blog
(00351) 210 929 000

Os benefícios do mel - ouro dos deuses

O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do elevado valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, e é um alimento com reconhecida ação antibacteriana.

Reconhecemos o mel como um alimento viscoso e açucarado, cem por cento natural, produzido pelas abelhas a partir do néctar que recolhem das flores. Armazenado em favos no interior das colmeias, a sua produção ocorre devido às enzimas digestivas das abelhas que, desta forma, o processam.

Alimento de reconhecido valor, a sua recolha passou a ser feita com metodologia por forma a não danificar as colmeias e com o auxílio da tecnologia incrementou-se a sua produção.

O seu aroma, cor e sabor variam mediante a sua origem floral, característica de cada região.

O mel é importante como alimento, para o equilíbrio do organismo, pois contém glicose e frutose que entram diretamente na corrente sanguínea, tornando-o um produto energético. Contém ainda cálcio e fósforo, sódio, potássio, magnésio e ferro. Pode ser utilizado como alimento, adoçante e como medicamento. Adicionar mel à sua alimentação diária vai enriquecer a sua qualidade de vida, pois estimula e aumenta a resistência física; é levemente sedativo, auxiliando a combater insónias; é cicatrizante, antiséptico, digestivo e laxativo ajudando no tratamento de gastrites; expetorante combatendo a tosse, inclusivamente a dos fumadores. Para além de tudo tem ainda um uso externo, acelera a cicatrização da pele em feridas e queimaduras leves, além de hidratar a pele.  

Curiosidades: Uma colher de sopa de mel corresponde ao valor nutritivo de meia maçã, duas laranjas, dois ovos, um copo de leite, 40 g de queijo fresco, 1 fatia de pão integral, um bife pequeno de carne vermelha ou uma posta de peixe.

Contra a tosse

O sumo de limão ou chá de casca de limão com mel é excelente para combater a tosse e ajuda a lubrificar a garganta. Deve colocar sumo de 1 limão com 3 colheres de sopa de mel de abelha. Para tosse seca é mesmo funcional.

Se apanhou gripe e está muito atacado e cheio de tosse tem também uma receita tradicional e que funciona muito bem. Leve para o quarto uma chávena de leite bem quente com 3 colheres de mel. Beba o leite bem quente e agasalhe-se. Se transpirar mude o pijama.

 

Para os diabéticos o mel é um alimento melhor do que o açúcar de cana, porque 40% do mel é frutose, o açúcar das frutas, bem menos prejudicial aos diabéticos.

Para liquefazer mel cristalizado, mantenha o recipiente sob água corrente quente ou deixe descansar numa panela de água morna até que volte ao estado líquido.

Mastigar o favo de mel é excelente para sinusite e rinite.

 

Colesterol e problemas cardíacos

Ingredientes

Mel q.b.

Canela q.b.

Faça uma pasta de mel com canela a gosto e coma-a duas a três vezes por semana no pão, ao pequeno almoço. Reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração. Também previne novos enfartes nas pessoas que já tiveram um antes. O uso regular desse processo diminui a falta de ar e fortalece os batimentos do coração.

 

Picadas de insetos

Ingredientes

1 c. (sopa) de mel

2 c. (sopa) de água morna

1 c. (café) de canela em pó

 

Misture os ingredientes e aplique a pasta obtida sobre a zona da picada. Esfregue com suavidade para ajudar a penetrar na derme. A dor e a comichão desaparecerão em poucos minutos.

 

Queda de cabelo

Ingredientes

2 c. (sopa) de azeite

2 c. (sopa) de mel

1 c. (café) de canela em pó

Aqueça o azeite (cuidado para não ficar a ferver e provocar queimaduras) e misture com o mel e a canela. Aplique no couro cabeludo antes de o lavar como é hábito e deixe atuar durantes alguns minutos.


Contra infeções

Ingredientes

2 cabeças de alho

50 g de mel

Comece por descascar e esmagar os alhos com um pouco de mel num almofariz e amasse bem até que o alho fique completamente transparente. Adicione o restante mel e misture tudo muito bem. Conserve num frasco bem limpo e mantenha devidamente fechado.

Dosagem: Como preventivo deve tomar 1 colher de chá por dia; como tratamento para infeções deve tomar 3 colheres de chá por dia.

Sumo contra a ansiedade

Ingredientes

100 ml de água

100 ml de polpa de maracujá (à venda em supermercados)

Mel a gosto

Bata na liquidificadora a polpa do maracujá e depois coe. Junte a água e o mel e está pronto a consumir.

Para que este remédio caseiro para a ansiedade surta efeito é importante tomar 6 copos deste sumo por dia. Por ser um remédio natural, ele não contém contraindicações, podendo ser utilizado também em casos de ansiedade infantil.

 

Cataplasma contra abcessos

Ingredientes

Mel q.b.

½ cebola ralada

Farinha de mandioca q.b.

Misture os ingredientes e leve ao lume numa panela para aquecer. Mexa para não agarrar ao fundo. Coloque o preparado quente (não em excesso para evitar queimaduras) sobre uma gaze e aplique o cataplasma sobre o abcesso, deixando atuar duas horas.

 

Remédio contra a rouquidão

Ingredientes

½ pepino

200 ml de água

2 c. (sopa) de mel

Descasque o pepino e bata bem na liquidificadora com a água. Coe e adicione o mel. Tome um pouco de 12 em 12 horas.

 

Hidratar a pele do rosto

Ingredientes

1 c. (sopa) de amido de milho

1 c. (sopa) de mel

Água q.b.

Misture os ingredientes e aplique sobre a pele do rosto. Deixe atuar pelo menos 15 minutos. Enxague com água tépida.

 

Hidratar a pele do corpo

Ingredientes

1 c. (sopa) de água morna

1 c. (sopa) bem cheia de aveia

1 c. (sopa) de mel

1 c. (sopa) de óleo de gergelim

Misture tudo e massaje bem o corpo. Se quiser, pode usar uma bucha vegetal nas áreas mais ásperas. Em seguida, tome um banho e seque-se com uma toalha bem macia, sem esfregar.

 

O mel por si só já traz ótimos resultados, porque é capaz de hidratar, acalmar, além de ter poder cicatrizante. Já o amido de milho é bom para revitalizar e fechar os poros.

 

Advertências

Como tudo em excesso pode causar efeitos colaterais, o consumo de mel também deve ser moderado, inclusive para diabéticos. 

Veja também:

Passiflora - Combata a insónia

Alimentos que dão felicidade

Alimentos que ajudam a combater a depressão

Frutos que fazem bem ao coração

Alimentos que ajudam a evitar e a tratar a gripe

Envie-me um e-mail com o seu número de telefone e receba GRÁTIS a resposta a um dilema!

 

 

 

 

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Novidades


Publicada a 15/5/2017

Vem aí o Dia da Espiga! - 25 de Maio

Este ano, o Dia da Espiga é assinalado no dia 25 de Maio, Quinta-feira de Ascensão!

+ VER MAIS

Publicada a 05/5/2017

Centenário das Aparições de Fátima

É já no dia 13 de Maio que se comemora o Centenário das Aparições em Fátima, com a visita especial do Papa Francisco ao nosso País.

+ VER MAIS

Publicada a 10/4/2017

Estamos a um mês da vinda do Papa Francisco a Portugal!

Já falta muito pouco tempo para a chegada do Papa Francisco a Fátima, por ocasião do centenário das Aparições de Fátima.

+ VER MAIS

Publicada a 04/4/2017

Estamos quase na Semana Santa...

O próximo Domingo, dia 9 de Abril, é chamado "Domingo de Ramos" e dá início à Semana Santa, que antecede a Páscoa

+ VER MAIS

Publicada a 20/3/2017

Começou o novo ano astrológico!

No dia 20 de Março o Sol entra em Carneiro, no momento do Equinócio da Primavera, dando início a um novo ano astrológico!

+ VER MAIS

Publicada a 30/1/2017

Já estamos no Ano do Galo de Fogo!

O novo ano chinês - o ano do Galo de Fogo - começou no dia 28 de Janeiro de 2017. Já viu as previsões para o seu signo Chinês?

+ VER MAIS

Publicada a 14/7/2016

Maria Helena tem novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO na SIC INTERNACIONAL

Maria Helena apresenta na SIC Internacional o seu novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO

+ VER MAIS

Publicada a 23/11/2015

Livro Anjos e Milagres é o mais vendido em Portugal (não ficção)

Livro Anjos e Milagres está há mais de sete semanas no primeiro lugar do top de vendas nacional na categoria de não-ficção. Muito obrigada!

+ VER MAIS

Publicada a 16/9/2015

Maria Helena fala sobre a importância de viver no momento presente

Maria Helena é convidada especial do programa Não faz sentido, da SIC MULHER, onde explica porque é tão importante viver no momento presente e deixar para trás o passado.

+ VER MAIS
Formulário fale comigo