Saints and Prayers

A mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2017

No início desta Quaresma, que começa no dia 1 de Março, o Papa Francisco emitiu a sua mensagem para todos os fiéis, num texto intitulado "a Palavra é um dom. O outro é um dom." As suas sábias palavras dão o mote para este período de reflexão que agora se inicia: “Cada vida que vem ao nosso encontro é um dom e merece acolhimento, respeito, amor. A Palavra de Deus ajuda-nos a abrir os olhos para acolher a vida e amá-la, sobretudo quando é frágil”.

O Papa explicou, na sua mensagem para este ano, que a Quaresma é "um caminho de esperança". Ela é exigente, "como o amor é exigente", mas é dessa esperança que se contrói um caminho de liberdade, seguindo os ensinamentos de Jesus, para nos libertarmos da "escravidão". Esta escravidão relaciona-se com o dinheiro, e com o uso errado que dele fazemos, deixando-nos subjugar pelos interesses egoístas e materialistas, negligenciando a importância da vida - da nossa, e de todas aquelas que de algum modo se cruzam no nosso caminho. 

O Papa usa a história bíblica de Lázaro para nos fazer refletir sobre a importância do valor que as outras pessoas devem ter na nossa vida, porque o têm, efetivamente:

“Lázaro ensina-nos que o outro é um dom. A justa relação com as pessoas consiste em reconhecer com gratidão o seu valor. O próprio pobre à porta do rico não é um empecilho importuno, mas um apelo a converter-se e a mudar de vida”.

Assim, este ano o Papa Francisco apela a que aproveitemos o período da Quaresma para fazer a devida reflexão, oração e penitência e, de forma consciente, darmos mais valor a quem precisa de nós, fazendo deste período um recomeço de vida.

A penitência e as provações que fazem parte da Quaresma têm como fim a fortificação do caráter e, sobretudo, a firmeza da Fé. Não representa um fim, mas a oportunidade de renascer em Cristo.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.