Therapies

Faça o seu próprio iogurte: uma opção mais saudável

Fazer em casa iogurte caseiro é uma opção mais saudável e, em certa medida, mais económica, na medida em que, utilizando um litro de leite e um iogurte natural, consegue replicar meia dúzia de iogurtes de qualidade, que são mais saudáveis do que aqueles que compramos e que, para que possam conservar-se por mais tempo, recebem outros conservantes.

Se tiver uma iogurteira (ou um robô de cozinha) saberá, certamente, o procedimento habitual para fazer iogurtes. Para além de esta poder ser uma atividade divertida em família, a preparação de iogurtes caseiros permite que diversifique as receitas, acrescentando fruta , compotas, frutos secos ou mel a seu gosto.

Mas, mesmo que não tenha uma iogurteira, pode aventurar-se a fazer esta receita em sua casa. Deve ter uma panela de pressão, que não vai precisar de ligar, mas que servirá de "estufa" para ativar o processo de fermentação que produz o iogurte.

Tome nota:

- Leve um litro de leite ao lume (de preferência gordo ou meio gordo, mas pode optar pelo leite magro) até ficar morno.

- Retire do lume e junte um iogurte natural que deve dissolver delicadamente no leite.

- Deite o preparado em boiões de vidro previamente esterilizados (pode fazê-lo enchendo-os com água a ferver, que deve retirar e limpar cuidadosamente) e, sem tapar, coloque-os dentro da panela de pressão (ou, caso não tenha, dentro de uma panela que vede bem, ou mesmo dentro do forno, embora o processo não seja tão eficaz) e encha-a com água a ferver até cobrir metade dos boiões (cuidado, não entorne água dentro dos iogurtes!).

- Feche bem a panela e deixe assim ficar por pelo menos 8 horas.

- Passado esse tempo, retire cuidadosamente os boiões, deixe arrefecer, tape-os, e estão prontos a ir para o frigorífico. Convém que os iogurtes estejam no frigorífico pelo menos 3 horas antes de consumir.

 

Alternativa vegetal: como fazer iogurte caseiro vegetal

O processo é bastante idêntico, devendo neste caso utilizar um litro de leite de soja, que deve aquecer. Pode juntar uma colher de chá de ágar-ágar, que ajudará a solidificar, e uma colher de sopa de amigo de milho. Apague o lume antes de o leite começar a ferver e deixe arrefecer até ficar morno. Adicione, então, um iogurte de soja, mexendo sem bater. Deite o preparado em boiões de vidro e coloque-os, destapados, dentro do forno. Deixe ficar por 8 horas pelo menos, sem abrir o forno). Verifique então se o iogurte atingiu a consistência desejada e, caso assim seja, tape os boiões e coloque-os no frigorífico.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.