Saints and Prayers

31 mensagens de força do Papa Francisco

O Papa Francisco é um exemplo de Humanidade, bondade, fé e união entre as pessoas. Reflita sobre cada um destes 31 pensamentos do Papa Francisco e lance a si próprio o desafio de viver um mês de forma diferente, mais consciente de si, do valor da vida, e do valor dos outros na sua vida.

1 - A misericórdia é a maior de todas as virtudes, pois todas as outras giram à volta dela e, mais do que isto, ela compensa as suas falhas.

2 - Quando os adultos perdem a cabeça, quando são egocêntricos, quando o pai e a mãe se agridem mutuamente, as almas dos seus filhos sofrem terrivelmente, provam o sabor do desespero. E estas feridas deixam marcas para o resto das suas vidas.

3 - A fé é uma luz que não encandeia; as ideologias cegam, a fé não cega; é uma luz que não nos confunde, mas que ilumina e guia respeitosamente as consciências e a história de cada pessoa e de cada sociedade.

4 - Temos de convencer-nos de que, apesar de todas as aparências em contrário, a harmonia é sempre possível, a todos os níveis e em todas as situações. 

5 - A Igreja, nas suas origens e no início da sua missão no mundo, era apenas uma comunidade organizada para professar a fé em Jesus Cristo, Filho de Deus e Redentor do Homem, uma fé que é possível através do amor.

6 - No âmbito dos laços familiares, a doença das pessoas que nos são queridas é sofrida com um "excesso" de dor e angústia. É o amor que nos faz sentir este "excesso".

7 - Entrar na vida do próximo, mesmo quando essa pessoa já faz parte da nossa vida, exige sensibilidade para ter uma atitude que não seja invasiva e que renova a confiança e o respeito.

8 - Os homens falam muito sobre a luz, mas muitas vezes preferem a tranquilidade enganadora da escuridão. Falam muito de paz, mas muitas vezes recorrem à guerra, ou optam por um silêncio cúmplice e nada fazem para construir a paz.

9 - A união não pode prevalecer se a futilidade espiritual nos fizer estar em guerra entre nós, numa busca estéril de poder, prestígio, prazer ou segurança económica.

10 - O Mandamento de amar a Deus e ao próximo é o principal, mas não por ser o primeiro da lista dos Mandamentos. Jesus não se coloca no topo, mas no centro, porque é a partir do coração que tudo deve ser feito e ao qual tudo deve retornar e dizer respeito.

11 - Frequentemente, os jovens não conseguem encontrar respostas para as suas preocupações, necessidades, problemas e mágoas nas estruturas habituais. A nós, adultos, custa-nos escutá-los com paciência, compreender as suas preocupações e exigências, e aprender a falar-lhes numa linguagem que eles consigam entender.

12 - Uma vida memoriosa precisa dos outros. Exige interacção, encontro e uma solidariedade genuína e capaz de entrar na lógica do tomar, bendizer e entregar. Exige a lógica do amor.

13 - É bom compreender a continuidade e a comunhão profunda que existe entre a Igreja que está no Céu e aquela que ainda se encontra em peregrinação na Terra. Aqueles que já vivem na presença de Deus podem apoiar-nos e interceder por nós, rezar por nós.

14 - No esforço para vencer um espírito de constante conflito, a união é sempre melhor do que a discórdia.

15 - Se permitirmos que dúvidas e receios afetem a nossa coragem, em vez de sermos criativos, ficaremos na nossa zona de conforto e não faremos quaisquer progressos.

16 - As pessoas que amamos e que já partiram não estão perdidas nas trevas do nada: a esperança garante-nos que elas estão bem entregues nas mãos fortes de Deus. O amor é mais forte do que a morte. Assim, há que deixar crescer o amor e fortalecê-lo, e o amor há-de guardar-nos até ao dia em que enxugaremos todas as lágrimas, quando "a morte deixar de existir, e deixar de haver luto, lágrimas e mágoa".

17 - Muitas pessoas tentam fugir dos outros e refugiar-se no conforto da sua privacidade ou num pequeno círculo de amigos mais chegados, renunciando à realidade da vertente social do Evangelho.

18 - Ninguém pode partir para a batalha se não estiver antecipadamente convencido da vitória. Se começarmos sem convicção, já perdemos metade do combate e enterramos os nossos talentos.

19 - A generosidade e a comunhão com os outros é saudável para nós. Se formos egocêntricos, provaremos o amargo veneno da imanência, e a Humanidade irá piorar a cada escolha egoísta que fizermos.

20 - O trabalho é uma necessidade, uma parte do sentido da vida neste mundo, um caminho para o crescimento, o desenvolvimento humano e a realização pessoal.

21 - O sentimento de comunhão profunda com a Natureza não pode ser genuíno se no nosso coração não existir ternura, compaixão e preocupação para com os seres humanos nossos semelhantes.

22 - Uma boa formação na juventude planta sementes que continuam a dar frutos ao longo da vida.

23 - Deus, que deseja trabalhar connosco e que conta com a nossa colaboração, consegue também retirar coisas boas do mal que fizemos.

24 - Podemos optar entre canalizar a nossa inteligência para uma evolução positiva das coisas ou para criar novas desgraças, novas causas de sofrimento e verdadeiros retrocessos.

25 - O Evagelho fala de uma semente que, depois de semeada, cresce sozinha, mesmo enquanto o agricultor dorme.

26 - Tudo está relacionado entre si, e nós, seres humanos, estamos unidos como irmãos e irmãs numa maravilhosa peregrinação, ligados pelo amor que Deus tem por tudo o que Ele criou e que também nos une com afeição ao irmão Sol, à irmã Lua, ao irmão Rio e à mãe Terra.

27 - Um bom educador concentra-se no essencial. Não se dispersa em detalhes, transmitindo o que é realmente importante para que a criança ou o aluno possam encontrar o sentido e a alegria da vida. É a verdade. No Evangelho, o essencial é a misericórdia.

28 - Deus não se revela na força nem no poder, mas na fraqueza e vulnerabilidade de um bebé recém-nascido.

30 - Um cristão é alguém que consegue reduzir-se à sua pequenez para que o Senhor possa crescer no seu coração e no coração do próximo.

31 - Seria maravilhoso se, no final do dia, cada um de nós pudesse dizer: "Hoje pratiquei um ato de caridade para com o próximo!"

* pensamentos retirados do livro 365 Pensamentos do Papa Francisco, editora Zero a Oito.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.