blog
(00351) 210 929 000

Vem aí a maior chuva de estrelas da História?

As chamadas "chuvas de estrelas" são um fenómeno de que se ouve falar quase todos os anos em Agosto. Mas há quem diga que a chuva de meteoros Perseidas deste ano - porque é disso que se trata - será a maior da História. Será mesmo assim? Saiba mais!

Todos os anos, entre os dias 23 de Julho e 22 de Agosto, a Terra passa, na sua órbita habitual, pelos rastos de detritos provenientes de um grande cometa, chamado Swift Tuttle. Assim, a partir da Terra, temos a sensação de ver "uma chuva de estrelas" nos céus. 

A chuva de meteoros Perseidas é uma das maiores do ano e chega a produzir até cerca de 80 meteoros por hora no seu ponto mais alto. Este ano, em Portugal Continental, o pico está previsto na madrugada de dia 13 de Agosto, a partir da 1:00, portanto reúna os amigos, vista um bom agasalho e passe uma madrugada em boa companhia a contemplar o céu! Prevê-se que pelas 4 horas da madrugada cheguemos a conseguir ver cerca de 35 meteoros por hora.


Mas o que são as chuvas de meteoros?

A palavra meteoro deriva do grego e designa algo que se encontra "alto no céu". Usamos normalmente a palavra meteórico para designar, metaforicamente, alguma coisa que se destacou, "brilhando muito", mas que rapidamente se desvaneceu, porque no Céu os meteoros passam também muito rapidamente. 

Quando a Terra passa mais perto de um cometa ou de um asteróide é relativamente comum que os pequenos fragmentos que se libertam destes astros possam ser atraídos pela gravidade da Terra, fazendo com que atravessem a atmosfera, que na verdade é como uma espécie de bolha que envolve a Terra, e é por isso que assim os vemos. Os meteoros são na verdade pequenos grãos de poeira estelar (isto é, restos de astros, rochas e metais que pairam no espaço) que, ao entrarem na atmosfera da Terra, atingem uma velocidade tão grande antes de se consumirem e desvanecerem que criam este efeito luminoso, traçando riscos brilhantes no Céu. 

Para compreender melhor como isto sucede, imagine que o seu automóvel é a Terra e que, algures num ponto da estrada, passa de repente pelo meio de um enorme enxame de abelhas, ou de mosquitos. A forma como os iria ver, a passarem muito rapidamente ao lado do carro, é exatamente o que acontece com as chuvas de meteoros.

Há perigo de que estes meteoros choquem com a Terra?

Os meteoros são o efeito luminoso produzido pela poeira estelar, portanto não chocam com a Terra porque só os vemos porque eles "passam ao lado" da Terra. No entanto, um dos grandes medos da Humanidade é que um asteróide ou um astro maior possa colidir com o nosso planeta, e há teorias que acreditam que os dinossauros se extinguiram justamente devido à colisão de um astro de grandes dimensões com a Terra. Ainda assim, os cientistas indicam que a probabilidade de isso voltar a acontecer é muito pequena. 

E o que são as Perseidas?

Atribuiu-se o nome de Perseidas a estas chuvas de meteoros que vemos em Agosto porque os meteoros surgem, nos nossos céus, na constelação de Perseus. E é também por essa razão que este fenómeno se repete sempre no mês de Agosto, quando a Terra passa, na sua trajetória, por chuvas de meteoros que são mais facilmente visíveis porque as condições atmosféricas são também mais favoráveis para que isso aconteça. 

Apesar de circular informação nesse sentido, não há indicadores de que esta seja a maior chuva de meteoros da História. Ela só será visível em locais com pouca iluminação e, uma vez que vai durar até dia 24 de Agosto, poderá ser mais visível nas noites de Lua Nova do que propriamente na madrugada de dia 13, já que ainda estamos em Quarto Minguante e a luz da Lua ofusca o brilho dos meteoros.

 

Qual é o significado astrológico da chuva de meteoros?

Uma vez que se trata de poeira estelar os meteoros não afetam a vida na Terra mas os povos antigos assistiam com grande estupefação e respeito aos fenómenos designados por estrelas cadentes, que acreditavam ser um presente dos céus (isto é, dos deuses) para nos indicar que estávamos no bom caminho. Daí advém a tradição popular de pedir um desejo a uma estrela cadente.

Assim, acredita-se que as chuvas de meteoros podem trazer-nos surpresas e mudanças inesperadas, acontecimentos que não estavam previstos e novas direções. Se a sua vida atravessa um período de confusão e de caos, faça os seus pedidos para que as estrelas o orientem, pois pode surgir uma solução inesperada para os seus problemas ou pode, de repente, vislumbrar o caminho a seguir.

Olhe para o Céu e pergunte: há alguma coisa que possa mudar na minha vida para eu ser mais feliz?

Geralmente as chuvas de meteoros vêm associadas a períodos de mudanças positivas, entrando numa fase de maior construção na sua vida, em que subitamente vê a solução que há muito tempo procura. Se deseja uma transformação, aproveite a energia que nos envolve e, antes de ir dormir ou enquanto contempla o céu, mentalize o seu desejo. Entre em sintonia com esta energia com a ajuda do cristal Pedra da Estrela, que pode encomendar através do e-mail mariahelena@mariahelena.pt ou da página Maria Helena no Facebook.

                                                Saiba mais sobre o cristal Pedra da Estrela - clique aqui

Veja também:

Envie-me um e-mail com o seu número de telefone e receba GRÁTIS a resposta a um dilema!


PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Novidades


Publicada a 22/8/2017

Horóscopo do Dia

Quem está mais favorecido hoje? Veja aqui o top dos signos (do menos favorecido para o mais favorecido).

+ VER MAIS

Publicada a 17/7/2017

Maria Helena no programa Juntos à Tarde dia 18 de Julho

Na terça-feira, dia 18 de Julho, Maria Helena vai estar no programa Juntos à Tarde da SIC, onde nos vai falar mais sobre a sua vida e o seu percurso.

+ VER MAIS

Publicada a 25/5/2017

Maria Helena na Feira do Livro de Lisboa - 13 de Junho

Maria Helena numa sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa, dia 13 de Junho às 16.30!

+ VER MAIS

Publicada a 15/5/2017

Vem aí o Dia da Espiga! - 25 de Maio

Este ano, o Dia da Espiga é assinalado no dia 25 de Maio, Quinta-feira de Ascensão!

+ VER MAIS

Publicada a 05/5/2017

Centenário das Aparições de Fátima

É já no dia 13 de Maio que se comemora o Centenário das Aparições em Fátima, com a visita especial do Papa Francisco ao nosso País.

+ VER MAIS

Publicada a 10/4/2017

Estamos a um mês da vinda do Papa Francisco a Portugal!

Já falta muito pouco tempo para a chegada do Papa Francisco a Fátima, por ocasião do centenário das Aparições de Fátima.

+ VER MAIS

Publicada a 04/4/2017

Estamos quase na Semana Santa...

O próximo Domingo, dia 9 de Abril, é chamado "Domingo de Ramos" e dá início à Semana Santa, que antecede a Páscoa

+ VER MAIS

Publicada a 30/1/2017

Já estamos no Ano do Galo de Fogo!

O novo ano chinês - o ano do Galo de Fogo - começou no dia 28 de Janeiro de 2017. Já viu as previsões para o seu signo Chinês?

+ VER MAIS

Publicada a 14/7/2016

Maria Helena tem novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO na SIC INTERNACIONAL

Maria Helena apresenta na SIC Internacional o seu novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO

+ VER MAIS

Publicada a 23/11/2015

Livro Anjos e Milagres é o mais vendido em Portugal (não ficção)

Livro Anjos e Milagres está há mais de sete semanas no primeiro lugar do top de vendas nacional na categoria de não-ficção. Muito obrigada!

+ VER MAIS

Publicada a 16/9/2015

Maria Helena fala sobre a importância de viver no momento presente

Maria Helena é convidada especial do programa Não faz sentido, da SIC MULHER, onde explica porque é tão importante viver no momento presente e deixar para trás o passado.

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!