Astrology

Como estão os astros em Janeiro 2021?

 

Depois de um ano 2020 tenso e intenso, o novo ano começa com maior leveza mas, ainda assim, um forte clima de instabilidade. Conheça os principais movimentos planetários e daiba de que maneira eles afetam a energia dominante no mês de Janeiro.

Ao contrário do que aconteceu nos últimos três anos, Janeiro de 2021 não tem nenhum eclipse: afinal de contas, 2020 teve mais dois eclipses do que é habitual e já nos confrontou com tantas informações novas que, agora, é tempo de processar aquilo que temos em mãos. Este ano começa sob a forte influência da Grande Conjunção entre Júpiter e Saturno em Aquário e, à medida que os dois planetas lentamente progridem por este signo, é esta energia que vai trazendo uma confiança renovada ao nosso dia-a-dia. Aquário é o signo que desafia as convenções e que não teme experimentar o que desconhece. Enquanto a Humanidade começa a encontrar na vacinação a primeira esperança em controlar a pandemia que mudou as nossas vidas, existe ainda uma forte insegurança e muitas dúvidas quanto ao que será o nosso futuro. Seja qual for o nosso signo, todos somos influenciados pela energia de Aquário, que nos impele a procurar no coletivo, nos esforços conjuntos, nas tecnologias, nas descobertas e nas inovações as soluções de que precisamos, não só para lidar com a pandemia como para fazer face a um clima constante de instabilidade nas nossas vidas.

Aquário origina também novas necessidades de expressão individual e pode ajudar-nos a definir melhor os nossos limites, o que tende a dissolver acordos antigos ou a romper com compromissos que já não tinham qualquer significado. Para além de Júpiter e de Saturno, que têm ainda um longo papel a cumprir em Aquário, também Mercúrio se encontra neste signo a partir do dia 8 de Janeiro e, como este planeta governa a atividade mental, esta posição é favorável ao desenvolvimento e às descobertas científicas, assim como à resolução de problemas antigos, à escala individual. Qualquer questão que precisa de ser resolvida na sua vida pode ganhar agora uma nova perspetiva, já que será mais fácil abordar as situações de forma inovadora e experimentar outro tipo de soluções. 

Pode haver, ainda assim, surpresas inesperadas e nem sempre fáceis de gerir, porque a energia de Aquário, signo de Ar, é bastante inconstante: tudo o que não está bem precisa de ser questionado e, numa constante busca de soluções, experimentado. Este mês pode, pois, favorecer o esclarecimento de situações e as mudanças, talvez abruptas, mas necessárias, em vários domínios.

Marte, o planeta das pulsões e das paixões, entra em Touro logo no dia 6, juntando-se a Úrano a meio do mês, o que também pode trazer dias explosivos a algumas pessoas. Poderá haver conflitos inesperados, tensões que se adensam e ações que, sendo até assustadoras porque muito impulsivas, serão necessárias para que uma nova ordem, mais sólida, seja criada. 

Enquanto o Sol lentamente se aproxima de Aquário, onde entrará no dia 19 de Janeiro, Vénus vai avançando em Capricórnio logo a partir do dia 8, o que deixa as nossas emoções um pouco "em banho maria". Este mês as fases lunares são também mais propensas a um certo distanciamento emocional das situações, com a Lua Nova em Capricórnio, no dia 13, que nos ajuda a pôr o foco nas metas materiais e na necessidade de encontrar uma nova base de segurança, num período em que tantas pessoas são confrontadas com mudanças e com instabilidade na sua vida financeira. No dia 28 de Janeiro, a Lua Cheia em Leão vem trazer força e fulgor aos nossos propósitos, dando-nos mais coragem para fazer ouvir a nossa voz e para lutar por aquilo que ambicionamos.

No dia 11, Júpiter forma um aspeto harmonioso com Quíron e isso pode dar-nos um novo fôlego para superar mágoas antigas e para avançar com a nossa vida em relação a aspetos nos quais nos encontrávamos paralisados.

Úrano, que, além de estar em Aquário tem estado retrógrado, ficará direto no dia 14, e isso pode trazer também um impulso positivo bastante favorável, ainda que também potencie as revoltas, conflitos e manifestações nem sempre ponderadas.

No dia 17 Júpiter forma uma quadratura a Úrano, um aspeto que será bastante significativo e que, sendo tenso, pode fazer com que despoletem conflitos e tensões.

Se tem tendência para a impulsividade ou sente que a sua vida está muito instável, seja mais prudente a meio do mês, porque pode haver desenvolvimentos inesperados, com consequências nem sempre desejáveis.

O mês de Janeiro tende a ser um mês de avanços e de ação rápida, com possibilidade de resolução inesperada de situações e com mudanças abruptas. No dia 30, porém, Mercúrio fica retrógrado, trazendo um certo abrandamento às situações, que abre caminho para um mês de Fevereiro mais ponderado.

 

A título de curiosidade, saiba que o nome Janeiro deriva do Latim Janus que, na cultura romana antiga, era o deus dos portais e dos começos, assim como do nascer e do pôr do sol. Janeiro significa, assim, na sua etimologia, "portal", "arcada". Este é o mês que nos traz sempre um novo ano e, com ele, a possibilidade de agir de forma diferente e assim construirmos um presente diferente para cada um de nós em particular e para a Humanidade em geral. Faça, pois, deste Janeiro, um portal para uma realidade mais feliz na sua vida.

 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.