessoa, você pode mudar o seu mundo - e o mundo dos que o rodeiam - ao escolher o amor.

Pense em alguém ou em algum grupo específico e envie-lhe o seu amor. Pode ser uma pessoa que você conhece e que está a sofrer por algum motivo, podem ser as vítimas de uma doença ou de uma catástrofe. Envie o seu amor de forma consciente e concentrada. Feche os olhos e repita em voz alta, três vezes: "Envio amor a..." Enquanto fala, sinta o que está a dizer. Tenha consciência que a vibração das suas palavras e da intenção com que as proferiu tem impacto no Mundo, por mais insignificante que lhe pareça ser a sua ação.

Para além das palavras, são as suas ações que têm maior impacto. Aja com amor. Escolha com amor. Ame-se a si próprio, porque só dessa forma pode amar os outros. Cuide das suas necessidades, nutra-se com amor e, dessa forma, o amor transbordará para fora de si, tocando os que estão à sua volta e, a partir deles, os que estão à volta deles, e assim sucessivamente em ondas de vibração de amor cada vez mais amplas, cada vez mais abrangentes.

 

Utilize a inteligência prática de Aquário para saber deixar fluir as emoções sem se deixar afundar por elas. Use o poder da mente e da palavra para se elevar acima do que é denso e pesado.

Aquário é o signo que não se preocupa com o que é suposto fazer ou pensar: este é o signo que sabe dar voz à sua voz única, individual, porque está sempre em busca da verdade maior, mais absoluta.

Nesta Lua Cheia, assuma também esta postura e procure elevar-se acima das situações que agora o inquietam. Procure ver as situações como se estivesse a pairar por cima delas, procure ter uma visão mais ampla de tudo aquilo que está envolvido nessa situação.

 

Veja também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.