Therapies

Alimentos que ajudam a evitar o mau hálito

O uso obrigatório de máscara em locais públicos faz com que algumas pessoas se apercebam mais facilmente que estão com mau hálito. A halitose deve ser acompanhada e tratada por um médico, até porque pode indicar problemas de saúde mais sérios. Ainda assim, existem alguns cuidados que pode ter para evitar o mau hálito, e alguns alimentos que contribuem para que ele desapareça.

De um modo geral, o mau hálito pode surgir devido a condições especiais de saúde e à tendência para uma acumulação de bactérias na boca (nomeadamente na parte superior da língua). Existem pessoas que têm maior propensão natural para que isso aconteça, ou podem estar a sofrer de outro problema de saúde que causa essa reação no organismo. É sempre importante consultar o dentista para que possa identificar algum problema ou, caso necessário, o seu médico assistente.

A primeira medida a tomar é ser mais cuidadoso com a higiene oral, usando fio dentário e elixir bucal e lavando sempre os dentes após as refeições e antes de ir dormir. Muitas vezes as bactérias que provocam mau hálito estão alojadas na língua, pelo que é particularmente importante escová-la utilizando um limpador próprio. Há pessoas que, devido ao facto de respirarem sobretudo pela boca enquanto dormem, acordam frequentemente com mau hálito, já que a boca seca. Mesmo durante o dia, ter a boca seca pode provocar mau hálito. Assim, a segunda medida a tomar para evitar que isto aconteça consiste em manter-se sempre bem hidratado, bebendo água várias vezes ao dia.

Em terceiro lugar, há que ter em conta que algumas substâncias potenciam o mau hálito. É o caso do tabaco, da cafeína e do açucar. Por isso, se é fumador, se bebe cafés com frequência (e, especialmente, se não lava os dentes de imediato) ou se come muitos doces, há fortes probabilidades de sofrer de mau hálito. Alguns medicamentos podem também fazer com que o hálito se altere, portanto se toma medicação deve redobrar ainda mais a atenção à higiene oral.

Por último, há alimentos que tendem a provocar mau hálito. Embora sejam saudáveis e indispensáveis ao nosso organismo, depois de os ingerir deve ter um cuidado acrescido com a higiene da boca. Estes alimentos são o alho, a cebola, peixe, ovos, assim como os pratos muito condimentados. Um bom truque consiste em conciliá-los, dentro do possível, com outros alimentos que ajudam a evitar o mau hálito - e, claro está, lavar muito bem os dentes assim que terminar a refeição.

Uma alimentação equilibrada é fundamental - até porque estar muitas horas sem comer também pode provocar mau hálito.

 

Alimentos que ajudam a evitar o mau hálito:

1 - Alimentos ricos em vitamina C

De um modo geral, os frutos e legumes ricos em vitamina C são bons aliados para combater as bactérias que provocam mau hálito. Beber um sumo de limão (que não é o mesmo que uma limonada) ou de laranja é uma boa ajuda, assim como comer morangos, papaia ou kiwis no final da refeição. O sumo de limão é especialmente eficaz, tendo um forte poder de limpeza e desinfeção da boca. 

2 - Alimentos de consistência estaladiça

É sabido que as maçãs são uma das melhores aliadas no combate ao mau hálito. Trincar uma maçã é uma boa opção para fazer um lanche sem comprometer o hálito. O mesmo acontece com a cenoura crua. Pode, também, ingerir saladas com pepino e pimento, outros dois alimentos que ajudam a evitar o mau hálito. Todos devem ser ingeridos crus e com casca - eles limpam de forma natural os dentes, evitando que se acumulem bactérias.

3 - Ervas frescas

Acompanhar a refeição com ervas frescas ajuda a combater o mau hálito, para além de contribuir para purificar o seu organismo e de ajudar a fazer a digestão. Pode, também, mastigá-las entre refeições, se assim desejar. A salsa, a hortelã, os coentros e o alecrim são ideais para o fazer.

4 - Gengibre cru

Embora deva ter em conta que o gengibre acelera o metabolismo e tem tendência excitante, pelo que deve evitá-lo à noite, mastigar gengibre cru ajuda a manter o hálito fresco. Misturar uma ou duas rodelas de gengibre cru com água morna e sumo de limão e bochechar diariamente com esta solução é uma boa mezinha caseira para minimizar o mau hálito.

5 - Erva doce

As sementes de erva-doce contêm um óleo com propriedades antibacterianas, que ajuda a eliminar as bactérias da boca. Por outro lado, estas sementes também facilitam a digestão e ajudam a limpar naturalmente os dentes.

6 - Iogurte natural

Deve sempre optar por iogurtes naturais com lactobacilos e com poucos açucares adicionados, sendo, nesse caso, um alimento especialmente benéfico para a saúde - e para o hálito. Ingerir diariamente este alimento contribui para reduzir os níveis de gás sulfídrico no organismo, o qual se carateriza pelo mau odor e que é uma das causas para o mau hálito.

7 - Chá de boldo e chá verde

Os chás contribuem para melhorar o processo digestivo e, no caso especial no chá de boldo, ajudam a melhorar o hálito. O chá verde pode ser tomado como alternativa ao café, evitando o odor que este deixa na boca.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.