Astrology

A energia do mês de Setembro 2019

Setembro começa sob a influência da Lua Nova em Virgem, signo que domina a primeira metade do mês. No dia 14, a Lua Cheia em Peixes contrapõe-se a esta energia, trazendo progressivamente uma tónica de magia e encanto para equilibrar o sentido prático e a rigidez de Virgem. À medida que o mês avança encaminhamo-nos para o Equinócio de Outono, um dos quatro pontos-chave de viragem energética do ano, e vai sendo crescente a necessidade de conciliar extremos e encontrar a harmonia que nos permite manter um ritmo equilibrado e saudável em todas as áreas.

A Lua Cheia de 30 de Agosto une a energia da Lua à do Sol em Virgem e, porque também os planetas pessoais - Mercúrio, Vénus e Marte - se encontram neste signo, há uma forte preponderância da energia deste signo. Começamos o mês com maior necessidade de organização, procurando estruturar melhor as nossas rotinas, eliminar hábitos nocivos, libertando as nossas casas e as nossas mentes das "tralhas" e dos excessos que nos dificultam a tomada de decisões rápidas e a abertura a novos desafios. Este é um período em que nos concentramos mais nas nossas necessidades, voltando-nos para o nosso bem-estar, para a saúde, para a atenção ao lar e às tarefas do dia-a-dia.

A partir do dia 14 esta energia começa a mudar gradulamente, já que nesse dia a Lua Cheia em Peixes, o signo oposto a Virgem, nos lembra que a poesia também é necessária à vida, despertando a faceta intuitiva que andou mais esquecida enquanto nos concentrámos nas exigências práticas do quotidiano. 

No mesmo dia, Mercúrio entra em Balança, apurando a nossa mente, fazendo-nos abandonar o espírito crítico para procurar uma abordagem mais conciliadora. Mercúrio em Balança ajuda-nos a procurar o equilíbrio, faz-nos preocupar mais com a justiça, ajuda-nos a avaliar as situações de forma mais justa mas sem deixar de atender às necessidades dos outros. Neste período em que o ano escolar começa, Mercúrio em Balança ajuda-nos a acompanhar melhor os nossos filhos, desenvolvendo em nós a tolerância e a compreensão, ajudando-nos a ouvir os outros com atenção e interesse. Vénus também entra em Balança no dia 14, sendo este um dos signos de que Vénus é regente. A nossa afetividade encontra-se, assim, mais tranquila, buscando a união, atendendo com maior sensibilidade às necessidades dos outros, e desenvolvendo também em nós uma maior preocupação com a estética.

Este período é especialmente favorável para se dedicar a embelezar o seu lar. O seu bom gosto está mais apurado, o sentido prático e a lógica aliam-se à sensibilidade para encontrar soluções que o ajudem a ter um dia-a-dia mais sereno e harmonioso.

No dia 18 de Setembro Saturno, que se encontra em Capricórnio, deixa de estar retrógrado, e isso deixa-nos mais soltos para expressar a nossa vontade e para agir de acordo com aquilo que desejamos ver concretizado na nossa vida. 

O dia 21 pode trazer alguma confusão, já que Júpiter forma uma quadratura a Neptuno, deixando-nos num impasse entre a vontade de nos lançarmos em novos desafios e a excessiva idealização das situações, o que nos impede de ver com clareza que consequências podem advir das nossas ações.

No entanto, este impasse desfaz-se a 23, com o Equinócio de Outono, que nos ajuda a equilibrar melhor a razão com a emoção, os pontos de luz e as áreas mais sombrias na nossa vida. O Equinócio de Outono marca uma viragem energética, deixando para trás a energia de expansão do Verão e convidando-nos a um maior recolhimento, a uma atitude mais voltada para nós próprios, para o aperfeiçoamento interior, para a aprendizagem, lembrando-nos que, para que possamos ter algo para mostrar ao Mundo, precisamos de primeiro fazer com que esse potencial ganhe vida dentro de nós. 

No mesmo dia, o Sol entra em Balança, trazendo maior elegância aos nossos dias, ajudando-nos a encarar a vida com maior graciosidade e leveza, deixando-nos mais empenhados na qualidade do que fazemos e daquilo que vivemos. Em Virgem, a energia do Sol marcava em nós a importância do serviço aos outros, do compromisso. Quando entra em Balança, o Sol lembra-nos que em tudo o que fazemos, e que precisa de ser feito, podemos e devemos dar sempre o nosso melhor, procurando que haja beleza onde quer que deixamos a nossa marca.

Os últimos dias do mês podem ser mais tensos a nível interior, porque a Lua Nova em Balança, no dia 28, ocorre no mesmo dia em que Saturno se opõe ao Nodo Norte da Lua. Tendo ambos uma forte carga cármica, é provável que desta oposição surja em nós um certo conflito interior, relacionado com medos que não compreendemos mas que nos limitam, com possíveis confrontos com situações que pensávamos estarem já resolvidas, com obrigações menos agradáveis às quais não poderemos fugir. Apesar de poder sentir esta carga energética mais pesada, a Lua Nova em Balança oferece uma excelente oportunidade para superar de uma vez por todas aquilo que precisa de ser resolvido, já que o Sol e a Lua se encontram neste signo que prima pelo bom senso, pela capacidade de resolver conflitos de forma harmoniosa e pela sensibilidade que ensina como pode manter equilibradas as forças divergentes dentro de si.

Em resumo, Setembro é um mês especialmente voltado para o equilíbrio interior, que o convida a descobrir a melhor estratégia para criar e manter a harmonia, primeiro dentro de si, e depois no contacto com os outros. É um bom período para se dedicar mais ao cuidado com a sua saúde, à atenção às exigências do seu corpo e aos anseios da sua alma, à melhoria das suas condições de vida em casa e no trabalho. É também uma boa altura para prestar mais atenção aos outros, ouvindo melhor aquilo que eles lhe dizem, quer seja através das palavras, como através das suas ações, da expressão do seu rosto, da linguagem corporal.

Veja também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.