Therapies

A higiene espiritual é essencial!

Assumindo que tem as condições básicas de sobrevivência, com certeza não imagina sentir-se bem se passar dias sem tomar banho, sem lavar o cabelo e os dentes, sem vestir roupa lavada... Assim como a higiene é um cuidado diário que tem com o seu corpo e que é essencial ao seu equilíbrio e bem-estar, também a higiene espiritual é fundamental para que possa estar bem.

Somos muito mais do que o corpo físico que temos: todos nós somos, em primeiro lugar, feitos de energia. Por isso sentimo-nos cansados e pesados quando a nossa energia está mais em baixo. E as pessoas que descuram a sua higiene espiritual e seguem a sua vida sem ter cuidados com a sua energia frequentemente entram em situações de desgaste, que por sua vez provocam esgotamento mental, cansaço e até doenças físicas, problemas nas relações com os outros e situações que se manifestam como desequilíbrios. Os aparelhos avariam, os objetos partem-se, as oportunidades perdem-se, a lista de azares que parecem vir ao nosso encontro avolumam-se.

Para evitar que isto suceda, é essencial manter uma higiene espiritual cuidada. Como fazê-lo?

Em primeiro lugar, a palavra de ordem é equilíbrio. Não precisa de estar a tomar banhos de limpeza nem a defumar a sua casa a toda a hora - mas quando sente que está exposto a uma situação que drena a sua energia, deixando-o desvitalizado, é essencial repôr de imediato os níveis de energia positiva.

O cuidado com a sua energia passa por hábitos de vida diários que são fáceis de pôr em prática:

- afastar-se de situações, pessoas, notícias e contextos que o deixam incomodado, em baixo, desanimado.

- ter o cuidado de fazer diariamente alguma coisa que o ajude a sentir-se bem, e que pode ser algo tão simples como ouvir uma música alegre ou dançar sozinho em casa durante alguns minutos.

- a prática diária de exercício físico adequado à sua condição é benéfica para a sua saúde física e mental mas também ajuda a restabelecer o seu equilíbrio energético;

- abster-se de substâncias como o álcool, o tabaco, a cafeína e outras que sugam a sua força vital é essencial, mesmo que não prescinda delas deve sempre consumi-las com moderação;

- o seu corpo precisa de descanso diário e o mesmo acontece com a sua mente: dormir as horas necessárias para poder realmente descansar é fundamental para que a sua energia se mantenha em alta. Quando dormimos mal tudo o que é negativo afeta-nos muito mais e mais facilmente;

- uma alimentação saudável e equilibrada, rica em alimentos que forneçam vitaminas, sais minerais, e também a quantidade de proteínas e hidratos de carbono de que o corpo necessita é imprescindível para que possa estar bem.

 

Para além destas rotinas saudáveis, certos cuidados básicos são essenciais para manter a sua energia em boa forma:

- limpe com regularidade a energia do espaço onde vive, pois ela afeta-o diretamente. É conveniente defumar a sua casa uma vez por mês, limpando bem todos os cantos e áreas menos utilizadas, pois são os lugares onde a energia densa tende a acumular-se;

- crie o hábito diário de acender uma vela ou um pau de incenso ao final do dia, para purificar a sua energia. Lembre-se, no entanto, que as curas só são benéficas se fizerem sentido para si e se fizerem com que se sinta bem. Acender um pau de incenso se não gosta do cheiro é contraproducente! Pode optar por queimar um pouco de essência, por exemplo de alfazema, diluída com água;

- abra todos os dias as janelas de sua casa, mesmo que viva numa cave. É essencial renovar a energia do espaço onde vive, pois só através da renovação de energias é possível desbloquear a sua vida e fazer com que a energia flua continuamente;

- a Natureza é a melhor fonte energética que existe. Tanto quanto possível, faça caminhadas e dê passeios em espaços verdes ou à beira-mar. Nos dias em que se sente mais tenso ou cansado esta cura é ainda mais importante;

- não acumule tensão. Sempre que não se sentir bem encontre alguma forma de se libertar da energia que o deixa cansado. Pode fazê-lo através de uma atividade que o ajude a descomprimir, que tanto pode ser o exercício físico como um passatempo mais relaxante, como pintar, bordar ou ler. Lembre-se que os aparelhos eletrónicos, por mais tentadores que sejam como forma de passar o tempo, também consomem a nossa energia positiva. Por isso, ponha o telemóvel ou a televisão de parte durante uma hora e utilize esse tempo para outro tipo de atividade, nem que seja confeccionar um prato de que gosta ou simplesmente deitar-se a relaxar no sofá.

- pratique meditação. Não é nada difícil meditar, nem precisa de o fazer durante muito tempo. Em termos gerais, basta sentar-se com as costas direitas, numa posição confortável, com as plantas dos pés bem assentes no chão e as mãos pousadas sobre as pernas. Semicerre os olhos e, durante 5 minutos pelo menos, não pense em nada. Preste toda a sua atenção à sua respiração, não faça qualquer esforço para apagar os pensamentos que vêm de forma natural à sua mente. Limite-se a manter o foco na respiração. Inspire e expire, de forma lenta e profunda. 

- tome chás de ervas. As plantas possuem notáveis propriedades terapêuticas e os seus benefícios são notórios sobre a nossa saúde e também como forma de manter o equilíbrio energético. Beber diariamente um chá morno de uma planta adequada às suas necessiades (há chás relaxantes, outros energizantes, anti-depressivos ou que ajudam a melhorar o seu bem-estar geral) ajuda o seu corpo a manter uma rotina de equilíbrio diário.

 

Assim como deve limpar com regularidade a energia da sua casa, deve fazer o mesmo em relação a si próprio. Tome um banho de limpeza energética uma vez por mês pelo menos ou, de forma consistente e se isso fizer com que se sinta bem, uma semana. Basta colocar um litro de água ao lume, deixar ferver e juntar algumas ervas especiais de proteção, tais como alecrim, arruda (não use esta planta se estiver grávida), salva, alfazema, ou outra da sua preferência. Deixe ficar 15 minutos em infusão, coe e junte 3 punhados de sal grosso. Tome um duche e, no final, derrame esta mistura do pescoço para baixo. Esta prática vai ajudá-lo a manter a sua energia limpa.

- Tenha em sua casa cristais, sendo que o ideal será ter cristais maiores em casa, cristais em gruta, cristais de selenite ou outros que sejam atrativos +ara a sua energia. Os cristais purificam de forma natural a energia do espaço onde se encontram. Deve ter, também, alguns cristais mais pequenos, que pode usar consigo ou usar enquanto faz meditação, colocando-os sobre os chacras ou em determinadas partes do corpo (por exemplo sobre a testa, estando deitado, se lhe dói a cabeça).

- Tenha alguns escudos de proteção energética em casa, como é o caso do Olho Turco, a Mão de Fátima ou outro com o qual sinta especial afinidade. Eles ajudam a proteger a sua energia, pois absorvem qualquer negatividade que lhe seja dirigida a si.

- Coloque um copo de água com sal detrás da porta principal de entrada em sua casa e renove-o a cada dois dias. Este gesto simples ajuda a absorver e neutralizar as energias negativas.

- Tenha em casa plantas naturais, se as apreciar. Lembre-se que deve cuidar bem delas, pois vasos com plantas mortas acumulam má energia! Algumas plantas, como a espada-de-são-jorge, são especialmente protetoras a nível energético.

- Os animais também têm um forte poder de proteção espiritual, especialmente gatos. Tenha cuidado, contudo, pois eles podem absorver energias negativas, se você não usar outro tipo de limpeza energética, e adoecer. Os peixes também atraem boas energias, representando o fluxo constante de abundância. Mantenha sempre o aquário limpo, porque a água estagnada bloqueia a energia.

- Jamais tenha em casa quadros com vidros partidos (mais vale tirar o vidro) ou objetos quebrados. Se têm um grande valor emocional para si tente restaurá-los, utilizando cola, verniz dourado ou uma tinta bonita para lhes dar outra forma. Todos os objetos quebrados, aparelhos que não funcionam, portas e janelas que não abrem ou não fecham bem, gavetas encravadas e torneiras que gotejam transmitem falhas energéticas, por isso corrija sempre os desequilíbrios.

 

Ao integrar estes hábitos de higiene espiritual no seu dia-a-dia notará, de forma natural, que passará a sentir-se sempre mais forte e capaz para enfrentar os desafios, e que todas as situações se resolvem de uma forma muito mais positiva na sua vida - porque a sua energia passa a estar saudável e, dessa forma, tudo o que lhe diz respeito flui de forma positiva.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.