Therapies

Como ter sucesso no trabalho

"Qual a minha atitude perante os meus colegas? Dedico-me o suficiente às tarefas que me foram incumbidas? Sou uma pessoa responsável? Gosto de trabalhar para um bem comum ou dou mais importâncias aos meus objetivos pessoais? Fomento o bom ambiente? Sou educada e cordial? Aceito ordens dos meus superiores com facilidade, ou faço apenas o que me apetece? Sou pontual e assíduo?" As respostas a estas e outras questões vão indicar-lhe o tipo de profissional que é. Vai também conhecer-se melhor a si próprio, estabelecer objetivos e, eventualmente, mudar de atitude. Tenha sempre em mente que se trabalhar arduamente e com dedicação acabará por alcançar o sucesso que almeja.

 

Se está agora a iniciar a sua vida profissional e ainda não escolheu uma profissão, não se preocupe, ter dúvidas é próprio do ser humano. É normal não se ter a certeza absoluta da profissão escolhida, e você não é o único a sentir-se assim. Lembre-se que é preciso experimentar, conhecer melhor, para depois decidir com consciência. Contudo, a escolha correta da profissão pode ser mais simples do que você imagina. Pode começar por procurar conhecer qual é o seu perfil comportamental e quais as suas vocações. Você também possui uma vocação que o pode ajudar na escolha da sua profissão. Para isso, basta questionar-se se é comunicativa, se tem perfil de liderança, se se relaciona facilmente com outras pessoas e se sabe ouvir, se prefere desenvolver uma atividade sozinha, ou pelo contrário, se prefere trabalhar em equipa.

Nem sempre a primeira profissão é a definitiva. Já reparou que a cada ano que passa aprende novas coisas, não só através das tarefas que desempenha, mas também com as outras pessoas? Por isso, em qualquer momento da sua vida pode surgir uma grande mudança e o melhor que tem a fazer é aceitá-la, aproveitando a experiência adquirida para estabelecer novas metas.

Peça ajuda a Deus e aos santos padroeiros que o orientem no seu percurso profissional e lhe concedam coragem e determinação para enfrentar as mudanças que possam surgir na sua vida!

Encontrar trabalho nos dias que correm não é uma tarefa fácil devido à crise mundial que se instalou, que fechou empresas no mundo inteiro, fazendo com que milhares de pessoas perdessem o seu meio de subsistência. Encontrar trabalho não é fácil, mas também não é impossível. Apesar de haver muita concorrência, o segredo é a persistência, por isso, se você está desempregado procure não se deixar abater pela situação. Não baixe os braços, vá à luta. Esteja atento a todas as possibilidades e lembre-se que a procura tem de ser diária e constante. Considere que neste momento a sua profissão é precisamente procurar o emprego que tanto deseja. Enquanto se dedica a esta tarefa, peça a intercessão de Deus nesta sua árdua tarefa!

 

Analise a sua atitude perante o seu emprego, perguntando-se o seguinte:

Desempenho as minhas funções com zelo e responsabilidade? Tenho dificuldade em tomar decisões? Sou capaz de gerir o meu tempo e as tarefas que me foram confiadas? Aceito com facilidade pontos de vista diferentes dos meus? Tenho facilidade em promover a cooperação entre colegas? Estou preparado para reavaliar e reajustar os meus pontos de vista?

Se a resposta a estas questões foi positiva, então está no bom caminho!

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.