Carta 4 de Ouros

O número 4 está associado à estabilidade mas, regra geral, as quartas cartas de cada naipe surgem como advertências contra o orgulho e a ambição desmedida. O 4 de Ouros representa alguém que, por ter receio de perder o que conquistou com tanto esforço, se mantém demasiado agarrado às suas posses e conquistas, podendo facilmente incorrer em atitudes egoístas e narcissistas. Embora esta carta represente também os bons resultados que se conquistam através dos projetos desenvolvidos, ela não deixa de ser um sinal de aviso. Afinal, quem tudo quer tudo perde.

Esta carta está diretamente relacionada com o campo material e com os aspetos financeiros que afetam o desenrolar de uma situação. Pode também representar o apego às próprias opiniões e a teimosia e falta de flexibilidade. 

Quando esta carta sai numa tiragem, ela chama a nossa atenção para a necessidade de procurar entender os pontos de vista dos outros, olhando para lá dos nossos interesses pessoais. Adverte-nos para que não sejamos demasiado retrógrados nem casmurros, indicando que os nossos projetos estão bem encaminhados, mas que precisamos de adotar uma postura mais flexível em relação a eles.

O 4 de Ouros é uma carta que mostra uma tendência positiva, desde que saibamos adaptar melhor a nossa postura e fluir com as situações. Se nos mantivermos fechados sobre nós próprios acabaremos por desperdiçar oportunidades preciosas.

No amor, o 4 de Ouros revela egoísmo e falta de maturidade. Pode indicar alguém que, por sentir-se inseguro, se torna demasiado inflexível ou mesmo possessivo. O medo de sentir-se abandonado e a necessidade de controlar todas as situações estão a condicionar as atitudes da pessoa, deixando-a desconfiada e retraída.

A nível de saúde, esta carta pode indicar teimosia que faz com que a pessoa não siga os tratamentos médicos de que precisa, ou uma atitude demasiado rígida que causa tensão muscular e dores nos ossos, ou até problemas de coluna. Quando esta carta sai num lançamento sobre saúde é aconselhável que a pessoa descontraia mais, falando abertamente com o seu médido e com quem lhe é mais próximo, facilitando desse modo a sua recuperação. É a sua atitude fechada e retraída que está a impedir a sua cura. 

A nível profissional e financeiro esta carta é positiva, apontando para a estabilidade e para a segurança obtida graças aos esforços e ao empenho investidos pela pessoa. Contudo, o 4 de Ouros lembra que apenas ao partilhar o que temos podemos multiplicar o que recebemos, advertindo contra a ganância e o egoísmo. É necessário unir esforços com as outras pessoas e encarar o que temos com algo que não nos pertence em sentido absoluto, sendo-nos apenas concedido para que o possamos partilhar também com os outros. 

Conheça o significado dos outros Arcanos Menores do Naipe de Ouros

 

Aprenda a ler o Tarot num Workshop no Centro Maria Helena.*

* Todas as assistentes do Centro Maria Helena são formadas pela Dra. Maria Helena.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.