Therapies

Conheça o significado dos símbolos ligados a Nossa Senhora de Fátima

A misteriosa aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos, na Cova da Iria, em Fátima, é um milagre rodeado de mistério e carregado de emoção. Conheça o simbolismo que está associado a cada um dos elementos que ainda hoje são usados para representar a aparição de Nossa Senhora de Fátima.

A Coroa de Nossa Senhora

Nossa Senhora de Fátima tem na cabeça uma coroa que simboliza a sua coroação como Rainha do Céu e da Terra, remetendo ao quinto Mistério Glorioso que faz parte do Terço.

                                                        Veja aqui o que são os Mistérios do Rosário

O Manto e a Túnica Brancos

Nossa Senhora é representada com um manto e uma túnica brancos, que simbolizam a pureza de Maria, e os motivos e o debruado a dourado representam a Igreja  como um todo.

 

As 12 Estrelas

Em algumas imagens Nossa Senhora de Fátima tem 12 estrelas em redor da sua cabeça, que simbolizam os 12 Apóstolos e também a importância da igreja na vida e no coração dos homens.

 

Os raios luminosos

Muitas vezes Nossa Senhora tem uma aura feita de raios luminosos que se desprendem da sua imagem. Eles representam os milagres e graças que serão obtidos através da oração a Maria. A aura de Nossa Senhora relembra o infinito poder da graça de Deus.

 

O Rosário

Nossa Senhora segura nas mãos o terço porque foi esse o seu pedido quando apareceu aos três pastorinhos: Nossa Senhora pediu que se rezasse todos os dias o terço, incentivando-os ao explicar que cada Avé Maria que rezamos é como uma rosa que lhe oferecemos. Desse simbolismo surgiu a designação "rosário", que é composto por três terços, ou seja, 150 Avé Marias.

                                                                        Veja aqui Como rezar o Terço

Os três Pastorinhos

Os três pastorinhos são muitas vezes representados ajoelhados perante Nossa Senhora, por vezes tendo até uma ou duas ovelhas ao seu lado, evocando assim o momento da aparição. As três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta, estavam a pastorear as suas ovelhas quando Nossa Senhora lhes apareceu.

 

A mensagem de Nossa Senhora de Fátima

Da mensagem que Nossa Senhora de Fátima deixou aos três Pastorinhos, destaca-se o pedido insistente para que todas as pessoas rezassem:

“Rezai o Terço todos os dias. Rezai, rezai muito! E fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o Inferno, por não haver quem se sacrifique e peça por elas. Quando rezardes o Terço, dizei depois de cada mistério: Ó meu bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.”

Nossa Senhora de Fátima pediu também que não houvesse mais ingratidão a Deus por parte dos homens:

                            “Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido.”

Conheça também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.