blog
(00351) 210 929 000

10 Atitudes para ter um ano de sucesso 

No início de cada novo ano, temos tendência a tomar decisões importantes e assumir novos compromissos connosco mesmo, aproveitando a energia do novo começo para ganhar mais força que nos ajude a levar a cabo as nossas resoluções de Ano Novo. Adopte estas 10 atitudes e veja como será muito mais fácil ser bem-sucedido em 2017!

1. Identifique o que é realmente importante.

Este é o primeiro passo e é também o mais importante. Quais são as pessoas, as atividades, as tarefas ou as coisas que considera serem a sua prioridade? É nelas que deve focar a maior parte da sua energia. Mentalize-se que não pode fazer tudo nem ajudar toda a gente. Escolha aquilo que é realmente mais importante para si: é nisso que se deve concentrar. Para complementar esta tarefa, faça uma lista das coisas ou situações que mais o enervam e veja o que pode eliminar de imediato. No caso daquelas situações para as quais não encontra uma solução imediata e definitiva, procure formas de as tornar menos desgastantes, atenuando-as.

2. Defina prioridades e elimine obrigações desnecessárias.

A maioria das pessoas está envolvida em várias tarefas ou atividades que representam obrigações que tem de cumprir. Para além das responsabilidades profissionais, familiares e domésticas, há pessoas que se envolvem em tarefas ligadas a instituições ou associações, praticam várias atividades desportivas, envolvem-se com associações culturais, o que exige delas disponibilidade e tempo num dia que apenas tem 24 horas. Analise cada uma das atividades em que está envolvida e avalie se o stress que produzem compensa o prazer que retira de cada uma. Elimine da sua vida aquelas que geram mais stress do que bem-estar.

3. Não adie tarefas nem decisões.

Deixar para amanhã aquilo que pode fazer hoje é algo que todos fazemos, num dia ou noutro. No entanto, deixar que as tarefas se acumulem, também gera stress. Esforce-se por “executar a tarefa no momento” pois esta é a melhor forma de manter as suas atividades sob controlo. Com isto, evita a acumulação de trabalho e pode sentir-se muito mais relaxado e descontraído, desempenhando o que lhe é pedido com fluidez e tranquilidade.

4. Seja organizado.

A desorganização no local de trabalho ou em casa é altamente stressante. Para além de ser visualmente inestético, impede-nos de encontrar as coisas de que necessitamos para executar as nossas tarefas de forma competente e profissional. Organize-se! Comece pelo seu posto de trabalho e pela desorganizada pilha de papéis que há muito vai acumulando. De seguida, dedique algum tempo às divisões de sua casa. Doe roupas que já não usa, livre-se dos objetos que não servem para nada, evite encher a casa de móveis. Lembre-se que a sua casa é um espaço sagrado de descanso, prazer e meditação. É muito importante que se sinta relaxada em sua casa. Trabalhar e viver em ambientes simples, organizados, limpos e tranquilos, ao invés de cenários caóticos, é uma fórmula eficaz de manter uma existência livre de stress.

5. Evite os atrasos.

Está provado que estar atrasado gera muito stress. De manhã, levante-se com tempo suficiente para se arranjar sem andar a correr. Faça o pequeno-almoço com calma e se possível em família. Saia de casa com tempo para fazer a viagem até ao trabalho, em segurança e sem se enervar. Conte sempre com a possibilidade de haver trânsito. Aprenda a chegar cedo ao trabalho de forma a organizar as suas tarefas do dia, faça da pontualidade um lema de vida. Lembre-se que se chegar mais cedo, também poderá sair mais cedo. Se é daquelas pessoas que anda sempre atrasada, comece por disponibilizar mais tempo para arranjar-se, sair de casa e chegar ao emprego. Assim que tiver a noção do tempo que gasta com as suas tarefas, será mais fácil organizar-se de forma a ser sempre pontual.Com esta atitude, ganhará qualidade de vida.

6. Não seja demasiado controlador.

Querer controlar tudo e todos é impossível, embora a maioria das pessoas o procure fazer. Além de não gerar resultados, aumenta os níveis de ansiedade. Deixe as coisas fluírem naturalmente, respeite a forma como as outras pessoas desempenham a sua atividade e aprenda a aceitar que nem sempre as situações têm o desfecho esperado ou desejado por nós. Mentalize-se que a única coisa que realmente pode controlar são as suas atitudes e pensamentos. Deixar de tentar controlar as pessoas e as situações que a rodeiam é um passo importante para uma vida sem stress.

7. Evite confrontos com pessoas difíceis.

Há pessoas com as quais, devido à sua personalidade, a convivência se torna complicada. Sejam diretores, colegas de trabalho, clientes, vizinhos, até alguns amigos e familiares, se parece terem o dom de tornar a vida de quem com eles convive mais complicada, aprenda a não dar tanta importância ao que lhe dizem e evite alimentar situações de tensão e confronto com elas, pois só irá desgastar-se mais a si. Embora sinta necessidade de confrontá-los para discutirem as vossas diferenças, sabe muito bem que isso seria ainda mais stressante e contraproducente, por isso o mais fácil é simplesmente evitar discutir com pessoas que pensam que têm sempre razão.

8. Aproveite realmente o tempo livre.

Crie mais tempo livre na sua vida e evite agendar e programar cada minuto do seu dia. Há pessoas para quem ter tempo livre significa aproveitar para ir ao supermercado, ao mecânico... O que faz com que a pessoa se sinta apenas mais sobrecarregada. Organize as suas atividades de forma a ter mais momentos sem nada para fazer. Não faça mais do que é humanamente possível. Desfrute da companhia das pessoas à sua volta, entregue-se ao prazer de estar em contacto com a natureza e com a vida ao ar livre. Passe mais tempo com a família e os amigos, e ganhará anos de vida.

9. Pratique uma vida saudável.

Este é uma das atitudes mais importantes, mas também a mais frequentemente negligenciada. Faça uma alimentação saudável, não salte refeições e seja exigente na seleção dos alimentos que consome. Reserve algumas horas do dia para praticar exercício físico, uma atividade desportiva do seu gosto ou dar caminhadas ao ar livre. Está amplamente comprovado que as pessoas que estão em forma têm mais energia e uma maior capacidade de lidar com o stress. O contrário também está comprovado, o facto de levar uma vida demasiado sedentária, acumular muitas tarefas e dar pouca importância à alimentação, são enormes fontes de stress, que pode facilmente eliminar. Mude de postura!

10. Goste de si e goste da vida que tem.

Reclame menos, queixe-se menos, vitimize-se menos. Por pior que a sua vida lhe pareça, se amanhã perdesse muito do que hoje tem e que toma como garantido, iria perceber que tem muito mais do que aquilo a que habitualmente dá valor. Seja grato pelo que tem. Reconheça os seus dons, agradeça o que tem e as pessoas que tem ao seu lado, e tome consciência que lhe cabe a si, e a mais ninguém, fazer da sua vida aquilo que deseja que ela seja.

Veja também:

 

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Novidades


Publicada a 15/5/2017

Vem aí o Dia da Espiga! - 25 de Maio

Este ano, o Dia da Espiga é assinalado no dia 25 de Maio, Quinta-feira de Ascensão!

+ VER MAIS

Publicada a 05/5/2017

Centenário das Aparições de Fátima

É já no dia 13 de Maio que se comemora o Centenário das Aparições em Fátima, com a visita especial do Papa Francisco ao nosso País.

+ VER MAIS

Publicada a 10/4/2017

Estamos a um mês da vinda do Papa Francisco a Portugal!

Já falta muito pouco tempo para a chegada do Papa Francisco a Fátima, por ocasião do centenário das Aparições de Fátima.

+ VER MAIS

Publicada a 04/4/2017

Estamos quase na Semana Santa...

O próximo Domingo, dia 9 de Abril, é chamado "Domingo de Ramos" e dá início à Semana Santa, que antecede a Páscoa

+ VER MAIS

Publicada a 20/3/2017

Começou o novo ano astrológico!

No dia 20 de Março o Sol entra em Carneiro, no momento do Equinócio da Primavera, dando início a um novo ano astrológico!

+ VER MAIS

Publicada a 30/1/2017

Já estamos no Ano do Galo de Fogo!

O novo ano chinês - o ano do Galo de Fogo - começou no dia 28 de Janeiro de 2017. Já viu as previsões para o seu signo Chinês?

+ VER MAIS

Publicada a 14/7/2016

Maria Helena tem novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO na SIC INTERNACIONAL

Maria Helena apresenta na SIC Internacional o seu novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO

+ VER MAIS

Publicada a 23/11/2015

Livro Anjos e Milagres é o mais vendido em Portugal (não ficção)

Livro Anjos e Milagres está há mais de sete semanas no primeiro lugar do top de vendas nacional na categoria de não-ficção. Muito obrigada!

+ VER MAIS

Publicada a 16/9/2015

Maria Helena fala sobre a importância de viver no momento presente

Maria Helena é convidada especial do programa Não faz sentido, da SIC MULHER, onde explica porque é tão importante viver no momento presente e deixar para trás o passado.

+ VER MAIS
Formulário fale comigo