Therapies

1 de Agosto - a festa das primeiras colheitas

Nas culturas antigas, o dia 1 de Agosto iniciava uma das festividades mais importantes do ano: a festa do Lammas ou Lughnasadh, de origem celta, que agradecia as primeiras colheitas. Os grãos de trigo e de milho estão em destaque nesta celebração que se estendia pelos primeiros dias de Agosto e que agradecia a fertilidade e a prosperidade que começa a despontar.

A palavra Lughnasadh deriva do gaélico e está relacionada com o deus Lugh, associado ao Sol e ao triunfo da luz sobre a escuridão na Mitologia celta, e que terá criado esta festa em homenagem à sua mãe adotiva, chamada Tailtiu, que morreu de exaustão depois das colheitas. Esta festividade está, pois, profundamente ligada à agricultura, às colheitas e à abundância. Lughnasadh significa "o casamento de Lugh", representando a união vitoriosa de Lugh com a Terra, produzindo a colheita e derrotando as forças malignas da escuridão. Mais tarde, o Lughnasadh passou a ser designado, na Inglaterra e na Escócia antigas, por Lammas, que significa "massa do pão". Mas na sua génese esta festa está ligada ao brilho e à luz, pois Lugh é um importante deus associado também às artes e aos ofícios. Na antiga irlanda era uma das festividades mais importantes de todo o ano, representando um momento de tréguas entre as tribos, em que todos se uniam para agradecer aquilo que a terra começava a dar e para prestar homenagem aos seus deuses.

A história de Lugh está cheia de bravura e coragem. Conta a lenda que era filho de um amor secreto entre os filhos de duas tribos rivais. O seu avô materno, enfurecido por a filha ter dado à luz os filhos de um inimigo, mandou matar Lugh e o seu irmão gémeo, tentando afogá-los no mar. Anos antes, ele recebera uma profecia que dizia que uma criança sua descendente, mas com sangue Dannan (a tribo a que pertencia o pai de Lugh) iria matá-lo e, deste modo, quis impedir que a profecia se concretizasse, mandando matar os netos. No entanto, uma das crianças começou a nadar e acabou por ser salva pelo deus do mar, que a entregou a uma feiticeira guerreira para que o criasse e o preparasse para voltar à sua origem e derrotar o seu avô. A criança era Lugh, que viria a ser o deus do Sol, e a sua mãe adotiva era Tailtiu, que lhe ensinou todas as artes, ofícios e magia.

Quando já adulto, Lugh dirigiu-se ao reino de onde veio e apresentou-se para servir o rei, dizendo ser melhor que qualquer um dos mestres em todos os ofícios. Como não acreditasse, o rei mandou chamar o seu campeão de xadrez, que Lugh depressa derrotou, e depois um campeão de força, que arremessou uma pedra enorme. Uma vez mais, Lugh superou-o. Então o rei pediu-lhe que mostrasse os seus dotes artísticos e que tocasse harpa. Lugh tocou uma melodia encantatória, que pôs toda a assistência a dormir até ao dia seguinte. Lançou, então, um feitiço, que os deixou profundamente tristes e melancólicos e, por fim, lançou um feitiço de alegria, que trouxe de volta a boa-disposição. Finalmente convencido, o rei deixou Lugh entrar no seu reino, tendo este acabado por se tornar rei durante 13 dias e 13 noites, tendo o anterior rei como seu conselheiro.

Esta festividade estava também ligada a jogos e provas olímpicas, à semelhança dos jogos que aconteciam na Grécia, sendo que neste caso eram feitos em homenagem a Lugh e a Tailtiu.

De acordo com o simbolismo e a história associada ao Lammas ou Lughnasadh, esta época é ideal para desenvolver os nossos dons e explorar o nosso potencial criativo, trazendo para a luz o melhor de nós, o que nos torna únicos e especiais. 

Esta época chama também a atenção para a importância de agradecer o alimento que temos, recuando às celebrações primitivas, em que os primeiros frutos e cereais colhidos eram colhidos, levados para um local para serem abençoados e, depois, se partilhavam entre a comunidade, louvando a mãe terra, representada por Tailtiu. Agradeça as suas refeições prestando-lhes a devida atenção. Seja grato por aquilo que a Natureza lhe dá e aquilo que a vida lhe permite saborear. Em vez de comer à pressa, ou com a sua atenção focada na televisão ou no telemóvel, coma com consciência e gratidão pelo sabor dos alimentos e pelos nutrientes preciosos que eles oferecem ao seu organismo, permitindo-lhe manter-se vivo.

Aproveite a energia especial deste período para investir nos seus talentos. Aprenda algo novo, ou aperfeiçoe o seu talento em algo que já pratica. Escreva, toque um instrumento musical, cante. Lembre-se que os primeiros dias de Agosto trazem uma oportunidade de renovação e renascimento, oferecendo um brilho especial a tudo aquilo que faz. É tempo de saborear a vida e a luz, pois o Outono está a caminho. Os dias começam a ser progressivamente mais curtos, lembrando que o período da noite e do frio não tardará a chegar.

Faça, também, um ritual de abundância para Agosto - Clique aqui.

O Lughnasadh é celebrado a 1 de Agosto no Hemisfério Norte; nesta data, no Hemisfério Sul, celebra-se o Imbolc (veja aqui).

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.