blog
(00351) 210 929 000

12 coisas que vão fazer de 2018 um ano muito mais leve

Simbolicamente, o início de cada novo ano traduz-se na esperança de um recomeço, uma espécie de renascimento que nos ajuda a deixar para trás o que não nos tem trazido felicidade e que nos ajuda a encontrar um caminho que nos traga maior realização pessoal e o sentimento de que estamos a ir ao encontro da nossa felicidade. Aproveite a energia do início do novo ano para adotar estes 12 hábitos que, sendo simples, podem fazer com que a sua vida se torne incrivelmente mais leve - e mais feliz.

1 - Deixe de seguir pessoas que não o fazem sentir-se bem

Numa era em que as redes sociais assumem um papel de destaque nas nossas vidas - quem não acede diariamente à sua página de Facebook, Instagram e/ ou Twitter que se manifeste - é muito importante ter consciência do impacto que aquilo que vemos - e, consequentemente, das pessoas que seguimos - têm na nossa vida. Retire da sua lista de amigos e seguidores as pessoas cujas notícias o deixam de alguma forma desconfortável, quer seja pelo tipo de comentários que tecem, quer pelos conteúdos que partilham ou porque de alguma forma despertam em si emoções negativas. Faça uma limpeza cuidadosa à lista de contactos que tem nas suas páginas das redes sociais e procure que o seu feed de notícias seja sempre algo inspirador e positivo. Nem imagina o efeito milagroso que esta atitude irá ter no seu dia-a-dia, ao longo de todo o ano.

 

2 - Deixe o trabalho... no trabalho

Aprender a desligar-se do trabalho quando termina o seu horário de funções é vital para o seu bem-estar físico e psicológico e, também, para que consiga manter uma vida familiar, amorosa e pessoal saudável. Evite stuações de burnout (esgotamento) trazidas pela sobrecarga e pela incapacidade de se desligar daquilo que tem para fazer. Se está constantemente a ser pressionado fora de horas opte por desligar o telemóvel e defina limites. Organize bem o seu tempo enquanto está a trabalhar, defina prioridades, faça listas e habitue-se a ter um calendário com as suas tarefas diárias sempre à mão, e saia de consciência tranquila ao fim de cada dia. O que não pôde fazer hoje, fará amanhã. 

 

3 - Ande a pé para arejar a cabeça

Na sequência da alínea anterior, uma das melhores formas de se desligar do trabalho é através de uma caminhada ao fim do dia, que lhe permita ir esvaziando a sua mente das pressões profissionais e prepará-la para o seu tempo de descontração. Tanto quanto lhe for possível, siga a pé para casa, em vez de correr para o carro ou para um transporte público. Se tem mesmo de o fazer, quando chegar a casa volte a sair para dar um pequeno passeio a pé, nem que seja de apenas 10 minutos. E não vale ir ao supermercado, pois isso só lhe vai trazer mais stress! Também pode fazer essa caminhada diária depois de jantar, quando os seus filhos já estão deitados. Pode fazê-la acompanhado pelo seu par ou por um amigo, ou sozinho. O que importa é criar esse hábito que, além de lhe fazer bem a nível físico, o ajuda diariamente a arejar as ideias. Experimente!

 

4 - Faça alongamentos

Não precisa de se inscrever numa classe de Yoga - mas se o fizer, tanto melhor. Acima de tudo, habitue o seu corpo a alongar, estendendo bem os braços e as pernas várias vezes ao longo do dia. Passamos muitas horas seguidas na mesma posição pois, seja qual for a nossa área de trabalho, tendemos a repetir tarefas diariamente, e isso faz com que o corpo se contraia em determinadas posições. Alongue logo de manhã ao acordar, levantando os braços bem esticados acima da cabeça, com as pernas um pouco afastadas e também esticadas. Incline o corpo para ambos os lados, volte ao centro e desça então lentamente, mantendo pernas e braços esticados, até tocar no chão (ou pelo menos tentar). Repita a meio da manhã, durante a tarde e ao final do dia. Faça este exercício quando estiver a sentir-se cansado ou stressado, acompanhando sempre por inspirações profundas.

 

5 - Faça limpezas com regularidade

Habituar-se a não acumular tralha, em sentido literal e figurado, faz parte do manual de sobrevivência para um ano feliz. Crie o hábito de limpar a sua mala, o seu quarto, a sua casa e, muito importante!, a sua mente com a devida regularidade. Pode ser uma ou duas vezes por semana, mas o que importa é estar sempre a renovar o espaço, desfazendo-se do que está a mais - e isso inclui, claro está, pensamentos tóxicos. Isso é "tão o ano passado"!

 

6 - Veja filmes e leia livros novos

Esqueça os seus clássicos de sempre. Peça conselhos e opiniões aos amigos e aos colegas, ou até a conhecimentos recentes, e siga as suas sugestões de leitura, de música ou de cinema. Experimentar e conhecer coisas novas abre os nossos horizontes de conhecimento com uma amplitude que não imaginamos. E se acha que não tem tempo para ler, lance a si próprio o desafio de "30 dias com um livro na mão". Escolha um livro e leve-o consigo onde for. Sempre que estiver à espera - do metro, do autocarro, do seu namorado, dos seus filhos, da sua mãe ou da sua melhor amiga - ceda à tentação de ir ao Facebook e, em vez disso, leia algumas páginas. Para além de melhorar o seu discurso, as suas ideias ficarão mais claras e articuladas. Confira por si próprio!

 

7 - A Meditação não é só para os sábios

Pois é, meditar ajuda realmente a viver melhor e não é só para sábios, mas é uma forma sábia de ser mais feliz. Não precisa de ser um iluminado para desfrutar dos benefícios desta prática. Se tiver interesse e quiser aprender algo novo, inscreva-se em workshops que o ensinem a meditar. Mas se prefere ficar pelas abordagens básicas, faça apenas isto: tire 20 minutos do seu dia para não fazer absolutamente nada, retirando-se para um lugar calmo e sossegado, onde possa estar apenas em paz consigo mesmo. Concentre-se em si, no seu corpo e no momento presente, focando inteiramente a sua atenção na sua respiração. Se tem dificuldade em fazê-lo, pode também optar por procurar meditações guiadas no Youtube ou na Internet. O que importa é criar o hábito diário de se "desligar do Mundo e conectar consigo".

 

8 - Beba mais água

Grande parte do nosso corpo é composta por água, e ela é essencial a uma vida com saúde. Renove constantemente os fluidos no seu corpo ingerindo mais água, para que ela limpe o seu organismo e o deixe a funcionar corretamente, evitando dores de cabeça e cansaço. Se tem tendência para se esquecer de beber água, tenha uma garrafa de meio litro sempre à mão, e siga este truque simples: beba um copo de água de cada vez que bebe um café ou um chá. Estará a ingerir o dobro de água ao fazê-lo. Evite beber líquidos perto da hora de se ir deitar, pois isso irá perturbar o seu sono. 

 

9 - Descubra um novo sítio preferido

Por mais que goste de estar em casa, partir à descoberta de outros lugares faz parte do processo de satisfação pessoal, renovando a nossa energia e alargando os nossos horizontes mentais. Descubra um novo café, jardim, miradouro, esplanada ou qualquer outro sítio onde se sinta "em casa", quer esteja sozinho ou acompanhado. Uma dica: ter um lugar "só seu" onde se sente mesmo bem e do qual ninguém sabe irá trazer-lhe aquele prazer de ter um esconderijo como quando era criança.

 

10 - Faça um diário

Arranje um caderninho ou um bloco de notas e habitue-se a tomar notas diárias da sua vida. Escreva um pensamento, uma palavra ou frase de que gostou, uma música que ouviu, uma imagem que lhe trouxe emoções positivas. Não se preocupe em escrever muito, o que conta é ir mantendo um registo de "coisas boas" que vão acontecendo na sua vida. E, claro está, aproveite também para ir tomando nota das suas aspirações para o futuro. 

 

11 - Adopte a prática do self-care, que é como quem diz, cuide de si

Pode ser ao Domingo, ao Sábado, ou em qualquer outro dia da semana, se não puder tirar um dia inteiro só para cuidar de si próprio. Mas o que importa é que o faça, com consciência e empenho, mesmo. Cuidar de si tem tantos significados quantas pessoas existem, aquilo que o deixa a sentir-se bem consigo mesmo e a ter prazer no momento que está a viver indica-lhe que está no bom caminho. Nem só de banheiras cheias de espuma se faz o tão popular "self-care", ele pode ser tão simples como comer um gelado, desenhar, ler uma revista. Se faz com que se sinta bem, então está tudo bem.

 

12 - Lembre-se que é passo a passo que chegamos longe

Aprenda a aceitar os elogios, aprenda a aceitar os fracassos, não se recrimine se uma relação falhou, se terminou uma amizade, se alguma coisa não correu como o esperado. Procurando ser uma pessoa melhor e aprender com os erros, não se deixe tombar pelas derrotas nem alimente os pensamentos negativos que só consomem a sua preciosa energia positiva. Seja corajoso e humilde, dê um passo de cada vez. Se todos os dias fizer algo, por pequeno que seja, que o conduza no sentido das suas metas, ao fim de algum tempo terá percorrido quilómetros.  E Será, sem dúvida, uma pessoa mais forte, mais plena e mais feliz.

Veja também:


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Hoje reze a...


Anjo do Sucesso

Novidades


Publicada a 24/04/2018

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 09/02/2018

Maria Helena fala sobre o amor no Queridas Manhãs - 12 de Fevereiro

Não perca, no dia 12 de Fevereiro às 9.30, Maria Helena no programa Queridas Manhãs. A Taróloga vai falar-nos sobre as compatibilidades amorosas para cada signo, revela as previsões 2018 para cada signo no amor e falará ainda sobre os signos e o sexo...

+ VER MAIS

Publicada a 04/10/2017

Meditação da Lua Cheia no Centro Maria Helena

Em Outubro a Lua Cheia está no signo Carneiro, esta é uma das Luas mais poderosas, ajuda a dar um novo impulso à sua vida, a atrair o amor e a conquistar vitórias profissionais. Maria Helena convida para esta Meditação da Lua Cheia no Centro Maria Cheia. Dia 6 de Outubro, às 17.30

+ VER MAIS

Publicada a 29/09/2017

Maria Helena no Queridas Manhãs - 2 de Outubro!

Segunda-feira, dia 2, Maria Helena estará à conversa com Júlia Pinheiro no Queridas Manhãs! Saiba o que o mês de Outubro lhe reserva e conheça ainda as caraterísticas do signo Balança!

+ VER MAIS

Publicada a 22/09/2017

Maria Helena no programa Faz Sentido - Sic Mulher

Maria Helena esteve à conversa com Ana Rita Clara no programa Faz Sentido da Sic Mulher, às 14 horas.

+ VER MAIS

Publicada a 24/08/2017

Querer é Poder é o novo livro de Maria Helena

Maria Helena traz-nos um novo livro com conselhos de auto-ajuda, orações e um oráculo: Querer é poder!

+ VER MAIS

Publicada a 17/07/2017

Maria Helena no programa Juntos à Tarde dia 18 de Julho

Na terça-feira, dia 18 de Julho, Maria Helena vai estar no programa Juntos à Tarde da SIC, onde nos vai falar mais sobre a sua vida e o seu percurso.

+ VER MAIS

Publicada a 25/05/2017

Maria Helena na Feira do Livro de Lisboa - 13 de Junho

Maria Helena numa sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa, dia 13 de Junho às 16.30!

+ VER MAIS

Publicada a 15/05/2017

Vem aí o Dia da Espiga! - 25 de Maio

Este ano, o Dia da Espiga é assinalado no dia 25 de Maio, Quinta-feira de Ascensão!

+ VER MAIS

Publicada a 05/05/2017

Centenário das Aparições de Fátima

É já no dia 13 de Maio que se comemora o Centenário das Aparições em Fátima, com a visita especial do Papa Francisco ao nosso País.

+ VER MAIS

Publicada a 10/04/2017

Estamos a um mês da vinda do Papa Francisco a Portugal!

Já falta muito pouco tempo para a chegada do Papa Francisco a Fátima, por ocasião do centenário das Aparições de Fátima.

+ VER MAIS

Publicada a 30/01/2017

Já estamos no Ano do Galo de Fogo!

O novo ano chinês - o ano do Galo de Fogo - começou no dia 28 de Janeiro de 2017. Já viu as previsões para o seu signo Chinês?

+ VER MAIS

Publicada a 14/07/2016

Maria Helena tem novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO na SIC INTERNACIONAL

Maria Helena apresenta na SIC Internacional o seu novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO

+ VER MAIS

Publicada a 23/11/2015

Livro Anjos e Milagres é o mais vendido em Portugal (não ficção)

Livro Anjos e Milagres está há mais de sete semanas no primeiro lugar do top de vendas nacional na categoria de não-ficção. Muito obrigada!

+ VER MAIS

Publicada a 16/09/2015

Maria Helena fala sobre a importância de viver no momento presente

Maria Helena é convidada especial do programa Não faz sentido, da SIC MULHER, onde explica porque é tão importante viver no momento presente e deixar para trás o passado.

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!