Astrology

A Astrologia e a Saúde

A configuração astrológica sob a qual nascemos, e que se conhece através do estudo do Mapa Astral, revela os traços da nossa personalidade, gostos, preferências, defeitos e virtudes, mas vai mais além. Os planetas e os Elementos exercem também a sua influência sobre o nosso corpo e sobre a nossa saúde, indicando em que partes do corpo temos maior vulnerabilidade e a que doenças estamos mais sensíveis. Conheça melhor a saúde do seu signo e aprenda a viver uma vida mais saudável!

 

Carneiro

Carneiro é um signo de Fogo, o que lhe confere bastante vitalidade. Portador de uma poderosa energia, é dinâmico, audacioso e sempre apressado. A energia muscular está diretamente ligada a este signo. A coragem e a obstinação fazem-no ir em frente até onde o seu organismo permitir. Só quando chega à doença ou à febre aceita consultar um médico.

Poderá sofrer de: febres bruscas e fortes, traumatismos cranianos, insónias, enxaquecas ou patologias que se situem na cabeça. Tem tendência para a hipertensão, pode sofrer de inflamações, hemorragias e contrações musculares.

Terapias: gosta da eficácia e da rapidez do tratamento. As terapias alternativas que estão indicadas neste signo são a aromaterapia e a osteopatia craniana.

Alimentação: Deve consumir chás de plantas, que tenham efeito estimulante e que equilibrem o sistema circulatório. Para combater o desgaste deve incluir na sua alimentação lecitina de soja, rica em fósforo e útil para ajudar contra problemas ligados ao coração.

Exercício físico: O desporto indicado para estes nativos passa pelas artes marciais e todos os desportos arriscados e de velocidade, como surf, salto de para-quedas, corridas de automóvel, ciclismo e atletismo.

 

Touro

Este signo de Terra é introvertido, possui uma personalidade estável, paciente, tenaz, obstinada. De constituição robusta e uma silhueta carnuda, digere lentamente as experiências da vida, interiorizando cóleras, que lhe ficam “atravessadas na garganta” e podem prejudicar a sua saúde.

Poderá sofrer de: perturbações de assimilação, de linguagem e das cordas vocais, pois os seus pontos sensíveis são o pescoço, a garganta, a base do crânio, o maxilar inferior e as vértebras cervicais. As anginas podem simbolizar neles uma revolta não verbalizada.

Terapias: podem utilizar qualquer terapia à base de plantas, a naturopatia convém-lhes perfeitamente. São capazes de seguir à letra um regime, mas depois podem desforrar-se e voltar ao início. A homeopatia, assim como a aromaterapia, podem ser grandes aliadas deste signo. Adora massagens.

Alimentação: deve evitar iguarias demasiado ricas e pratos com molhos e gorduras. Pode abusar do limão e dos agriões, mas deve evitar alimentos ácidos, sobretudo quando ingeridos em jejum, como sumo de laranja ou vinagre. A verbena é uma planta que vai bem com Touro, pois facilita a digestão. Pode consumir pó de cavalinha, pelo seu efeito remineralizante, e propólis para os problemas de garganta.

Exercício físico: Não é um grande desportista, mas aprecia a natureza, por isso deve iniciar a prática de ciclismo sob a forma de passeio, bem como marchas pedestres. O esqui ou atividades como o remo podem interessar-lhe.

 

Gémeos

De personalidade aberta aos outros, rápida, sociável, e dispersa, tem um temperamento nervoso, mas é um pouco instável. Adaptável, é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo, sobrecarregando-se. De caráter jovem, possui uma silhueta um pouco adolescente que necessita de algum cuidado.

Pode sofrer de: problemas do sistema respiratório. Gémeos é predisposto a alergias respiratórias. Poderá sofrer de nevralgias, crises de ansiedade e instabilidade, ou dores na região das costas, esterno, bem como nos braços. As omoplatas, clavículas, mão e pulsos são também pontos sensíveis.

Terapias: os métodos novos e as terapias em voga suscitam o seu interesse. Convém-lhe a acupuntura e a aromaterapia. Para Gémeos torna-se difícil ir até ao fim de um tratamento e segui-lo seriamente, pelo que são convenientes as terapias de resultados rápidos.

Alimentação: agradam-lhe os alimentos exóticos e os pratos prontos, pois não gosta de perder tempo. Os cereais integrais são aconselhados para o seu sistema nervoso. O anis verde é-lhe útil pelo seu efeito calmante, o zimbro dinamiza as vias digestivas, a alfazema é indicada pelo seu efeito equilibrante. Como complemento alimentar a propólis é indicada em caso de afeções respiratórias.

Exercício físico: tudo o que envolva rapidez, reflexos, movimento. O ténis e o pingue-pongue podem ser desportos ideais, também por serem praticados a dois. O yoga poderá ser útil, pois Gémeos poderá aprender a respirar mais corretamente com este desporto.

 

Caranguejo

Signo de Água, ligado ao sonho e à imaginação, tem uma forte recetividade aos ambientes. De natureza delicada, é hipersensível. Ligado ao passado, à mãe, à família, alimenta-se de recordações e nostalgias. Fere-se facilmente com a atitude dos outros. É dado a oscilações de humor frequentes, sendo bastante suscetível a doenças psicossomáticas.

Pode sofrer de: problemas de estômago, é predisposto a perturbações digestivas, aerofagia, embaraços gástricos. Nem sempre se alimenta bem. Pode ser sensível a intoxicações e alergias. Pode ter tendência para a anemia, para a asma e fragilidade pulmonar. O psiquismo é delicado, os estados da alma podem transformar-se em doenças mais sérias.

Terapias: a escolha de um médico de família que conheça bem os seus antecedentes e a história da família tranquiliza-o. São privilegiadas as terapias referentes à água, como o termalismo, hidroterapia, banhos de algas. A cromoterapia e homeopatia tambémém são aconselhadas.

Alimentação: é guloso. Pode beneficiar de alimentos que possuem um efeito depurativo sobre o fígado e a vesícula, em especial rabanetes. As algas e os tratamentos com pólens são bons para Caranguejo. As plantas como a camomila e a papoila, assim como as especiarias como os cominhos e o açafrão das índias, podem também beneficiar os nativos deste signo.

Exercício físico: não possui alma de grande desportista, no entanto tudo o que se refere ao universo aquático poderá beneficiá-lo.

 

Leão

É um signo de Fogo, dotado de uma grande vitalidade. Possui brilho, magnetismo e não mostra facilmente as suas fraquezas, sendo um otimista. Não se dobra perante a doença. Abusa da sua vitalidade, mas procura manter-se jovem e em plena forma. Possui robustez notável e surpreende pela sua boa aparência.

Pode sofrer de: problemas de coração, costas e coluna vertebral. A circulação do sangue é um ponto a vigiar, em particular as artérias. O seu temperamento predispõe-no à hipertensão. Pode sofrer de febres fortes.

Terapias: pode ser tentado pela automedicação. Prefere um especialista e mostra-se exigente com o médico. Gosta dos tratamentos de rejuvenescimento, cuidados corporais, massagens, tratamentos de anti envelhecimento.

Alimentação: beneficia com suplementos com extrato de oliveira para purificar o organismo. Pode abusar do trigo, rico em oligoelementos e dos morangos e usar manjerona, que contribui para o acalmar. O açafrão pode ser utilizado sob diversas formas, dado o seu poder estimulante, assim como a geleia real, para manter a vitalidade.

Exercício físico: tem uma certa preferência por atividades de caráter individual, tais como a ginástica, a musculação, o ciclismo. A dança também o fascina, ou o ginásio, pois gosta de ser apreciado e admirado.

 

Virgem

De temperamento introvertido, cerebral, receia o erro e procura encontrar explicação para tudo. Dispersa facilmente a sua energia colocando-se num estado que o pode esgotar, pois a ansiedade e a má gestão de tempo desgastam o sistema nervoso. A prevenção em termos de saúde é o seu ponto forte.

Pode sofrer de: diversas e múltiplas perturbações, sem desenvolver necessariamente uma patologia grave, sofrendo de pequenas indisposições. O seu sistema nervoso é frágil, e o ventre é propenso a patologias, assim como os intestinos e o abdómen. Está também sujeito a intoxicações e parasitoses.

Terapias: são indicadas para ele todas as terapias que utilizem plantas em estado natural. A naturopatia, a aromaterapia e a homeopatia estão especialmente recomendadas.

Alimentação: deve consumir e introduzir na sua alimentação e dietética cereais e plantas, grãos de funcho, chicória, verbena e gérmen de trigo.

Exercício físico: o contacto com a natureza tem um efeito calmante sobre ele, por isso pode optar por caminhadas e passeios campestres. Todos os desportos ao ar livre estão indicados, assim como o yoga e o tai chi chuan.

 

Balança

Signo de Ar, comunicativo, sociável, procura a paz e o amor. Sensível aos ambientes ressente-se quando é confrontado com a agressividade. O seu encanto, doçura e ternura garantem-lhe a simpatia dos que o rodeiam, mas também o tornam mais suscetível a influências externas.

Pode sofrer de: problemas de saúde ligados aos rins e região lombar, glândulas suprarrenais, à bexiga, bem como ao sistema circulatório e em especial às veias.

Terapias: Pode recorrer à acupuntura a massagens relaxantes e reequilibrantes. O shiatsu convém-lhe a título preventivo e curativo. 

Alimentação: deve evitar ingerir carne em demasia, charcutarias, iguarias muito temperadas e álcool. Em relação às plantas recomenda-se a malva. Pode temperar a comida com coentros, que ajudam a combater a fadiga nervosa e digestões difíceis.

Exercício físico: A sua natureza artística leva-o naturalmente para a dança, patinagem no gelo, esqui e surf. As técnicas orientais que lhe transmitem paz também são recomendadas, como o Tai chi chuan.

 

Escorpião 

É apaixonado, secreto, intuitivo, mas igualmente crítico, observa, analisa profundamente e entende bem os outros. É um signo de água, o que lhe dá afinidades com o universo do inconsciente. Recusa sofrer na doença, capaz de excesso de todos os géneros, comete imprudências, provoca o destino. Quando atingido por uma patologia, pode decidir sair vitorioso e autocurar-se com a força do psiquismo e da vontade.

Pode sofrer de: bexiga, os órgãos genitais, as células reprodutoras, a região anal e o reto são ligadas a escorpião. Está sujeito a úlceras, a supurações, a abcessos, a feridas, a hemorragias.

Terapias: o nativo de escorpião é desconfiado na relação com o médico. Não tolera que lhe escondam a verdade, é um doente rebelde. Entre as terapias que lhe convêm a homeopatia está perfeitamente indicada. A sua atracão pelo oculto predispõe-no a procurar uma medicina esotérica. O reequilíbrio dos chakras interessa-lhe.

Alimentação: alimentar-se não é o que mais o preocupa. O álcool não lhe desagrada. Entre os alimentos ou complementos alimentares, são recomendados todos os de ação depurativa, contendo ferro ou com ação bactericida. A alcachofra é uma plante que traz benefícios aos escorpião. O alho deve ser consumido sem restrições, pois têm uma ação bactericida. O manjericão pode ser abundantemente utilizado, assim como a cavalinha.

Exercício físico: os desportos de combate, o judo, o karaté, e a esgrima fazem parte das atividades que permitem ao escorpião libertar a sua agressividade. Pode encontrar calma que necessita em desportos que têm a ver com água como a natação, navegação ou vela.

 

Sagitário

De natureza confiante e otimista, o nativo de sagitário, ama a vida, os prazeres, as experiências, as viagens. Sociável, aprecia os contactos, mas privilegia a sua independência. Precisa de se sentir amado ou apreciado. Signo de fogo, possui energia, mas que passa por altos e baixos. O nativo de sagitário procura manter-se jovem, estando de acordo em seguir os preceitos do seu médico ou em fazer prevenção.

Pode sofrer de: o fígado e a circulação do sangue não resistem muito bem aos excessos. Este nativo está mais sujeito a hipertensão, e a doenças de fígado. Pode estar sujeito a doenças relacionadas com a locomoção, com predisposição para as ciáticas.

Terapias: estabelece uma relação de diálogo e de simpatia com o seu médico. A sua inclinação para o exotismo incita-o a escolher terapias que vêm do estrangeiro. As terapias que mais lhe convêm são a acupuntura e a homeopatia.

Alimentação: deve encontrar o seu equilíbrio, poderá abusar em algumas alturas, mas terá de fazer reajustamentos noutras com desintoxicações do organismo. Deve comer beterraba crua, que amolece as artérias e veias, chicória, que age sobre o fígado; a canela, estimula as funções respiratórias e circulatórias.

Exercício físico: gosta de grandes espaços e de praticar exercício ao ar livre. A equitação, o golfe, o tiro ao arco, a caça, e as artes marciais são os desportos mais indicados para este nativo.

 

Capricórnio

Aprecia a solidão e a independência, não confia facilmente. Signo de terra confere-lhe lentidão e uma certa frieza, no entanto é sensível e emotivo. É pessimista, para evitar deceções. Precisa de saber e preparar-se mentalmente para o que o espera, desta forma é capaz de enfrentar tudo com coragem.

Pode sofrer de: famosos pela longevidade, as doenças do Sagitário devem-se, sobretudo, à idade. As doenças crónicas são os problemas mais comuns neste nativo, em especial as provocadas pelo frio e pela humidade. As suas articulações são frágeis, sobretudo os joelhos. Tem também propensão para problemas de pele, tendência para escleroses, cálculos e ossificação.

Terapias: Capricórnio hesita em consultar-se, desconfia dos métodos de ponta, das técnicas radicais. A sua mentalidade inclina-o para a prevenção. Pode tornar-se hipocondríaco. As terapias indicadas são as naturais e simples como a acupuntura, homeopatia, banhos de lama e argila.

Alimentação: tem tendência para não variar muito a alimentação, provocando algumas carências. Deve consumir alimentos ricos em oligoelementos, magnésio, cálcio e fósforo.

Exercício físico: é dado a todos os desportos que requerem paciência. As caminhadas em terrenos difíceis, o ciclismo em longas distâncias, o esqui e a espeleologia estão indicados para este nativo.

 

Aquário

Independente, voltado para o futuro, aquário é um cerebral. É um signo de ar em afinidade com o mundo das ideias. É intuitivo, mas também critico. Um livre pensador, não suporta a rotina. Perfecionista, idealista. O seu organismo é resistente e nem sempre considera os seus limites.

Pode sofrer de: possui os nervos delicados, que se manifesta por espasmos, crispações nervosas. Está sujeito a fadiga nervosa, irritável. A circulação do sangue faz parte dos elementos a vigiar. Os capilares são frágeis.

Terapias: é recetivo a uma medicina de ponta. Confia na ciência. No entanto, pode interessar-se pela medicina energética.

Alimentação: pode esquecer-se de comer, e não gosta de dietas. Deve evitar os excitantes. Deve utilizar passiflora, espinheiro (para a hipertensão e as palpitações) e a erva-cidreira (acalma os estados nervosos). Como complemento alimentar pode consumir levedura de cerveja, reequilibra o sistema nervoso.

Exercício Físico: é necessário para que o aquariano se liberte de tensões psíquicas. Pode interessar-se pelo yoga, artes marciais ou pelas atividades que lhe proporcionam sensações fortes, por exemplo o surf, parapente e para-quedas.

 

Peixes

Pertence ao Elemento Água, que lhe dá um fundo sensível e sonhador. É hipersensível, recetivo, intuitivo. Sente mais do que analisa. Foge de confrontos e conflitos.

Pode sofrer de: os pés fazem-no sofrer, que sejam problemas circulatórios, edemas, unhas encravadas, pé chato. Vitalidade mediana. Sensível a intoxicações, sujeito a astenia. Vias respiratórias e intestinos são frágeis. Tem tendência para a retenção de água.

Terapias: a relação de confiança que estabelece com o médico é essencial. Precisa saber que é ouvido e compreendido. Precisa acreditar no tratamento. Não consegue descrever claramente os sintomas. As terapias em afinidade com peixes privilegiam tudo o que se relacione com Água, com o psiquismo e a espiritualidade. Pode optar pelas curas termais, talassoterapia, homeopatia, musicoterapia e cromoterapia.

Alimentação: guloso, não é dado a dietas. Pode juntar algas à sua alimentação, favorecem as trocas intercelulares. Deve incluir igualmente agriões, trigo sarraceno, grãos de sésamo, infusões de flores, castanha da índia. 

Exercício Físico: não é grande desportista. Pode interessar-se por vela, natação, mergulho. Yoga por conciliar a sensualidade e a vida interior.

 

Saiba mais sobre o seu signo

 

* Conheça-se melhor através do seu Mapa Astral. 

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.