blog
(00351) 210 929 000

Os Arcanos Menores do Tarot - o que significam

O baralho completo de Tarot é composto por 78 cartas: 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores. Enquanto os primeiros representam diretrizes Divinas - aquilo a que dificilmente podemos escapar, os Arcanos Menores mostram o nosso livre-arbítrio, o papel que podemos ter no desenvolvimento da situação de acordo com as nossas escolhas e atitudes e revelam, ainda, a influência de outras pessoas. Por essa razão, é muito importante, para fazer uma leitura completa de Tarot, ter em consideração tanto os Arcanos Maiores como também os Arcanos Menores, pois dessa forma ficamos a par de tudo o que envolve a questão sobre a qual consultámos o Tarot.

Os 4 naipes dos Arcanos Menores do Tarot são (clique em cada imagem para abrir):

Naipe de Paus        Naipe de Copas       Naipe de Espadas       Naipe de Ouros

             Paus                            Copas                          Espadas                         Ouros          

 

Antes da existência do baralho completo de Tarot, com 78 cartas, já eram usadas as cartas do baralho comum como forma de adivinhação, paralelamente ao uso isolado das 22 cartas dos Arcanos Maiores. Ainda hoje existe a leitura exclusiva das 56 cartas dos Arcanos Menores, numa arte chamada Cartomancia - a leitura de cartas do baralho comum, especialmente popularizada pelo povo cigano.

De onde vem a leitura das cartas?

A origem do baralho de cartas é incerta e misteriosa, havendo várias teorias, consoante a documentação encontrada, mas nenhum facto concreto que aponte para uma única origem. Os Egípcios, os Árabes e os Chineses usavam métodos de adivinhação que estarão na origem da leitura das cartas. Na China, surgiram os primeiros "baralhos" no século X, com a criação do papel, sendo estes inicialmente compostos por tiras de papel numeradas e com inscrições distintas (flechas, ossos, conchas, pedras), usadas para adivinhação.

Embora não haja consenso quanto à sua origem, os documentos indiciam que entre os séculos XIII e XIV os baralhos de cartas chegaram a diversos pontos da Europa, tendo sido trazidos pelos Árabes, que já haviam adaptado o modelo chinês de cartas numeradas e divididas em naipes. Nessa época já existia na Europa uma grande apetência por jogos, como por exemplo o jogo de dados.

O nome "baralho" deriva do facto de as cartas serem "baralhadas", misturadas, antes de serem distribuídas. Ao conceito original do baralho de cartas foram sendo feitas alterações de acordo com a época e com o País onde chegaram, uma vez que diversos países da Europa foram fazendo as suas próprias versões. Na Espanha os naipes eram Taças (Copas), Bastões (Paus), Ouros e Espadas, enquanto que em França eram Corações (correspondentes às Copas), Trevos (correspondentes aos Paus), Pontas de Lança (Espadas) e Losangos (simbolizavam Diamantes e correspondiam aos Ouros). A versão alemã tinha como naipes Corações, Bolotas, Folhas e Sinos. O modelo francês, sendo mais simples, ganhou maior popularidade, sendo aquele que mais se aproxima do baralho que hoje conhecemos, o qual resulta da influência direta francesa, espanhola e árabe.

Neste período da História os baralhos de cartas eram sobretudo usados como jogo de entretenimento da Corte. No século XVI, em França, o uso das cartas como método de adivinhação ganhou maior expressão e daí difundiu-se para o resto da Europa. Ao baralho de cartas normal juntaram-se os 22 Arcanos Maiores do Tarot, fazendo assim o baralho completo, usado como método de adivinhação.

Os Arcanos Menores do Tarot são muito importantes numa leitura, pois dão-nos uma visão mais pormenorizada a respeito da questão que colocámos.

Uma forma simples de compreender o seu valor é aprender que:

1 - Os naipes representavam os estratos da sociedade medieval e a divisão de classes:

- Copas (taças) – o Clero, está ligado ao misticismo, ao amor Divino e ao amor humano – o casamento era celebrado nas Igrejas;

- Espadas – a nobreza e o exército, o conhecimento e a força.

- Ouros – a burguesia, os comerciantes, o dinheiro;

 

Paus – o povo, os camponeses, relacionado com a ação, a energia;

2 - O naipe a que cada carta se refere indica a área da vida que tem influência para a questão colocada.

Uma carta de Copas está ligada aos sentimentos, ao amor e à família, uma carta de Ouros relaciona-se com o dinheiro, uma carta de Paus representa o trabalho ou uma ação concreta que precisa de ser posta em prática, as Espadas prenunciam disputas, desafios, conflitos ou troca de ideias.

 

3 - Os números de cada carta estão associados, seja em que naipe for, a determinados princípios-base:

Ás – representa sempre o triunfo, podendo indicar também o início de um ciclo;

2 – indica um dualismo, pode indicar evolução;

3 – implica uma decisão, equilíbrio, conclusão;

4 – representa estabilidade;

5 – anuncia impedimentos;

6 – traz um pequeno avanço;

7 – relacionado com a inteligência;

8 – relaciona-se com o dia-a-dia;

9 – representa a experiência;

10 – indica o culminar, a vitória conquistada pelo esforço que foi feito antes.

 

4 - as cartas numéricas (do Ás ao 10) representam causas que dão origem aos acontecimentos;

5 - as figuras de corte – Valete, Cavaleiro, Dama e Rei – representam as pessoas através dos quais esses acontecimentos se manifestam, ou qualidades da própria pessoa que serão importantes nessa questão. Podem ainda anunciar a chegada de novas pessoas, com determinadas características:

Valete – um jovem, enérgico, dinâmico, empenhado. A chegada de algo novo;

Cavaleiro – uma proposta, alguém que vem ajudar ou, por outro lado, interferir;

Dama – uma figura feminina influente na questão;

Rei – um homem maduro, experiente e detentor de poder nesse assunto.

 

Ao aprender o significado específico de cada uma das 56 cartas que compõem os Arcanos Menores, tendo em conta o seu número ou a figura que representa, assim como o naipe a que pertence, terá em seu poder uma ferramenta muito completa que lhe permitirá fazer leituras detalhadas das situações e daquilo que pode esperar delas. Enquanto que uma leitura feita apenas com os Arcanos Maiores indica as questões importantes, a leitura completa feita com os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores aponta para o seu campo de influência, as pessoas envolvidas e os pormenores que as rodeiam.

 

Aprenda a ler os Arcanos Menores do Tarot num workshop no Centro Maria Helena.*

Conheça o significado dos Arcanos Maiores do Tarot

 

 

 

 

 

Envie-me um e-mail em branco e receba uma boa notícia!

* Todas as terapeutas do Centro Maria Helena são formadas pela Dra. Maria Helena.

 

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Novidades


Publicada a 20/2/2017

Eclipse solar anular a 26 de Fevereiro de 2017

No dia 26 de Fevereiro de 2017 haverá um Eclipse solar anular. Poderá receber mensagens importantes...

+ VER MAIS

Publicada a 30/1/2017

Já estamos no Ano do Galo de Fogo!

O novo ano chinês - o ano do Galo de Fogo - começou no dia 28 de Janeiro de 2017. Já viu as previsões para o seu signo Chinês?

+ VER MAIS

Publicada a 09/1/2017

Maria Helena está de volta à Vida nas Cartas!

Maria Helena já voltou a apresentar a Vida nas Cartas - o Dilema, às 2as e 3as feiras. Não perca!

+ VER MAIS

Publicada a 28/12/2016

Ponto de Equilíbrio especial Ano Novo

Saiba como vai ser 2017 para Cristiano Ronaldo, Mariza, Tony Carreira, Sara Sampaio, Diogo Morgado e muitos outros! Conheça ainda as suas previsões para 2017, veja Maria Helena fazer o seu ritual de Ano Novo e muitas mais surpresas! Clique aqui!

+ VER MAIS

Publicada a 18/12/2016

Maria Helena fala sobre o signo Capricórnio no Grande Tarde

Na próxima quinta-feira, dia 22 de Dezembro, pelas 16.30, Maria Helena estará no programa Grande Tarde para falar sobre o signo Capricórnio. Não perca!

+ VER MAIS

Publicada a 05/12/2016

Vem aí o Solsticio de Inverno!

No dia 21 de Dezembro de 2016 temos, às 10.44, o Solstício de Inverno, que marca a noite mais longa do ano.

+ VER MAIS

Publicada a 15/9/2016

Acontecimento raro: Lua Cheia com eclipse lunar...

Pela primeira vez em 9 anos, teremos um eclipse lunar em Peixes, que nos traz a oportunidade de mudar a nossa vida...

+ VER MAIS

Publicada a 14/7/2016

Maria Helena tem novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO na SIC INTERNACIONAL

Maria Helena apresenta na SIC Internacional o seu novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO

+ VER MAIS

Publicada a 23/11/2015

Livro Anjos e Milagres é o mais vendido em Portugal (não ficção)

Livro Anjos e Milagres está há mais de sete semanas no primeiro lugar do top de vendas nacional na categoria de não-ficção. Muito obrigada!

+ VER MAIS

Publicada a 16/9/2015

Maria Helena fala sobre a importância de viver no momento presente

Maria Helena é convidada especial do programa Não faz sentido, da SIC MULHER, onde explica porque é tão importante viver no momento presente e deixar para trás o passado.

+ VER MAIS
Formulário fale comigo