Therapies

Kitchari - a receita ayurvédica que ajuda a desintoxicar o organismo

Ayurveda significa, em sânscrito, "ciência da vida", e dá-se este nome a uma terapia milenar oriunda da Índia, que visa a preservação da saúde e a prevenção de doenças, fundamentada no princípio de que a saúde física resulta do bem-estar mental e espiritual. Esta terapia conjuga técnicas como a massagem, a aromaterapia e a alimentação, recorrendo, tanto quanto possível, a plantas e a tudo o que a Natureza nos fornece, assim como ao estudo do que faz com que tenhamos equilíbrio energético. O Kitchari é uma das receitas aconselhadas pela Medicina Ayurvedica com o fim de purificar o organismo, ajudando-o a limpar as toxinas que se acumulam e que provocam doenças.

Segundo a Ayurveda, a nossa saúde depende do equilíbrio da nossa energia. Quando não fazemos uma purificação regular do corpo e da mente vão-se acumulando, dentro de nós, energias de baixa densidade e, no caso do corpo, toxinas que fazem com que possamos adoecer.

O Kitchari é uma receita que facilita o emagrecimento porque promove a perda de peso, uma vez que ajuda o corpo a libertar-se das toxinas acumuladas. Deve ser consumida com moderação, mas de forma regular.

 

Esta receita é prática e fácil de preparar. Ela é uma das principais receitas Ayurvedicas e é composta por uma combinação de arroz e lentilhas (ou feijão mungo), à qual se acrescentam outros ingredientes que podem variar conforme o gosto da pessoa.

Acredita-se que esta receita é oriunda da Ásia e já é usada há largas centenas de anos. Cada ingrediente utilizado é escolhido de acordo com as suas propriedades, a fim de equilibrarem aquilo a que a Ayurveda chama os "doshas" e que são as energias básicas que nos compõem. Embora haja várias combinações possíveis, este prato é feito com a conjugação de legumes e vegetais e especiarias que estimulam o funcionamento do organismo.

A base de arroz basmati e lentilhas ou feijão mungo oferece uma boa fonte de proteínas, sendo de digestão fácil e fortalecendo a vitalidade. Alimenta todas as células do corpo e, por isso, este prato é usado como refeição isolada. Para além de ajudar a desintoxicar também contribuir para desacelerar o envelhecimento das células.

 

Como preparar o Kitchari?

- Precisa de:

- 1 copo de arroz basmati 
- ½ copo de lentilhas ou de feijão mungo
- 6 copos de água
- 1 rodela de raíz de gengibre ralada (ou meia colher de chá de gengibre em pó)
- 2 colheres de sopa de ghee (pode usar azeite)
- meio ramo de coentros picados ou em pó
- ½ colher de chá de cominhos em pó ou de sementes de cominhos

- ½ colher de chá de curcuma em pó
- ½ colher de chá de sementes de mostarda preta

- ½ colher de chá de sal (opcional)

- 1 copo e meio de legumes a gosto - brócolos, curgete, cenoura

 

Preparação:

- Lave o arroz e as lentilhas ou o feijão. Pode deixar de molho algumas horas antes de cozinhar, o que melhora ainda mais a digestão, mas não precisa de fazê-lo.

- Coloque uma panela média ao lume. Deite nela a ghee e, assim que aqueça, junte as sementes de mostarda e as sementes de cominho. Quando começarem a estalar, junte todos os restantes ingredientes à excepção dos legumes. Mexa bem e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Acrescente então os legumes e deixe cozinhar até estarem bem cozidos (20 a 30 minutos em lume brando).

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.