Saints and Prayers

15 atos de caridade e amor: a mensagem do Papa Francisco para viver (uma Quaresma) mais feliz

Celebrada desde o século IV, a Quaresma designa os 40 dias que antecedem a Páscoa, a festa da Ressurreição de Cristo. Este período é, na tradição católica, consagrado à reflexão sobre os nossos atos, como forma de preparação para o grande milagre da Ressurreição. Esta fase deve ser especialmente dedicada a fortalecer a fé e a procurar tornar-se um ser humano melhor.

O jejum, a segundo a qual os Católicos se abstêm de comer carne durante todas as sextas-feiras da Quaresma, surgiu como uma forma de sensibilizar os cristãos para o sofrimento de Jesus, sendo a carne uma alusão ao sangue derramado por Cristo na Cruz. A abstenção da carne (e dos prazeres da carne) representa o comedimento nos nossos atos, para que possamos dar mais valor ao que vivemos, e a devoção a Cristo, sacrificando-nos como Jesus se sacrificou por nós, no seu profundo amor.

De acordo com a mensagem do Papa Francisco para viver melhor a Quaresma - "Prefiro a Misericórdia ao sacrifício", o site italiano Aleteia (uma rede mundial católica), publicou um texto onde reuniu os 15 atos de caridade que são manifestações concretas de amor. São gestos tão simples, gratuitos, e que tornam a nossa vida muito mais rica e feliz:

1. Sorrir. 

- Porque um sorriso é uma bênção que oferecemos aos outros e a nós próprios. Quando sorrimos, aliviamos de imediato a tensão e o ambiente à nossa volta torna-se mais leve.

2. Agradecer. 

- Mesmo quando pagou por algo, ou quando acha que é um direito seu, seja grato por TUDO o que recebe. Uma pessoa que sabe sentir-se grata e que reconhece as dádivas recebidas é muito mais feliz.

3. Ouvir os outros sem preconceitos e com amor. 

- Aquilo que os outros nos dizem, mais do que palavras, são a partilha de quem são, da sua vida. Quando os outros lhe dizem algo, estão a dar-lhe um pouco de si próprios. Receba-os, com amor...

4. Motivar os outros. 

- Quando alguém perto de si está em baixo, desanimado, procure animá-lo! Muitas vezes tudo aquilo que precisamos é sentir que alguém se preocupa connosco.

5. Parar para ajudar. 

- Esteja atento a quem precisa de si, dê uma ajuda sempre que puder. Não olhe para o outro lado, é preciso tão pouco para fazer tanto...

6. Dizer às pessoas que gosta delas. 

- Por mais que demonstre o seu amor por gestos e ações, as palavras fazem falta. Diga o que sente às pessoas mais importantes da sua vida.

7. Comemorar as qualidades e as conquistas dos outros. 

Alegre-se com uma tarefa bem concluída por um colega, um trabalho bem feito pelo seu par, elogie uma qualidade que aprecia num amigo. Sabe tão bem ouvir alguém dizer-nos: "Boa, parabéns!"...

8. Cumprimentar com alegria as pessoas que vê todos os dias. 

- O senhor que trabalha no café, a secretária do seu dentista, o motorista do autocarro... Saudar as pessoas que vê todos os dias é reconhecer o seu valor e mostrar-se grato por existirem na sua vida.

9. Corrigir com amor.

Não se cale por medo de dizer ao outro que está errado. A melhor forma de corrigir alguém é através do amor. Saber amar é saber perdoar, aceitar, seguir em frente. Aceite quando os outros o corrigem - só nos preocupamos a corrigir aqueles que amamos e que importam para nós.

10. Ajudar outra pessoa, para que ela possa descansar.

Este ponto é uma grande prova de amor, principalmente numa família. Ajude alguém nas suas tarefas, para que essa pessoa possa descansar, seja o seu par, os seus pais, irmãos...

11. Dar aquilo que não usa.

Aquele casaco, aquela camisola que estão a encher o seu armário e que não usa há anos podem fazer uma grande diferença na vida de outra pessoa, e ajudam-no, a si, a dar mais valor àquilo que tem.

12. Ter gestos de atenção para com os que lhe estão próximos.

Você sabe que o seu par gosta das torradas com pouca manteiga, que o seu irmão adora bolo de iogurte, que o seu filho adora que o vá buscar à escola... Ter pequenos gestos de atenção para com as pessoas que amamos é uma forma de os abraçarmos, sem usar os braços...

13. Limpar aquilo que usa em casa.

Num lar, onde vivem várias pessoas, muitas vezes as discussões surgem porque alguém sujou e não limpou. Habitue-se a limpar, com alegria, aquilo que suja. E a vida de todos será muito mais feliz.

14. Ajudar os outros.

Demonstre que ainda acredita na Humanidade... ajude alguém a atravessar a rua, a carregar os sacos do supermercado, ofereça um bolo a alguém...

15. Ligue aos seus pais.

Eles ampararam-no na sua chegada ao Mundo e cuidaram de si quando era ainda indefeso. Ligue-lhes, só para saber como estão, partilhe com eles uma vitória sua, diga-lhes que gosta deles. Há maior gesto de gratidão? 

 

Nesta Quaresma, faça jejum:

... de palavras negativas (e diga palavras bondosas).
... do descontentamento (e encha o seu coração de gratidão).
... da raiva (e cultive a tolerância e a paciência).
... do pessimismo (encha o coração de esperança e otimismo).
... das preocupações (confie mais em Deus!)
... das queixas (viva as coisas simples da vida).
... de tensões (confie no poder da fé e reze).
... da amargura e da tristeza (encher o seu coração de alegria)!
... do egoísmo (alimente em si a compaixão pelos outros).
... da falta de perdão (cultive a reconciliação).
... de palavras (dê mais importância ao silêncio e aprenda a ouvir os outros).

 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.