Therapies

7 coisas que precisa de saber sobre o Karma

Há muito que a palavra Karma entrou no nosso léxico comum. Usamo-la para nos referirmos a algo que, não sendo positivo, nos acontece como uma espécie de "castigo" por algo que fizemos mal noutras vidas. No entanto, o Karma não tem de ser algo fatalista e a que não podemos escapar. Aprenda a reconhecer o que ele tem para lhe mostrar e, com isso, liberte a sua vida. Eis 7 factos que precisa de saber sobre o Karma:

1. O Karma existe para evitar sofrimento futuro

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a função do Karma não é punir nem julgar, e não existe para nos fazer sofrer por termos inflingido sofrimentos a outrém. Na verdade, o Karma é um mecanismo que é originado do nosso próprio espírito, e do qual fazemos parte. O Karma reflete as nossas ações e serve para nos ajudar a evitar cometer os mesmos erros, sofrendo novamente. 

2. O Karma liberta-nos

O propósito do Karma é ajudar-nos a evoluir e libertar-nos do plano terreno. Só podemos deixar o ciclo de encarnações quando tivermos aprendido todas as lições e superado todos os desafios. Portanto, em vez de ver o Karma como um castigo aceite-o como algo que está a fazer de si um espírito mais sábio, mais forte e mais evoluído espiritualmente. 

3. Todos os esforços contam

Por mais que lhe pareça que não sai do mesmo lugar e que não consegue libertar-se de um  karma amoroso ou relacionado com a vida profissional, saiba que TODOS os esforços estão a contar. Uma mudança de perspetiva é muitas vezes o bastante para que a nossa realidade mude completamente. E pode ser o esforço mais simples a ação que vai fazer toda a diferença naquilo que passa a receber da sua vida. Não desanime, um dia o seu destino muda, simplesmente.

4. Fazer o bem faz bem ao cérebro

Pois é, já foram feitos estudos científicos que comprovam que as boas ações afetam positivamente o nosso cérebro, o que gera uma retribuição positiva que pode na verdade "curar-nos" e criar um impacto surpreendente na nossa vida. O Karma ajuda-nos a direccionar as nossas ações no sentido de agir de forma mais correta (porque se estamos sempre a "esbarrar em paredes", tendemos a mudar de atitude até acertarmos finalmente!), e isso por sua vez vai refletir-se de forma benéfica no nosso cérebro, refazendo os nossos padrões mentais. 

5. Podemos limpar o nosso Karma

As boas ações que praticamos ajudam a limpar o nosso karma, atenuando-o. Veja mais formas de limpar o seu Karma aqui.

6. Compreender o Karma ajuda-nos a libertar da raiva

A partir do momento em que compreendemos que quase tudo o que nos acontece é gerado pelos pensamentos e pelas ações humanas, assumimos a responsabilidade pela nossa vida. Se não tivermos essa compreensão, sentimo-nos facilmente perdidos no oceano de ignorância, raiva e revolta da nossa miséria, porque nos sentimos impotentes perante um destino que não controlamos. Ao compreender as leis do Karma - tudo aquilo que fazemos gera um retorno - liberta-nos desse sofrimento e coloca-nos ao leme da nossa vida.  

7. O Karma pode ser mudado

Ao percebermos que somos responsáveis pelo nosso passado, presente e futuro temos a oportunidade de mudar o rumo que seguimos. Quando perdoamos os nossos erros do passado e os vemos e aceitamos como experiências que nos ensinaram aquilo que não devemos fazer, a nossa sorte muda. Quando deixamos de parte os sentimentos de culpa, a vida vem ajudar-nos a ser alguém diferente, mais leve e mais feliz.

Veja também:

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.