blog
(00351) 210 929 000

São Nicolau - o Santo que inspirou o Pai Natal

O Pai Natal é um dos símbolos mais significativos de toda a quadra natalícia. Embora a imagem do velhinho de barbas brancas e fato vermelho que alegra a imaginação de crianças e adultos seja hoje muito comercial, saiba que esta figura surgiu associada à de um bom homem que faleceu no dia 6 de Dezembro de 342: São Nicolau.

São Nicolau nasceu na Ásia Menor na segunda metade do século III e faleceu no dia 6 de Dezembro de 342. Foi Bispo de Mira em Licia, na actual Turquia, e é o Santo Padroeiro da Rússia, Grécia e Noruega. Diz-se que no local do santuário onde foi sepultado surgiu uma nascente de água. Foi mais tarde transladado para Bari na Itália e é também conhecido como S. Nicolau de Bari. Foi construída uma basílica em seu nome que se tornou um local de peregrinação de devotos. É o santo protetor dos marinheiros, prisioneiros (também ele esteve preso), das crianças e da família, entre muitos outros. A ele foram associados vários milagres especialmente relacionados com dinheiro e presentes.

São Nicolau era um homem bondoso e generoso que era conhecido por salvar marinheiros das tempestades, defender crianças e oferecer generosos presentes aos mais pobres. Diz-se que herdou uma grande fortuna dos seus pais que distribuiu pelos pobres e necessitados.

Há muitas lendas associadas a São Nicolau mas a mais conhecida conta que ajudou 3 filhas de um vizinho com dificuldades financeiras. São Nicolau deixou um saco de moedas de ouro às escondidas na janela da casa para cada uma das filhas poder casar. Ao deixar as moedas para a terceira filha o pai delas, que estava escondido, descobriu quem era o benfeitor, ficou-lhe para sempre grato e espalhou as suas boas acções.

A sua imagem serviu para inspirar o ícone do Natal – um velhinho de barba com um saco de presentes às costas. O nome inglês Santa Claus vem de Santus Nicolaus. Alguns diziam que ele se deslocava num trenó puxado por 8 renas, o transporte utilizado na Escandinávia, outros que aparecia montado num burro com um saco cheio de presentes às costas, e mais tarde, que descia pelas chaminés das casas durante a noite para deixar os seus presentes nas meias e sapatinhos das crianças. A sua imagem dura até aos dias de hoje como a figura do Pai Natal e lembra-nos que o Natal é tempo de partilha, amor, esperança e generosidade.

Veja também:

- O simbolismo do presépio

- A Árvore de Natal

Envie-me um e-mail com o seu número de telefone e receba gratuitamente a resposta a um dilema!


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Hoje reze a...


Anjo da Justiça

Novidades


Publicada a 13/12/2017

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 04/10/2017

Meditação da Lua Cheia no Centro Maria Helena

Em Outubro a Lua Cheia está no signo Carneiro, esta é uma das Luas mais poderosas, ajuda a dar um novo impulso à sua vida, a atrair o amor e a conquistar vitórias profissionais. Maria Helena convida para esta Meditação da Lua Cheia no Centro Maria Cheia. Dia 6 de Outubro, às 17.30

+ VER MAIS

Publicada a 29/09/2017

Maria Helena no Queridas Manhãs - 2 de Outubro!

Segunda-feira, dia 2, Maria Helena estará à conversa com Júlia Pinheiro no Queridas Manhãs! Saiba o que o mês de Outubro lhe reserva e conheça ainda as caraterísticas do signo Balança!

+ VER MAIS

Publicada a 22/09/2017

Maria Helena no programa Faz Sentido - Sic Mulher

Maria Helena esteve à conversa com Ana Rita Clara no programa Faz Sentido da Sic Mulher, às 14 horas.

+ VER MAIS

Publicada a 24/08/2017

Querer é Poder é o novo livro de Maria Helena

Maria Helena traz-nos um novo livro com conselhos de auto-ajuda, orações e um oráculo: Querer é poder!

+ VER MAIS

Publicada a 17/07/2017

Maria Helena no programa Juntos à Tarde dia 18 de Julho

Na terça-feira, dia 18 de Julho, Maria Helena vai estar no programa Juntos à Tarde da SIC, onde nos vai falar mais sobre a sua vida e o seu percurso.

+ VER MAIS

Publicada a 25/05/2017

Maria Helena na Feira do Livro de Lisboa - 13 de Junho

Maria Helena numa sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa, dia 13 de Junho às 16.30!

+ VER MAIS

Publicada a 15/05/2017

Vem aí o Dia da Espiga! - 25 de Maio

Este ano, o Dia da Espiga é assinalado no dia 25 de Maio, Quinta-feira de Ascensão!

+ VER MAIS

Publicada a 05/05/2017

Centenário das Aparições de Fátima

É já no dia 13 de Maio que se comemora o Centenário das Aparições em Fátima, com a visita especial do Papa Francisco ao nosso País.

+ VER MAIS

Publicada a 10/04/2017

Estamos a um mês da vinda do Papa Francisco a Portugal!

Já falta muito pouco tempo para a chegada do Papa Francisco a Fátima, por ocasião do centenário das Aparições de Fátima.

+ VER MAIS

Publicada a 04/04/2017

Estamos quase na Semana Santa...

O próximo Domingo, dia 9 de Abril, é chamado "Domingo de Ramos" e dá início à Semana Santa, que antecede a Páscoa

+ VER MAIS

Publicada a 30/01/2017

Já estamos no Ano do Galo de Fogo!

O novo ano chinês - o ano do Galo de Fogo - começou no dia 28 de Janeiro de 2017. Já viu as previsões para o seu signo Chinês?

+ VER MAIS

Publicada a 14/07/2016

Maria Helena tem novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO na SIC INTERNACIONAL

Maria Helena apresenta na SIC Internacional o seu novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO

+ VER MAIS

Publicada a 23/11/2015

Livro Anjos e Milagres é o mais vendido em Portugal (não ficção)

Livro Anjos e Milagres está há mais de sete semanas no primeiro lugar do top de vendas nacional na categoria de não-ficção. Muito obrigada!

+ VER MAIS

Publicada a 16/09/2015

Maria Helena fala sobre a importância de viver no momento presente

Maria Helena é convidada especial do programa Não faz sentido, da SIC MULHER, onde explica porque é tão importante viver no momento presente e deixar para trás o passado.

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!