blog
(00351) 210 929 000

O gato da sorte japonês: Maneki Neko

Pense lá bem: quantas vezes viu, algures no balcão de uma loja chinesa, aquele gatinho de plástico, normalmente branco e sempre sorridente, que acena pacientemente com a patinha como se estivesse a chamar-nos? Saiba que o Maneki Neko, como é chamado, é considerado um dos amuletos mais auspiciosos pelos japoneses, atraindo a sorte e a fortuna.

O Maneki Neko, cujo nome significa "gato que acena" é um simpático amuleto japonês que, acredita-se, tem o poder de atrair a sorte e o dinheiro. Por essa razão é geralmente colocado no balcão das lojas, algures perto da caixa registadora. Se "acena" com a pata direita, está a chamar a sorte e o dinheiro, se tem a pata esquerda levantada está a chamar os clientes.

Para compreender o seu simbolismo é muito importante ter em conta que, para os Orientais, o movimento é sinónimo de abundância, porque representa o fluir da energia. As fontes e a água são símbolos orientais de prosperidade, porque estão em constante movimento. Segundo o Feng Shui, devemos usar regularmente todos os bicos do fogão e todas as torneiras: a estagnação bloqueia o fluxo de riqueza e cria obstáculos na vida. Assim, o Maneki Neko, que funciona geralmente através da energia solar ou a pilhas, está sempre a mover a pata, numa cadência regular e serena, "ativando" as ondas energéticas que trazem a boa sorte para os negócios.  

O Maneki Neko foi inspirado no gato Bobtail japonês, que se considera ser a única raça de gatos originários do Japão. Tem a cauda mais curta do que o habitual.

Embora a figura mais comum seja de cor branca, existem Maneki Nekos em várias cores, as quais têm um significado especial:

Branco - atrai a sorte

Amarelo - traz boas amizades e melhora os relacionamentos

Dourado - atrai a riqueza e a prosperidade

Prateado - representa a saúde e a longevidade

Rosa - atrai o amor e o sucesso nos negócios

Verde - simboliza o êxito profissional e nos estudos

Vermelho ou preto - protegem contra as doenças e afasta os maus espíritos

Azul - ajuda a realizar os sonhos

 

A história do gato que acena

Reza a lenda que havia em Tóquio, algures no início do Período Edo (1603-1867) japonês, um sacerdote de poucas posses que tinha um gato no seu templo, e que lhe tinha um tal afeto que partilhava sempre a sua refeição com ele. Num dia de forte tempestade, um samurai correu a abrigar-se debaixo de uma árvore perto desse templo, quando subitamente viu o gato do sacerdote, que parecia estar a chamá-lo, com a patinha levantada no ar. O samurai, num gesto impulsivo, correspondeu ao chamamento do gato e correu para o templo, momentos antes de um raio atingir e destruir por completo a árvore onde o samurai antes se encontrava. Por ter compreendido que aquele gato lhe salvou a vida, o samurai tornou o templo, chamado Gotokuji, um local de culto, tornando-o próspero. Quando o gato do sacerdote morreu, anos depois, foi feita uma estátua em sua homenagem, e a partir daí os gatos passaram a ser considerados símbolo da sorte. 

 

Existem outras versões que apontam para o aparecimento do Maneki Neko no Japão. Uma delas conta que uma gueixa muito conhecida, Usugomo de ser nome, adorava o seu gatinho. Uma noite, o bichano não parava de lhe puxar o kimono, chamando a sua atenção, embora ela estivesse acompanhada. Um cliente da gueixa, enraivecido, usou o seu sabre e cortou a cabeça do gato. Esta, projetada pelo golpe do sabre, foi cair sobre uma serpente que estava prestes a atacar a gueixa, e que nenhum deles havia visto. Por ter ficado inconsolável com a perda do seu amiguinho, a gueixa recebeu mais tarde, como presente, uma estátua em forma de gato - o primeiro de todos os Maneki Neko.

Outra lenda, ainda, conta que uma velha senhora muito pobre amava o seu gato, mas viu-se obrigada a vendê-lopara sobreviver. Desanimada com a perda, a senhora viu o seu gato em sonhos, contando-se que ele a aconselhou a fazer uma estátua de barro, à sua exata semelhança, e que a vendesse. A velha senhora assim fez, e a venda da estátua rendeu-lhe tão bom dinheiro que ela prontamente fez outras réplicas. Passando a vendê-las, acabou por tornar-se próspera.

 

Sabia que...

- O Maneki Neko é tão importante que até tem um dia comemorativo? A 29 de Setembro, em Seto, na província de Aichi, crianças e adultos desfilam pelas ruas com o rosto pintado de Maneki Neko. 

- Na cidade de Seto existe o museu do Maneki Neko, onde existem mais de mil réplicas desta imagem?

- Há quem diga que a famosa boneca Hello Kitty foi inspirada no Maneki Neko?

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Envie-me um e-mail com o seu número de telefone e receba GRÁTIS a resposta a um dilema!

 
 
 
 

PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Novidades


Publicada a 22/8/2017

Horóscopo do Dia

Quem está mais favorecido hoje? Veja aqui o top dos signos (do menos favorecido para o mais favorecido).

+ VER MAIS

Publicada a 17/7/2017

Maria Helena no programa Juntos à Tarde dia 18 de Julho

Na terça-feira, dia 18 de Julho, Maria Helena vai estar no programa Juntos à Tarde da SIC, onde nos vai falar mais sobre a sua vida e o seu percurso.

+ VER MAIS

Publicada a 25/5/2017

Maria Helena na Feira do Livro de Lisboa - 13 de Junho

Maria Helena numa sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa, dia 13 de Junho às 16.30!

+ VER MAIS

Publicada a 15/5/2017

Vem aí o Dia da Espiga! - 25 de Maio

Este ano, o Dia da Espiga é assinalado no dia 25 de Maio, Quinta-feira de Ascensão!

+ VER MAIS

Publicada a 05/5/2017

Centenário das Aparições de Fátima

É já no dia 13 de Maio que se comemora o Centenário das Aparições em Fátima, com a visita especial do Papa Francisco ao nosso País.

+ VER MAIS

Publicada a 10/4/2017

Estamos a um mês da vinda do Papa Francisco a Portugal!

Já falta muito pouco tempo para a chegada do Papa Francisco a Fátima, por ocasião do centenário das Aparições de Fátima.

+ VER MAIS

Publicada a 04/4/2017

Estamos quase na Semana Santa...

O próximo Domingo, dia 9 de Abril, é chamado "Domingo de Ramos" e dá início à Semana Santa, que antecede a Páscoa

+ VER MAIS

Publicada a 30/1/2017

Já estamos no Ano do Galo de Fogo!

O novo ano chinês - o ano do Galo de Fogo - começou no dia 28 de Janeiro de 2017. Já viu as previsões para o seu signo Chinês?

+ VER MAIS

Publicada a 14/7/2016

Maria Helena tem novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO na SIC INTERNACIONAL

Maria Helena apresenta na SIC Internacional o seu novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO

+ VER MAIS

Publicada a 23/11/2015

Livro Anjos e Milagres é o mais vendido em Portugal (não ficção)

Livro Anjos e Milagres está há mais de sete semanas no primeiro lugar do top de vendas nacional na categoria de não-ficção. Muito obrigada!

+ VER MAIS

Publicada a 16/9/2015

Maria Helena fala sobre a importância de viver no momento presente

Maria Helena é convidada especial do programa Não faz sentido, da SIC MULHER, onde explica porque é tão importante viver no momento presente e deixar para trás o passado.

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!