Dreams

Como interpretar os sonhos?

Independentemente das teorias de interpretação dos sonhos, uma coisa é certa, a compreensão dos sonhos depende de quem os teve e da sua experiência de vida. O significado genérico dos sonhos deve servir como um guia de orientação, fornecendo algumas indicações que necessitam de um contexto específico. Por exemplo, sonhar que se comanda um barco não tem o mesmo significado para um serralheiro que tem para um almirante!

A interpretação dos sonhos não pode ser feita de forma descuidada, pois exige reflexão e sabedoria. Ao consultar o significado de um sonho, deve ter em conta que, para cada tipo de sonho, há várias interpretações possíveis. Faça a sua própria interpretação, sinta qual foi a sensação que o sonho lhe deixou ao despertar e siga a sua intuição.

Não existe uma teoria única no método de interpretar ou analisar os sonhos, porque estes tanto podem ser expressões de sentimentos ou de desejos reprimidos como projecções dos outros corpos do indivíduo (etéreo, astral, etc.), em que os sonhos aparecem como experiências proféticas e avisos relativos a acontecimentos iminentes. Uma vez que os sonhos se mostram de uma forma simbólica e requerem interpretação, até os reis tinham intérpretes de sonhos! Embora o trabalho e a ajuda destes especialistas seja fundamental, a importância da pessoa que sonha é indispensável, pois é ela quem melhor pode relacionar os símbolos com os aspectos íntimos da sua personalidade.

Aspectos a ter em conta na interpretação de um sonho

Alguns sonhos são o reflexo de experiências vividas no trabalho, na vida afetiva e no dia-a-dia e podem parecer não ter qualquer significado específico. Nestes casos, em que não há uma explicação bem definida, recomenda-se:

a repetição do relato do sonho, dando atenção às palavras e situações que sejam diferentes, pois nelas é possível que se encontre o significado do sonho;

- a análise dos sonhos anteriores, porque os sonhos são a revelação da personalidade de cada indivíduo.

- que seja paciente, pois a interpretação dos sonhos leva tempo a ser compreendida.

 

Pode dar-se o caso em que a interpretação do sonho não é do seu agrado por considerar que não tem nada que se relacione com a sua personalidade, pois o sonho pode evidenciar sentimentos que desconhece. A frase de Freud “Todo o sonho é a expressão de um desejo inconsciente” foi muitas vezes vítima de más interpretações. Sonhar com a morte da mãe não significa que se deseje que algo de horrível lhe aconteça. Significa, sim, que a pessoa que teve o sonho pode ter um problema afetivo mal resolvido, atribuindo a responsabilidade desse problema à sua relação com a mãe. Compete a cada pessoa a descoberta dos motivos que conduziram a um determinado sonho, mas sem se deixar influenciar pelo seu significado imediato. Os sonhos podem, também, revelar situações que já antes vivemos, ajudando-nos a resgatar memórias esquecidas.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.