blog
(00351) 210 929 000

5 coisas para fazer na Primavera

É oficial: chegou a Primavera! O que há de melhor do que a promessa do renascimento? Esta é a estação em que o tempo aquece e os dias se alongam, trazendo esperança e calor ao nosso coração. Para trás ficam as vicissitudes do Inverno, agora é tempo de celebrar. Assim como a Natureza floresce e se renova, deixe também que a sua energia pessoal resplandeça à luz do dia!

Os povos mais antigos, no início dos tempos da Humanidade veneravam com especial adoração o Equinócio da Primavera. Se imaginarmos uma vida sem luz elétrica, sem automóveis, aquecimento artificial, telemóveis, e até sem as roupas especificamente elaboradas para cada estação que hoje utilizamos, torna-se muito fácil compreender por que razão o Equinócio da Primavera era recebido com tamanha alegria. Voltar a ter dias mais longos e tempo mais quente é, ainda hoje, uma inspiração que nos anima os dias.

O Equinócio da Primavera no Hemisfério Norte coincide sempre com o Equinócio de Outono no Hemisfério Sul. Enquanto uma parte do globo celebra o renascimento e planta sementes para o futuro, a outra reflete sobre o que passou e colhe aquilo que plantou: assim são os ritmos da vida. 

Chamam-se "equinócios" porque são dias de equilíbrio, nos quais o dia e a noite têm precisamente a mesma duração. A partir do Equinócio da Primavera os dias são cada vez maiores do que as noites, crescendo sempre até ao Solstício de Verão. 

 

Na Magia e no Esoterismo os Equinócios são datas especialmente poderosas, pois a Natureza, que nos envolve, encontra-se nos seus picos máximos de viragem energética.

Assim, o Equinócio da Primavera é, por excelência, o período dos novos começos. O triunfo da luz, da vida. Neste período devemos plantar novas sementes, em sentido literal e figurado, daquilo que gostávamos de ver crescer no nosso jardim (exterior e interior, material e metafórico).

Este período está associado a novidades, aventuras, fé, esperança. Pode trazer viagens (o tempo melhora bastante), uma gravidez, um relacionamento. É tempo de acreditar nos sonhos, de lançar projetos, de projetos ideias mas, mais do que perder muito tempo a fazer planos, é tempo de nos deixarmos ir, de aproveitarmos as oportunidades à medida que elas surgem, de seguir os ritmos que a vida nos traz. 

As civilizações pagãs celebravam esta época como a festa da fertilidade, na qual o deus e a deusa se uniam para trazer aos homens a promessa de boas sementeiras, o nascimento do gado, a abundância de comida para todos. (A tradição dos ovos da Páscoa surge precisamente associada a esta ideia de fertilidade).

O Catolicismo usou esta ideia de renovação e fez coincidir a sua Páscoa com a celebração da Primavera. É por esse motivo que a Páscoa - a festa cristã da Ressurreição - coincide sempre com o primeiro Domingo após a primeira Lua Cheia depois do Equinócio da Primavera.

Há muito potencial à nossa espera se nos permitirmos ter esperança e fé no futuro. Não desanime, a Primavera está aí!

Aproveite em pleno a energia do Equinócio da Primavera, e siga estes 5 desafios simples que vão trazer mais cor à sua vida:

1 - Faça um piquenique e convide pessoas de quem gosta muito, alegres, com espírito positivo, que trazem boas energias ao seu coração! Procure passar mais tempo ao ar livre.

2 - Corra com um papagaio de papel. Se tem filhos, leve-os consigo. Se não tem, faça-o com o seu par, com amigos, ou até sozinho. Só precisa de um papagaio de papel, daqueles que as crianças usa(va)m, ir até ao campo, à praia, ou a um parque com espaços abertos e... correr! Vai fazê-lo revigorar o corpo e a mente!

3 - Faça um jantar romântico. Se está só, convide alguém especial para jantar. Se tem par, faça um jantar a dois, sem filhos, sem telemóveis, sem interrupções. Coloque um arranjo de flores frescas no centro da mesa (veja lá se o seu par não sofre de alergias...), escolha motivos florais para a decoração, sirva ovos cozidos (símbolo da fertilidade) e frutos da época, uma comida ligeira mas que seja apetecível só de ver, com muitos legumes e com um prato bastante colorido.

4 - Ofereça um cristal a um amigo. Os cristais têm uma energia positiva muito poderosa. Escolha um cristal da sua preferência - o cristal Citrino é especialmente indicado para esta época do ano - e ofereça-o como presente a um amigo, para que ele o use como amuleto nesta Primavera!

5 - Faça um passeio com as amigas. Convide as suas amigas para uma noite "diferente". Em vez de saírem, reúnam-se numa casa, ou num local sossegado, de preferência perto do mar, do campo, ou num sítio mais recatado, e partilhem histórias, oiçam música, falem sobre vós...

 

Ritual simples para dar as boas vindas à Primavera (clique aqui).

Veja também:

Envie-me um e-mail com o seu número de telefone e receba gratuitamente a resposta a um dilema!

 

 

 

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Novidades


Publicada a 15/5/2017

Vem aí o Dia da Espiga! - 25 de Maio

Este ano, o Dia da Espiga é assinalado no dia 25 de Maio, Quinta-feira de Ascensão!

+ VER MAIS

Publicada a 05/5/2017

Centenário das Aparições de Fátima

É já no dia 13 de Maio que se comemora o Centenário das Aparições em Fátima, com a visita especial do Papa Francisco ao nosso País.

+ VER MAIS

Publicada a 10/4/2017

Estamos a um mês da vinda do Papa Francisco a Portugal!

Já falta muito pouco tempo para a chegada do Papa Francisco a Fátima, por ocasião do centenário das Aparições de Fátima.

+ VER MAIS

Publicada a 04/4/2017

Estamos quase na Semana Santa...

O próximo Domingo, dia 9 de Abril, é chamado "Domingo de Ramos" e dá início à Semana Santa, que antecede a Páscoa

+ VER MAIS

Publicada a 20/3/2017

Começou o novo ano astrológico!

No dia 20 de Março o Sol entra em Carneiro, no momento do Equinócio da Primavera, dando início a um novo ano astrológico!

+ VER MAIS

Publicada a 30/1/2017

Já estamos no Ano do Galo de Fogo!

O novo ano chinês - o ano do Galo de Fogo - começou no dia 28 de Janeiro de 2017. Já viu as previsões para o seu signo Chinês?

+ VER MAIS

Publicada a 14/7/2016

Maria Helena tem novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO na SIC INTERNACIONAL

Maria Helena apresenta na SIC Internacional o seu novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO

+ VER MAIS

Publicada a 23/11/2015

Livro Anjos e Milagres é o mais vendido em Portugal (não ficção)

Livro Anjos e Milagres está há mais de sete semanas no primeiro lugar do top de vendas nacional na categoria de não-ficção. Muito obrigada!

+ VER MAIS

Publicada a 16/9/2015

Maria Helena fala sobre a importância de viver no momento presente

Maria Helena é convidada especial do programa Não faz sentido, da SIC MULHER, onde explica porque é tão importante viver no momento presente e deixar para trás o passado.

+ VER MAIS
Formulário fale comigo