Astrology

6 de Janeiro - O Dia dos três Reis Magos

Reza a lenda que, no dia 6 de Janeiro, três reis vindos do Oriente chegaram, após uma longa viagem, à manjedoura onde nascera o Menino Jesus. Tinham sido conduzidos por uma estrela mais brilhante que qualquer outra que antes tinham visto. Estes reis, que não se sabe ao certo se seriam reis ou antes sacerdotes, mas eram sem dúvida veneradas autoridades, eram profundos estudiosos das estrelas e dos movimentos celestes, conhecedores dos mistérios do Universo, e por isso foram chamados os três Reis Magos. 

Referidos no Evangelho de São Mateus, os três Reis Magos tornaram-se uma figura importante da celebração do Natal, e é deles que herdámos a tradição de oferecer presentes nesta quadra festiva. Não se refere, na Bíblia, quantos foram nem como se chamavam, mas sabe-se que ofereceram três presentes a Jesus - ouro, que se oferecia aos reis, incenso, conforme se oferecia aos sacerdotes, e mirra, que se ofertava aos profetas - e por essa razão, no século VII a sua história passou a ser contada como sendo os três Reis Magos do Oriente, a quem foram dados nomes e proveniências distintas, para que cada um deles representasse uma das raças conhecidas na altura:

- Belchior, também chamado Melchior ou Melquior - "o meu rei é Luz" - representava a raça branca, europeia, teria cerca de 60 anos, e ofereceu ouro, um metal muito valioso, que simbolizava realeza e virtude. Foi oferecido a Cristo por ele ser Rei de todos os Homens, pois na Antiguidade era um presente que costumava ser dado aos reis.

- Gaspar - "aquele que vai inspeccionar" - seria rei da Índia e teria cerca de 40 anos, representando o povo asiático. Ofereceu incenso, uma resina utilizada para fazer perfumes e em rituais religiosos, que ainda hoje é queimado nas igrejas. Era símbolo de espiritualidade e de oração e representa a missão com que Jesus veio à Terra: espalhar a Fé entre os homens. 

- Baltasar - "Deus manifesta o Rei"- teria cerca de 20 anos, representando a raça africana e tendo oferecido mirra, uma resina muito utilizada na medicina Chinesa para dores reumáticas e problemas de circulação. Na medicina Ocidental é usada em pastas de dentes e desinfetantes da boca. Antigamente valia mais que o seu peso em ouro. Também é utilizada em funerais e cremação. Simboliza o sofrimento de Jesus, que morreu para nos salvar.

Na antiguidade, era costume oferecer-se ouro a um Rei, incenso a um Sacerdote e mirra a um Profeta. Por isso Belchior, de raça branca, ofereceu ouro reconhecendo-Lhe realeza; Gaspar, representando a raça amarela, ofereceu-Lhe incenso, atribuindo-lhe divindade e, finalmente Baltasar, de raça negra, ofereceu mirra que representava a imortalidade.

Os Reis Magos eram homens sábios e virtuosos, com conhecimentos profundos de astrologia. Há muitas interpretações sobre o fenómeno celeste que os guiou até ao local de nascimento de Cristo: poderia tratar-se de um planeta, uma estrela, um cometa... mas a estrela que os conduziu ficou conhecida como a Estrela de Belém, que simboliza a luz que ilumina o nosso caminho no sentido do Bem.

A história dos Reis Magos representa a humildade com que até os mais poderosos Reis se curvaram perante a excelência do Deus Menino, rei de todos os reis da Terra.

Em Portugal, é tradição neste dia comermos o Bolo Rei, um bolo muito rico, enfeitado com frutas cristalizadas e frutos secos e que antigamente continha um pequeno brinde, que traria sorte à pessoa que o encontrasse, e uma fava. Quem comesse a fatia que continha a fava teria de comprar o bolo rei no ano seguinte.

Também existe a tradição de, no Dia de Reis, comer uma romã e cortar a sua coroa, que deve ser guardada juntamente com uma moeda no fundo de uma gaveta, para que o dinheiro nunca se acabe e a casa tenha fortuna. Esta tradição terá raízes pagãs, porque a romã é um fruto associado à fertilidade e, logo, à abundância e à prosperidade.

Hoje siga a tradição: Desfaça a árvore de natal e o presépio, coma bolo-rei e também uma romã, corte a sua coroa e guarde-a no fundo de uma gaveta, até daqui a um ano, para que a fortuna esteja sempre consigo!

Veja também:

 

 

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.