Therapies

A sua assinatura pessoal

Na Grafologia, a assinatura assume um papel especialmente importante, pois é a “marca” única que distingue cada pessoa. Todos os documentos importantes têm de ser assinados, precisamente por ser a assinatura aquilo que firma o compromisso, sendo a confirmação de que “aquela” pessoa concorda com o que foi decidido. A assinatura revela, também, de que forma pretendemos ser vistos pelos outros, pois é o traço gráfico que escolhemos para nos representar.

 

Como assina?

Numa assinatura, a primeira e a última letras são especialmente importantes. A primeira porque indica como encara os novos desafios e a última porque é a letra que desenhamos de forma mais inconsciente e automática, revelando o nosso eu mais íntimo. Quanto maior e mais larga for a letra, mais orgulhosa e impulsiva a pessoa é. Uma letra muito estreita é característica de alguém fechado e introvertido. 

 

- Uma pessoa que tem uma assinatura que não se consegue perceber demonstra que para ela a privacidade é muito importante, não gostando que a sua identidade seja facilmente identificada. 

- Assinaturas com muitos floreados e pormenores pertencem geralmente a pessoas com forte poder analítico, dando muita importância a todos os pormenores e sendo reservadas e prudentes.

- Quando a assinatura possui desenhos infantis a pessoa recusa-se a crescer, revelando falta de maturidade.

- Se a assinatura se inclina para cima, mostra alguém otimista e que confia nos outros, com espírito aventureiro e que procura constantemente superar os seus próprios limites. Quando a assinatura é ascendente e finalizada por um ponto, a pessoa é autoconfiante e não depende de ninguém, tem os pés bem assentes na terra e apenas promete aquilo que sabe que pode cumprir.  

- Quando a assinatura se inclina para baixo, a pessoa tem uma postura pessimista, sendo retraída ou estando a atravessar um período da sua vida em que não acredita em si própria. 

- Uma assinatura em linha reta revela uma personalidade equilibrada mas com grande força de vontade e determinação para ir atrás das suas metas. 

- Se a pessoa “risca” o nome com um traço ou um rabisco pode ter complexos e medos que não é capaz de assumir, sentindo-se inferior aos outros ou sendo demasiado dependente.

- Quando a pessoa assina apenas com o primeiro nome, é muito apegada à sua família. Quando assina com a inicial do primeiro nome e com o apelido, dá forte importância à carreira. Se assina com o nome e o apelido, sabe equilibrar bem a esfera privada e a vida profissional. Se assina com o nome e o apelido do meio, tem uma forte ligação à mãe. Se escolhe assinar com o primeiro e o segundo nome tem tendência para fazer tudo à sua maneira, sem esperar que os outros a ensinem ou lhe digam o que fazer. Uma pessoa que assina apenas com iniciais é vaidosa e não perde tempo com rodeios. Iniciais acentuadas denotam egocentrismo.  

- Alguém que muda frequentemente de assinatura demonstra ter uma personalidade rebelde, não aceitando submeter-se às convenções. Com um forte espírito artístico, precisa de estar constantemente a combater a rotina.

 

Pormenores importantes:

- Quando a pessoa coloca um ponto ou um traço no final da assinatura, gosta de manter uma certa distância em relação aos outros, firmando bem os seus pontos de vista.

- Uma assinatura cheia de formas angulosas pode denotar mágoas ocultas. Se for confusa e difícil de entender, pode denunciar alguém que se sente inferior e procura atacar os outros como forma de se esquivar a assumir os seus erros.

- Uma assinatura rematada por uma linha curva à direita revela magnetismo e charme pessoal.

- Uma assinatura desenhada com letras largas é própria de alguém que quer ir longe na vida, tem uma personalidade sociável e gostava de correr o Mundo.

- Quando as letras são mais altas do que largas existe a propensão para o egoísmo e a presunção, com um certo sentimento de superioridade.

- Quando os traços são regulares e constantes, a pessoa é persistente e não desiste perante as dificuldades, tem objetivos bem definidos e procura sempre alcançá-los.

- Se a assinatura é irregular existe a propensão para a impulsividade e a indefinição quanto às metas, sendo própria de alguém inconstante.

- A pessoa que tem uma assinatura arredondada tem um espírito generoso, mas se a assinatura tiver anéis fechados a pessoa tende para o egoísmo.

- Uma assinatura com letras altas é própria de uma pessoa ativa.

- A pessoa que eleva o primeiro traço da sua assinatura tem um grande orgulho em si própria, enquanto aquela que assina com todas as letras do mesmo tamanho é mais modesta e retraída. Uma pessoa que escreve apenas uma ou duas letras, arrastando o resto da assinatura em traços horizontais, tende a ser distraída.

 

 

Fique a saber que…

As pessoas que assim com maior lentidão são mais sonhadoras.

Aqueles que assinam com ritmo e rapidez têm um raciocínio vivo e facilidade de comunicação.

As pessoas impulsivas assinam de forma rápida mas irregular, sem ritmo constante.

 

Para além do formato geral da assinatura, deve ter em atenção o sítio em que a pessoa escolhe assinar, em relação ao resto da folha e em relação ao texto (atenção, a posição da assinatura deve ser analisada apenas quando é dada à pessoa a liberdade de escolher o sítio onde pode assinar, não havendo um sítio designado para o fazer). 

As pessoas que assinam à direita demonstram facilidade social, comunicando claramente as suas ideias e pontos de vista, sabendo entrar em harmonia com o que as rodeia. 

Quando a assinatura é posicionada à esquerda a pessoa tem um forte apego aos seus bens e tem propensão para o materialismo, não confiando facilmente nos outros. Se estiver quase colada ao texto a pessoa não se sente confortável em relação ao que assinou. 

Uma assinatura centrada revela que a pessoa concorda em pleno com aquilo que está a assinar. 

Quando a assinatura é feita por cima do texto a pessoa demonstra não ter respeito por aquilo que assinou, considerando-se de algum modo superior. Pode indiciar uma personalidade demasiado dominadora ou ambiciosa.

Se a pessoa assina antes do texto, no cabeçalho da página, demonstra desconfiança e dificuldade em aceitar o que está a assinar, podendo ter uma postura algo conflituosa em relação à questão que é tratada no documento.

 

Em algumas situações, em que temos pressa ou necessidade de assinar muitos documentos, fazemos apenas uma rubrica. Este traço rápido contém em si ainda mais significado, pois é a forma como escolhemos condensar a nossa identidade. O formato que a rubrica assume denuncia traços importantes da personalidade.

- Se for quase em linha reta, indica frieza ou indecisão, sendo típica de alguém que não sabe definir bem aquilo que quer.

- Apenas uma inicial, mas bastante floreada, pertence a uma pessoa com grande vaidade mas que tem tendência para pensamentos megalómanos.

- Uma inicial simples denuncia um espírito prático, que analisa o que tem de ser feito, mas que reprime os seus instintos mais básicos.

- Se a rubrica forma uma cruz, a pessoa é muito introvertida e procura proteção familiar, duvidando do que outros lhe dizem.

- Quando a rubrica é descendente, a pessoa é muito influenciável em relação ao que a rodeia.

- Uma rubrica em ziguezague é característica de alguém com um temperamento instável e muito nervoso.

- Quando a rubrica forma um círculo, a pessoa adapta-se ao que a envolve para ser aceite, assumindo uma postura defensiva em que se esconde por falta de confiança em si mesma.

Veja também:

 

 

 

 

 

 


Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.