Astrology

Como estão os astros em Setembro 2020?

Setembro é um mês dominado pela energia do Sol em Virgem, que nos impõe maior rigor e pede prudência e contenção. Estamos mais voltados para nós próprios e mais preocupados com as situações que não podemos controlar, sendo um período favorável ao desenvolvimento de novas competências, a aprendizagens e a tudo aquilo que possa deixar-nos mais fortes e mais capazes.

Setembro é o nono mês do ano, e a energia do número 9 está sempre associada ao amadurecimento e ao completar de ciclos. A Carta de Tarot número 9 é a carta O Eremita, que nos fala de introspeção como forma de ganhar maior conhecimento. Este mês é, de facto, propício à reflexão e à ponderação, obrigando-nos a abrandar o ritmo, à medida que o Verão se despede e o Outono se aproxima, e a avaliar as nossas ações, organizando melhor as nossas rotinas e a nossa vida, para que possamos avançar de forma mais segura, ainda que seja mais lenta. O Eremita traz na mão uma lanterna, lembrando-nos que há dentro de nós uma luz que nos serve de guia e que nunca se apaga, sejam quais forem as situações com que nos deparamos.

O mês de Setembro começa sob a influência da Lua Cheia em Peixes, que ocorre no dia 2. Esta Lua Cheia tem uma forte carga espiritual, deixando-nos mais introspetivos. Peixes tem uma forte conexão ao mundo do inconsciente, a tudo aquilo que sentimos e intuímos, mesmo que não compreendamos de forma racional. Esta Lua Cheia oferece-nos a oportunidade de conexão com o mais íntimo de nós, permitindo-nos compreender melhor qual é o sentido da nossa vida, aquilo que nos move, o que nos faz sentir mais próximos de quem na verdade somos. É uma excelente Lua para fazer pedidos ao Universo, para estarmos mais tempo a sós com os nossos pensamentos, para procurarmos também estar mais com quem amamos e com tudo aquilo que anima o nosso coração. Podemos receber mensagens do Universo ou dos nossos guias espirituais e Anjos protetores, pois estamos mais despertos para as suas mensagens. 

Uma vez que no final de Agosto Marte formou uma poderosa quadratura com Saturno, e que esse aspeto influencia a nossa energia durante o resto do ano, é natural que nos sintamos ainda um pouco tensos e até perdidos, pois a Lua Cheia amplifica os sentimentos e, já que Marte em quadratura a Saturno torna mais vívidas as limitações e acentua as preocupações, é provável que estejamos mais vulneráveis e inquietos. Nesse sentido, este período requer que tenhamos mais paciência connosco mesmos e com os outros, que sejamos mais compreensivos e compassivos, especialmente por volta do dia 9, quando Marte fica retrógrado. Marte continua no signo Carneiro, o que faz com que a sua energia seja mais intensa e até explosiva. Marte retrógrado faz-nos repensar as nossas ações e avaliar até que ponto estamos a investir a nossa energia naquilo que de facto é mais benéfico para nós, no que nos conduz ao que sonhamos, no que se materializa em algo que realmente queremos ou se, pelo contrário, estamos apenas a lutar "contra moinhos de vento", desperdiçando energia sem a utilizar de forma útil. Marte fica retrógrado a cada dois anos e, por isso, esta retrospetiva pode incidir especialmente sobre projetos e situações que temos vindo a desenvolver desde há dois anos para cá.

Vénus entra em Leão no dia 6, e isso pode deixar-nos também mais efusivos em relação aos nossos sentimentos, fazendo com que nem sempre sejamos capazes de agir de forma refletida e ponderada. Pode ser um período propenso a paixões, mas elas não terão uma boa consistência e podem até ser-nos prejudiciais. Marte retrógrado em Carneiro e Vénus em Leão deixam-nos mais à mercê do ego, fazendo-nos agir muitas vezes por orgulho ou por capricho, sem termos capacidade de discernir o que é melhor para nós ou medir as consequências das nossas escolhas.

Temos, como ajuda, Mercúrio em Balança, a partir do dia 5, o que nos traz maior agilidade mental e que nos ajuda a encontrar soluções mais flexíveis e que possam satisfazer melhor os interesses de todos. Mercúrio em Balança deixa-nos mais diplomáticos e benevolentes, ajudando-nos a usar as palavras da melhor forma, para passarmos a nossa mensagem sem magoarmos (tanto quanto possível) ninguém.

A 12 de Setembro Júpiter deixa de estar retrógrado, e isso também nos traz uma renovada confiança, pois ajuda-nos a ter uma visão mais clara sobre aquilo que precisamos de fazer para avançar. A vida profissional pode ganhar um novo impulso nesta altura, assim como as questões financeiras que temos para resolver. Júpiter direto deixa-nos mais confiantes nas nossas capacidades e otimistas quanto ao futuro, o que por sua vez faz com que estejamos mais atentos às oportunidades e sejamos capazes de as aproveitar na altura devida.

No dia 17, a Lua Nova em Virgem ajuda-nos a ter mais ponderação e rigor, pois este signo é bastante analítico e consegue ter uma ideia precisa em relação a tudo o que afeta uma situação, o que por sua vez nos permite dar passos mais consistentes e ter uma ação mais focada nas nossas metas. Este período é ideal para pôr a nossa vida em ordem e para fazer mudanças nas nossas rotinas, de modo a que elas nos ajudem a ter maior equilíbrio e bem-estar. A Lua Nova em Virgem também incide de forma especial sobre a saúde, sendo essa uma das maiores preocupações deste período (e deste ano!). Ela ajuda-nos, no entanto, a ter maior consciência das nossas capacidades e a encontrar dentro de nós aquilo de que precisamos para fazer face às situações que nos afligem. 

Logo depois da Lua Nova, no dia 22, ocorre o Equinócio do Outono no Hemisfério Norte, que marca um período de equilíbrio entre as horas de luz solar e a noite. O Equinócio traz-nos a compreensão de que tudo precisa de ser melhor equilibrado na nossa vida, e de que a melhor maneira de superar os obstáculos consiste em fortalecer as nossas defesas e procurar sempre aquilo que nos traz paz, serenidade e harmonia.

Esta é, de resto, também a energia trazida pela entrada do Sol em Balança, no mesmo dia, que nos faz agir com maior sentido de justiça e racionalidade, ajudando-nos a gerir melhor a emoção em equilíbrio com a razão, procurando o que é mais correto e o que pode trazer-nos maior segurança, mesmo que não seja, de imediato, o que mais satisfaz os nossos desejos.

O final do mês torna-se mais intenso e deixa-nos mais assertivos e decididos, pois Mercúrio entra em Escorpião no dia 27 e Saturno deixa de estar retrógrado a 29. As nossas ações começam a ser mais firmes, deixamo-nos de impasses e começamos a trabalhar afincadamente na conquista daquilo que queremos alcançar ou modificar, acelerando as situações à medida que nos aproximamos da Lua Cheia em Carneiro, a 1 de Outubro.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Gostou deste texto? Partilhe-o nas redes sociais, basta clicar nos botões aqui em baixo:

Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.